Deliciosa receita de peito de frango com legumes
O peito de frango com legumes é um dos pratos mais populares na gastronomia diária do Ocidente e da América. Isto porque é uma preparação muito fácil de se fazer e o resultado é muito saboroso. Além disso, os ingredientes incluídos são facilmente encontrados.
Seja porque temos um estilo de vida saudável ou porque queremos perder alguns quilos extras sem deixar de nos alimentar, a verdade é que este prato é perfeito em qualquer ocasião, almoço ou jantar. Podemos colocar nosso toque especial de acordo com nossas preferências e imaginação.
A preparação do peito de frango com legumes pode ser completamente verde, bicolor, ou simplesmente colorida. Em outras palavras, você pode escolher vegetais verdes ou de várias cores. Desta forma, tornamos a apresentação do prato ainda mais atraente para nós, enquanto brincamos com os diferentes nutrientes fornecidos pelos alimentos que escolhemos.
Devemos notar que os vegetais podem ser preparados no forno, cozidos no vapor, refogados, etc. Isso dependerá do sabor que você deseja dar ao prato. E a melhor coisa sobre esta receita é que não demora muito para prepará-la, no máximo 30 minutos.
Ingredientes para preparar o peito de frango com legumes
Nesta ocasião, vamos propor uma receita de peito de frango com legumes temperados com vinagre e óleo de pimenta. Parece saboroso, certo?
Outra boa notícia é que o frango estará muito suculento quando estiver pronto para comer. Agora, indicaremos as quantidades para obter uma porção para duas pessoas. Mãos à obra!
- 2 cenouras (30 g).
- 1 alcachofra (40 g).
- 2 chalotas (60 g).
- 1/2 limão (10 ml).
- 1 dente de alho (2,5 g).
- 1/4 de couve-flor (50 g).
- 10 vagens (100 g).
- 1 pimentão verde (40 g).
- Cebolinha a gosto.
- 2 peitos de frango (250 g).
- 2 colheres de sopa de açúcar (20 g).
- Água mineral (o necessário).
- 1 colher de sopa de manteiga (20 g).
- 2 xícaras de caldo de galinha (1/2 litro).
- Azeite, sal e pimenta a gosto.
- 1/2 xícara de vinagre balsâmico (120 ml).
- 1 colher de chá de óleo de pimenta (5 ml).
Modo de preparo
Agora, vamos preparar nossa receita de peito de frango com legumes. Por um lado, vamos trabalhar com a carne e, por outro, com os legumes. No final, vamos incorporá-los.
- Corte a couve-flor em pedaços e coloque-a para cozinhar em uma panela com o caldo de galinha. Tempere e reserve.
- Pique o dente de alho e a cebola e coloque-os para refogar em uma panela com um pouco de azeite.
- Retire as folhas da alcachofra, lave bem e corte em fatias finas.
- Corte a pimenta e a vagem em tiras.
- Adicione a manteiga a uma panela. Quando ela estiver derretida, adicione a alcachofra, a pimenta e a vagem. Adicione um pouco de azeite e refogue-os.
- Quando estes legumes estiverem cozidos, adicione a couve-flor, os dentes de alho e a cebola que você preparou no passo 2. Cozinhe tudo.
- Agora, prossiga para a redução do vinagre balsâmico. Para isso, coloque-o junto com o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo baixo. Mexa constantemente para evitar grudar.
- Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e coloque-os para fritar em uma chapa com um pouco de azeite.
- Sirva os legumes em um prato. Neles, você colocará os peitos. Agora adicione o vinagre reduzido e o óleo de pimenta.
- Corte as cebolinhas e as cenouras em tiras finas para decorar os peitos de frango.
- Pronto, agora você tem um prato delicioso e prático para compartilhar com sua família ou amigos.
Dicas para melhorar o seu peito de frango com legumes
Como discutimos anteriormente, este prato é muito saudável graças à ingestão de proteína do frango e à grande quantidade de vegetais verdes. Eles são saborosos e repletos de vitaminas e ácido fólico. Também têm um aroma delicioso que convida e seduz.
O truque para deixar este prato mais saboroso é usar peitos de frango muito macios. Para fazer com que fiquem assim, você deve deixá-los de molho em leite e um pouco de limão antes de cozinhá-los. Desta forma, a carne ficará muito mais suculenta (lembre-se de que a carne do frango tende a ficar seca).
Não se preocupe se você não tiver nenhum dos legumes mencionados; você pode improvisar com os que tiver em casa depois de dominar os passos. Se você não tiver chalotas, pode cortar a parte mais branca de um alho-poró e misturar com um dente de alho. No entanto, sugerimos que você mantenha a pimenta, pois é o ingrediente-chave da receita.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Acevedo, Diofanor, Piedad M. Montero, and José DC Jaimes. “Determinación de antibióticos y calidad microbiológica de la carne de pollo comercializada en Cartagena (Colombia).” Información tecnológica 26.1 (2015): 71-76.
- Gomez-Portilla, M., N. Gomez, and J. Martínez-Benavides. “Evaluación de las características organolépticas, físicas y químicas de pechuga de pollo.” San Juan de Pasto (Nariño). Veterinaria y Zootecnia 10.2 (2016): 62-71.
- Temprado, Raúl Moreno. “Calidad de la carne de pollo.” Selecciones avícolas 47.6 (2005): 347-355.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.