Pimentão assado no micro-ondas: como preparar?

Se você gosta do pimentão assado, mas acha que demora muito para preparar, não perca a seguinte receita. Graças ao micro-ondas, os tempos de processamento serão reduzidos.
Pimentão assado no micro-ondas: como preparar?

Última atualização: 29 dezembro, 2021

O pimentão assado é um ótimo acompanhamento para uma série de pratos diferentes. Eles vão bem com carne e peixe, por exemplo.

Além disso, são fáceis de fazer e fornecem muitos nutrientes de qualidade. Vamos ensinar a cozinhá-los no micro-ondas para obter um excelente resultado em pouco tempo.

Lembre-se de que a inclusão de vegetais na dieta é recomendada por todos os especialistas em nutrição. É importante que esses alimentos apareçam na ingesta diária; especialmente os pimentões vermelhos. Eles possuem um grande número de compostos com capacidade antioxidante que neutralizam a formação de radicais livres.

Ingredientes para o pimentão assado

Se quiser preparar pimentões assados no micro-ondas, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 pimentão vermelho.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 pimentão amarelo.
  • Salsa fresca picada e sal.
  • Azeite de oliva virgem extra.
  • 50 mililitros de vinagre branco.

Você pode escolher as variedades de pimentões que mais gosta. É um prato que pode ser conservado muito tempo no vácuo, por isso o melhor é prepará-lo em grandes quantidades.

Pimentas vermelhas para assar no microondas.
Você pode escolher diferentes variedades de pimentões para assar.

Passo a passo

A primeira coisa que você terá que fazer é lavar bem os pimentões, drenando-os e esperando que sequem completamente. Eles serão colocados em um recipiente adequado para micro-ondas e cobertos com plástico ou papel transparente. Em seguida, são introduzidos no micro-ondas por 10 minutos na potência máxima.

Depois de algum tempo, os pimentões são removidos e descobertos, virados e cozidos novamente por mais 10 minutos. Será necessário virá-los uma última vez e aplicar mais um processo de cozimento; neste caso, apenas 5 minutos. Depois de prontos, não devem ser retirados imediatamente do micro-ondas, o ideal é deixá-los esfriar um pouco dentro do aparelho para que suem e liberem água.

Quando os pimentões são removidos, eles precisam ser descascados e todas as sementes removidas. A parte carnuda será cortada em tiras. Só será necessário temperar com alho picado, vinagre, azeite e sal. Também é possível cortar muito finamente a salsa fresca e adicionar por cima.

Se quiser fazer uma conserva, você pode colocá-los em potes de vidro e aquecê-los em banho-maria. O melhor neste caso é preparar um xarope para otimizar a durabilidade. Depois de selados e retirados da panela, os potes devem ser mantidos em local fresco e seco, ao abrigo da luz solar.

Benefícios do pimentão

Não queremos dizer adeus sem falar sobre os benefícios de consumir pimentões. Esses alimentos são capazes de fornecer nutrientes benéficos para a saúde, mas é necessário consumir eles no contexto de uma alimentação variada e equilibrada.

Você também pode estar interessado: Como plantar pimentão em casa?

Reduzem o risco de ficar doente

Pimentões são uma fonte de vitamina C. Esse nutriente tem caráter solúvel em água e sua ingestão diária é necessária, pois é eliminado em grandes quantidades pela urina. Está relacionado com a manutenção de uma boa função imunológica.

De acordo com um estudo publicado na Nutrients, manter os níveis de vitamina C em uma faixa adequada reduz o risco de doenças infecciosas. Da mesma forma, também reduz a gravidade dos sintomas quando administrado em um processo causado por micro-organismos.

Por outro lado, vale destacar o efeito antioxidante desse nutriente. Levando em consideração que o mecanismo de oxidação é um dos processos subjacentes ao desenvolvimento de muitas patologias complexas, pode-se afirmar que a ingestão regular da vitamina será protetora para a saúde.

Diminui os sinais de envelhecimento

A vitamina C também desempenha um papel decisivo na estimulação da síntese de colágeno. Estamos falando da proteína mais abundante do corpo humano, que faz parte de quase todos os tecidos. Após os 30 anos, sua produção endógena é significativamente reduzida.

Garantir a síntese ideal de colágeno é fundamental para os atletas. Os atletas estão sujeitos a alto desgaste muscular e articular. A ingestão regular de vitamina C em doses adequadas pode diminuir o risco de lesões.

Eles previnem patologias complexas

Não podemos falar de pimentas sem fazer uma menção especial aos fitonutrientes que eles concentram. Esses compostos possuem alto poder antioxidante. Neutralizam a formação de radicais livres, modulam os mecanismos inflamatórios e reduzem a incidência de ineficiências na replicação celular.

De acordo com pesquisas publicadas no European Journal of Medicinal Chemistry , a ingestão regular de antioxidantes ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Por esse motivo, é necessário garantir que eles estejam na dieta diariamente.

Eles melhoram o trânsito intestinal

Outra característica dos vegetais é que eles contêm quantidades significativas de fibras. Essa substância é fundamental para a prevenção da constipação, conforme afirma um artigo publicado na revista Gastroenterology.

Mulher com prisão de ventre.
É possível melhorar o trânsito intestinal com uma dieta rica em fibras. Para isso, os vegetais são a opção certa.

Eles previnem problemas de saúde visual

A vitamina C não é a única encontrada nos pimentões. Também se destaca o tipo A. Tem várias funções: ela participa da síntese do colágeno e ajuda a prevenir a degeneração macular.

Os pimentões, em particular, contêm uma substância chamada beta-caroteno. Eles são compostos antioxidantes que podem ser transformados em vitamina A no corpo.

Os pimentões ajudam a perder peso

Menção especial deve ser feita aos pimentões picantes. Estes contêm uma substância chamada capsaicina que aumenta ligeiramente a temperatura corporal, o que estimula o metabolismo e aumenta o número de calorias gastas durante o dia. É assim que você pode promover a perda de peso com eles.

Além disso, a capsaicina tem poder anti-inflamatório e analgésico, por isso pode ser eficaz no tratamento de desconfortos musculares ou articulares. Na verdade, geralmente faz parte de muitos cremes para fins esportivos, para reduzir a dor após um trauma.

Inclua pimentões assados em sua dieta regular

Preparar pimentos assados no micro-ondas é fácil. Não há desculpa para não fazer este prato que pode ser usado como guarnição tanto para carnes vermelhas quanto para peixes. Eles até ficam bem em uma salada com outros tipos de vegetais.

This might interest you...
Controle a ansiedade com um suco de alho, cebola, pimentão e salsa
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Controle a ansiedade com um suco de alho, cebola, pimentão e salsa

Este suco para controlar a ansiedade pode ajudar a evitar que ela afete a sua qualidade de vida. Não deixe de experimentar!