Pickleball: como praticar o esporte mais popular dos últimos anos
Pickleball é um esporte relativamente novo, ele se desenvolveu a partir de outras disciplinas de raquete. Teve origem nos Estados Unidos, mas já chegou a outros países.
Inicialmente, seu nome é incomum, embora sugira o uso de uma bola. Combina tênis, badminton e tênis de mesa. Atualmente, é praticado em mais de 70 países e reúne mais de 5 milhões de seguidores.
Continue lendo, pois vamos falar mais sobre essa nova disciplina, enfatizando por que ela é tão popular e como é jogada.
O que é pickleball ?
Pickleball é um esporte de raquete que mistura tênis, badminton e pingue-pongue ou tênis de mesa. Apesar de ser considerado novo, teve sua origem em 1965 e sua invenção é atribuída ao congressista norte-americano Joel Pritchard, segundo a Associação dos Profissionais de Educação Física (ApefADAL).
Conta-se que tudo aconteceu na ilha de Bainbridge, no estado de Washington, quando o político saía com uns amigos que queriam jogar badminton. Segundo a história, eles não tinham os elementos necessários para essa prática, mas Barney MacCallum, amigo de Pritichard, deu a ideia de improvisar com raquetes e bolas.
Desde então, o pickleball evoluiu como esporte. Destaca-se por ser fácil de aprender, rápido e divertido e com regras de jogo simples. Por outro lado, representa uma exigência física menor em comparação com as disciplinas que a originam.
Isso contribui para torná-lo adequado para todos os públicos, independentemente da idade ou condição física das pessoas envolvidas. Ao contrário do tênis, por exemplo, o pickleball não exige tantas horas de treino para dominar a raquete.
Quanto ao espaço, esta disciplina precisa de um local pequeno para montar a quadra.
Veja: Rotina de exercícios militares para os amantes do esporte
Onde o pickleball é mais jogado?
Pickleball nasceu nos Estados Unidos. Portanto, é lá onde há mais jogadores neste esporte.
Como é praticado este esporte de raquete?
Pickleball tem uma faísca que atrai muitas pessoas. A facilidade na sua prática tornou-a numa atividade para desfrutar em família ou com amigos pois, como comentamos, não exige grande exigência física.
Elementos necessários
Você só precisará de três elementos para poder jogar pickleball :
- Pás: que são feitas de madeira ou outros materiais de alta tecnologia. Quanto às medidas, sua largura e comprimento não podem ultrapassar 61 centímetros.
- Bolas: de plástico com pequenas perfurações. Sua dimensão varia entre 7 e 7,5 centímetros de diâmetro. Pesam entre 22 e 26 gramas.
- Rede: Se parece muito com as usadas no tênis ou no paddle. Elas têm 6,7 metros de comprimento e 91,44 centímetros de altura nas extremidades, enquanto diminuem para 86 cm no centro.
Regras do pickleball
- É praticado em duplas ou individualmente.
- Vence o set a equipe ou jogador que atingir 11, 15 ou 21 pontos. O vencedor deve estar sempre dois pontos acima do adversário.
- Uma partida completa dura 3 sets.
- A quadra deve ser lisa e pode ser montada com redes portáteis. As dimensões da área de jogo são de 13,4 metros de comprimento por 6 metros de largura.
- Nenhum jogador pode lançar a bola ou jogá-la sem driblar até que tenha sido quicada uma vez em cada lado.
- A bola sai de baixo. A bola não deve ser quicada na quadra.
- A bola só pode ser devolvido uma vez dentro dos limites do campo de jogo do adversário. Se for de fora, o arremesso não será válido, mas se tocar o solo duas vezes, o ponto será concedido à equipe que realizou o arremesso.
Por que esse esporte é tão popular?
Muitas pessoas podem pensar que não há nada de novo na prática do pickleball, mas a verdade é que há. Por ter pontos mais longos e exigir um nível estratégico maior diante de um jogo inicialmente lento, deixa qualquer um com vontade de experimentar.
O que realmente importa não é a habilidade física, mas sim a habilidade mental, no caso dos iniciantes. Por sua vez, os jogadores mais experientes adicionam velocidade, encontrando um esporte muito completo.
Por fim, em campo, os jogadores ficam muito próximos, o que gera mais interação entre as duas equipes. Algo que é impossível em treinos que antecedem o pickleball. Por esta razão, já existem alguns estudos científicos que analisam a influência positiva deste esporte nos idosos que vivem sozinhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación de Profesionales de la Educación Física ADAL. Revista pedagógica Adal, 18 (31) 21. ISSN 1575-2429.
- Heo, Jinmoo, et al. “Importance of playing pickleball for older adults’ subjective well-being: A serious leisure perspective.” The Journal of Positive Psychology 13.1 (2018): 67-77.
- Vitale, Kenneth, and Steven Liu. “Pickleball: review and clinical recommendations for this fast-growing sport.” Current sports medicine reports 19.10 (2020): 406-413.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.