Como reduzir os níveis de açúcar no sangue naturalmente?

· 9 de maio de 2015
Pessoas que sofrem de níveis elevados de glicose no sangue devem buscar constantemente uma forma de controlar o problema. Ignorá-lo poderá trazer consequências graves para sua saúde, incluindo, até mesmo, a morte. Aqui, iremos mostrar como é possível reduzir os níveis de açúcar no sangue de forma natural.

Pessoas que sofrem de níveis elevados de glicose no sangue devem buscar constantemente uma forma de controlar o problema. Ignorá-lo poderá trazer consequências graves para sua saúde, incluindo, até mesmo, a morte. Assim, iremos mostrar como é possível reduzir os níveis de açúcar no sangue de forma natural.

Quando uma pessoa é saudável, seus níveis de açúcar no sangue devem ser entre 80 e 100 ml/dc. A glicose é regulada por um hormônio chamado insulina, que é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, pessoas que sofrem de diabetes não produzem esse hormônio ou criam uma resistência ao mesmo, e regular os altos níveis de açúcar no sangue se torna muito difícil.

Ainda que alguém com diabetes tenha que se submeter a um controle médico para regular os níveis de açúcar no sangue, ela também pode considerar recomendações e remédios naturais que podem ajudar a combater o problema.

Você também pode gostar:

O protetor solar de acordo com o tipo de pele

Fazer exercícios regularmente ajuda a reduzir o açúcar no sangue

O açúcar no sangue funciona como combustível no organismo. Assim, quanto mais esforço fazemos maior é o combustível de que precisamos. Por isso, uma boa rotina de exercícios pode ser a chave na luta contra os níveis altos de açúcar no sangue, além de poder reduzir a necessidade de insulina quando os pacientes são dependentes da mesma. Dessa forma, uma boa opção é adotar uma rotina diária de 20 ou 30 minutos de exercícios.

Reduzir o consumo de carboidratos

Qualquer tipo de alimento que ofereça carboidratos ao organismo, a longo prazo, incide no aumento de glicose no sangue. Assim, para prevenir e combater os níveis altos de açúcar no sangue é recomendado reduzir o consumo de carboidratos.

Incremente o consumo de proteínas

peixe

O consumo de proteínas magras, como as que oferecem o peixe, o peito de frango ou o lombo de porco, ajuda a reduzir a transformação de carboidratos em glicose no sangue. Isso faz com que seja mais fácil controlar os níveis de açúcar.

Comer várias vezes por dia

Pessoas com muito de açúcar no sangue devem comer, pelo menos, algum alimento saudável a cada duas ou três horas. Isto é necessário pois essas pessoas costuma sofrer quedas repentinas do nível de açúcar no sangue, o que causa desejo por coisas doces.

Praticar técnicas de relaxamento

exercicio-yoga-relaxingmusic

Quando uma pessoa sofre de estresse ela tem um alto risco de o fígado liberar glicogênio na corrente sanguínea.

O glicogênio é um armazenamento secundário da glicose, que pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Se possível, pratique técnicas de relaxamento e reserve um tempo para combater o estresse.

Você também pode gostar:

10 dicas para fortalecer o couro cabeludo naturalmente

Canela

Pesquisas determinaram que a canela possui efeito positivo no tratamento da diabetes e dos níveis altos de açúcar no sangue.

Esta especiaria, tão fácil de adquirir no mercado, pode ajudar a melhorar a sensibilidade do corpo à insulina. Como resultado, o organismo se torna menos dependente deste hormônio para regular os níveis de açúcar no sangue.

Nopal

Sugo-de-Nopal-com-Citricos-7fb8b4f0-863d-102c-b0dc-0019b9d5c8df-500x269

Várias pesquisas determinaram que o nopal pode ser muito efetivo na redução dos níveis altos de glicose no sangue. Ele contém muita fibra e outras substâncias que controlam e normalizam o metabolismo do açúcar, por isso é ideal para pessoas que sofrem de diabetes.

Alho

Outra especiaria que não deve faltar na alimentação de quem tem níveis altos de açúcar no sangue é o alho.

Pesquisas comprovam: o consumo de alho pode reduzir o açúcar no sangue de pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

Esse benefício está relacionado ao fato de que o alho tem a capacidade de normalizar o metabolismo da glicose, visto que contem algumas substâncias de ação similar à da insulina.

Cebola

cebola

Por fim, uma pesquisa realizada pela Universidade de Gezira, no Sudão, determinou que consumir 100 gramas de cebola vermelha crua por dia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue de pacientes com diabetes do tipo 1 e 2. Isso acontece devido ao fato de que a cebola é um alimento rico em flavonoides e enxofre.