Como perder peso ao ter hipotireoidismo

· 2 de maio de 2016
Devemos evitar os alimentos que dificultem a absorção de iodo e priorizar o consumo daqueles ricos em fibras, que reduzem o apetite e apoiam a função metabólica.

Descubra como perder peso ao ter hipotireoidismo, uma das doenças que afetam a glândula tireoide, que é responsável pelo metabolismo e por liberar vários hormônios importantes para o funcionamento do corpo.

Esta condição ocorre quando não se libera uma quantidade suficiente do hormônio da tireoide, resultando em uma diminuição do ritmo do metabolismo e, portanto, em uma maior dificuldade para manter um peso adequado e estável.

Na maioria dos casos esta condição afeta as mulheres, especialmente depois dos 50 anos de idade; no entanto, também pode ocorrer em idades jovens e alguns homens também podem desenvolvê-la.

A causa mais comum desta doença é a inflamação que danifica as células da glândula da tireoide. Além disso, ela também pode ter origem como uma resposta do sistema imunológico, infecções virais ou gravidez.

Muitos daqueles que já foram diagnosticados pensam que só lhes resta resignar-se a ganhar peso e a sofrer outras alterações em sua saúde; no entanto, está demonstrado que através da adoção de hábitos de vida saudáveis ​​pode-se contrariar os efeitos negativos e evitar a perda de qualidade de vida.

O hipotireoidismo é uma doença que dificulta a manutenção do peso, no entanto, com bons hábitos os efeitos colaterais podem ser revertidos.

Conselhos para perder peso ao ter hipotireoidismo

Melhore a alimentação

Após ser diagnosticado com hipotireoidismo é, sem dúvida, necessário modificar a alimentação. Esta será a chave principal para não ganhar os quilos a mais e tentar manter o peso o mais estável possível.

A dieta deve ser pobre em gordura e deve incluir alimentos ricos em iodo, um nutriente cuja quantidade diminui devido a este problema.

Saiba mais: Hipotireoidismo

Escolha gorduras saudáveis

Como perder peso quando se sofre de hipotireoidismo

Não é para excluir completamente a gordura da dieta, no entanto, deve-se escolher aquelas que são saudáveis ​​e fáceis de metabolizar.

Algumas delas são:

  • Carnes magras.
  • Peixes brancos.
  • Azeite de oliva.
  • Azeite de coco.
  • Sementes.

Coma farinha de trigo integral

Todos os alimentos contendo farinha refinada terão que ser substituídos por farinha de trigo integral. É muito mais saudável e além disso previne o acúmulo de gordura e o aumento de açúcar no sangue.

Aumente o consumo de água

Beber água para perder peso quando se sofre de hipotireoidismo

O consumo diário de água é fundamental para evitar a desidratação e além disso promover a expulsão de resíduos.

Não se deve substituí-la por bebidas comerciais de qualquer tipo e, sempre que possível, deve ser 100% natural.

Prepare jantares leves

Comer antes de dormir não é uma boa ideia, e muito menos se forem os alimentos difíceis de digerir.

É melhor cozinhar algo leve, pobre em gordura e proteína. Também é ideal comer de duas a três horas antes de deitar.

Beba chá verde

O chá verde é certamente uma das bebidas mais saudáveis ​​que todas as pessoas com hipotireoidismo podem tomar. É rico em antioxidantes e por isso tem a qualidade de queimar as gorduras, promovendo a perda de peso.

Seu leve efeito laxante impede o trânsito intestinal lento e, devido a suas qualidades energizantes, ele também é adequado para aliviar a fadiga e melhorar o desempenho físico.

Evite certos alimentos

Brócolis inibe absorção de iodo

Existem certos alimentos que é melhor você começar a evitar, pois eles contêm bociógenos, ou seja, uma substância que inibe a absorção de iodo e influencia o mau funcionamento da glândula.

Entre eles se incluem:

  • Couve de Bruxelas, couve-flor ou brócolis.
  • Rabanetes.
  • Aipo.
  • Mandioca.
  • Soja.
  • Amendoins.
  • Abacate.
  • Laranja.
  • Melão.
  • Figo.
  • Trigo.

Leia também: 7 alimentos proibidos se você sofre com hipotireoidismo

Coma mais fibras

Os alimentos ricos em fibras são essenciais para todas as pessoas que desejam perder peso ao ter hipotireoidismo. As fibras apoiam a função digestiva e, além disso, promovem o movimento intestinal para evitar a prisão de ventre e a inflamação.

Além disso, há evidências de que a fibra reduz o apetite e desempenha um papel importante na função metabólica.

Faça exercícios com frequência

Exercícios para perder peso ao ter hipotireoidismo

Para complementar os efeitos da dieta e conseguir a perda de peso, é essencial adotar uma rotina diária de exercícios que dure pelo menos 40 minutos.

Em alguns casos as pessoas reduzem o seu desempenho físico, mas isso não significa que elas não possam se exercitar.

Um plano de atividades físicas de baixo impacto normalmente gera efeitos positivos nesses pacientes.

Alguns bons exercícios incluem:

  • Caminhar em ritmo acelerado.
  • Correr ou trotar.
  • Andar de bicicleta.
  • Nadar.
  • Levantamento de pesos.

Evite jejuns

Muitas pessoas acreditam que o jejum é uma maneira fácil de reduzir a ingestão diária de calorias. No entanto, pensar isso é um completo erro, porque todas as manhãs o corpo precisa ser recarregado de energia para funcionar durante o dia.

Ignorar a primeira refeição do dia desacelera ainda mais o metabolismo e assim aumenta a fome em horas posteriores.

Certamente, a motivação desempenha um papel fundamental para não deixar que os problemas de tireoide ocasionem o ganho de peso. Este fator, juntamente com a disciplina, ajudam a manter estes bons hábitos para não deixar que a doença evolua.