Como plantar pimentão em casa?

O pimentão é uma planta sensível ao frio. Descubra o que você deve fazer para ter sucesso no plantio e colher os frutos em casa.
Como plantar pimentão em casa?

Última atualização: 25 Julho, 2021

Plantar pimentão em casa é uma forma de estar em harmonia com a natureza, por isso é recomendável não usar produtos químicos no cultivo. Você obterá bons resultados se respeitar alguns princípios básicos.

A primeira coisa a considerar é que o mais importante no desenvolvimento desta planta é reduzir o risco de que ela sofra com pragas. Além disso, não se esqueça de que o pimentão precisa de quantidades significativas de nutrientes e calor.

Materiais para plantar pimentão em casa

Como há uma grande variedade de sementes de pimentão que diferem em tamanho, cor e sabor, você pode comprar o seu tipo preferido para temperar e acompanhar seus pratos.

Você precisa dos seguintes materiais para cultivar pimentão em casa:

  • Sementes de pimentão à sua escolha.
  • Substrato para mudas.
  • Sementeiras.
  • Estufa germinadora (opcional).
  • Enxada.
  • Regador com cerca de 15 litros de capacidade e 60 centímetros de circunferência (opcional).

Passo a passo para plantar pimentão em casa

O pimentão é uma planta sensível ao frio, por isso ele deve ser semeado ao ar livre até o início primavera. Com isso, você reduz o risco de que os ventos gelados estraguem seu plantio.

Pimentão vermelho

1. Use uma estufa germinadora

Em locais onde a temperatura esteja abaixo de 26 graus Celsius, o uso de uma estufa germinadora é recomendado. Ela deve ser colocada dentro de casa, próximo a uma janela que receba sol.

Com isso, você estará protegendo as sementes de pimentão do frio durante o inverno. Se você mora em uma área quente, use uma sementeira convencional.

2. Comece a semear

Despeje o substrato ou solo fertilizado na sementeira e introduza 3 ou 4 sementes a uma profundidade de 2-3 milímetros por canteiro. Regue com água limpa até a planta germinar, e depois escolha apenas a planta maior e mais robusta.

Evite colocar as sementes muito próximas umas das outras para evitar o desenvolvimento de plantas fracas que não prosperarão.

3. O sol é o seu melhor aliado

De 8 a 20 dias após a semeadura, você verá que as mudas de pimentão começarão a germinar. Neste ponto, os raios solares e a ventilação são fundamentais para a obtenção de frutos de boa qualidade. A planta de pimentão precisa de iluminação diária.

4. Transplante

Quando as duas primeiras folhas aparecerem e o caule ficar mais forte, é hora de considerar o transplante para um vaso de tamanho adequado ou para o quintal, se você tiver um. Antes desta etapa, certifique-se de enriquecer o solo com compostos ou adubos.

Caso você escolha uma horta como novo lar para a sua planta, certifique-se de que o solo esteja a uma temperatura de 18 graus Celsius. Do contrário, a muda de pimentão pode morrer.

5. Deixe um espaço entre as mudas

Quando suas plantas de pimentão atingirem 15 centímetros ou mais de altura, com 5 ou 6 folhas no caule, você deve se certificar de que elas tenham uma separação de 40 a 50 centímetros entre si. Dessa forma, elas terão espaço suficiente para se desenvolver. Caso sejam plantadas em vasos, é recomendado usar um deles para cada planta.

6. Água em quantidade moderada

O excesso de água é prejudicial para muitas plantas, e o pimentão não é exceção. Isso porque o excesso desse líquido vital pode apodrecer a raiz, causando asfixia nas áreas compactadas.

Portanto, embora seja verdade que você deve garantir que a sua planta permaneça úmida, também é importante verificar que ela tenha uma boa drenagem para evitar que fique encharcada.

7. Espere um tempo e comece a colheita

Depois de seguir esses passos, tudo o que você precisa fazer é esperar que os frutos brotem e tenham tamanho e maturidade suficientes para serem colhidos manualmente.

Condições físico-químicas e dicas para plantar pimentão em casa

Se você quer plantar seu próprio pimentão, lembre-se de que esta planta vai exigir nutrientes, sol e água. Continue lendo para descobrir mais detalhes sobre o cultivo doméstico dessa variedade.

Ele precisa de um lugar que receba muita luz solar

Um período de pelo menos 6 horas por dia de luz solar é o ideal. A temperatura adequada para uma boa germinação, floração e posterior cultivo varia entre 20 e 26 graus Celsius.

Caso a temperatura varie muito à noite, deve-se usar uma manta térmica que ajudará a conservar o calor nas horas frias, além de proteger a planta da chuva e de possíveis predadores. Quando chegar o verão, você pode levá-la para fora, em um vaso ou no seu jardim ou horta.

Você deve suprir a demanda de nutrientes

As solanáceas são plantas que requerem nutrientes para dar bons frutos. O potássio é um elemento que não pode faltar em seu fertilizante, por isso incorporar folhas de Confrei pode ajudar bastante.

Além disso, deve-se ter em mente que a absorção deste mineral será fundamental para determinar a pigmentação e a qualidade dos frutos. Portanto, a demanda dele aumentará gradativamente até a floração.

Da mesma forma, o nitrogênio é um componente muito relevante nas primeiras etapas do cultivo, mas, ao contrário do potássio, sua demanda diminui após a colheita dos primeiros frutos. Lembre-se de que plantar pimentão em um solo onde antes se cultivavam ervilhas é uma boa ideia para cobrir a necessidade de nitrogênio.

Fósforo, enxofre e magnésio devem fazer parte do fertilizante, por isso os fertilizantes na forma de sólidos e líquidos solúveis são recomendados.

Fertilizantes caseiros

Leve o pH do solo em consideração

Apesar desta cultura normalmente suportar condições de acidez de até 5,5 em solos arenosos e também um pH próximo de 8, é recomendável medir a acidez do solo tendo em conta que os valores ótimos devem estar entre 6,5 e 7.

A água com gás é uma boa opção

Certifique-se de que o substrato esteja bem drenado, arejado e friável. Lembre-se de que o solo deve estar úmido ao toque.

Outra maneira de saber se o seu pimentão precisa de água é olhando para as folhas; se elas parecem fracas e o solo estiver seco, provavelmente sua planta precisa de água.

A água com gás substitui o uso de ácido nítrico. Além disso, ela proporciona ao solo a acidificação necessária e, em resumo, facilita a solubilidade e a correta absorção dos nutrientes.

Em um verão com sol intenso, recomenda-se regar a planta generosamente todos os dias. Caso não seja possível, a cada 2 ou 3 dias. A água com gás também pode ser intercalada com água natural.

Plantar pimentão em casa sem produtos químicos

Ao plantar seu próprio pimentão, você pode obter frutos sem produtos químicos. Se decidir plantá-los em um vaso, coloque pedras em sua base e depois coloque areia para controlar a umidade. Antes de transplantar ou levar o vaso para o jardim, recomenda-se aclimatá-lo, expondo-o gradativamente ao clima externo.

Da mesma forma, o uso de palitos de dente ou talas de madeira é uma boa ideia para manter a planta em pé. Isso também favorece a ventilação e a absorção de luz. Outra prática que pode ajudar sua planta é a poda, que fortalece a espessura do caule, aperfeiçoa a circulação de ar e melhora a qualidade dos frutos. Existem muitas formas de poda que podem ser aplicadas, mas de maneira resumida, basta retirar as partes da planta que estão sem vida.

O pimentão pode ser vizinho do alho e do repolho, já que se eles dão muito bem. No entanto, de forma alguma pode ser plantado junto a um pepino ou dividir espaço com erva-doce ou couve-rábano.

Pode interessar a você...
Aspectos a levar em conta para transplantar uma planta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Aspectos a levar em conta para transplantar uma planta

Embora não seja difícil transplantar uma planta, é necessário fazê-lo com o procedimento correto para que seja possível conservar todo o seu brilho...



  • Monge-Pérez, José Eladio. “Efecto de la poda y la densidad de siembra sobre el rendimiento y calidad del pimiento cuadrado (Capsicum annuum L.) cultivado bajo invernadero en Costa Rica.”