Benefícios do uso da pedra-pomes

A pedra-pomes é uma rocha vulcânica que possui propriedades de limpeza muito úteis. Existem múltiplos benefícios do seu uso em cosméticos e no lar, sobre os quais falaremos a seguir.
Benefícios do uso da pedra-pomes

Última atualização: 11 Junho, 2021

O uso da pedra-pomes tornou-se popular graças aos seus inúmeros benefícios. Elas são vendidas em todas as formas, tamanhos e cores. Esta rocha vulcânica também é conhecida como púmice, e seu uso remonta a milhares de anos.

Os engenheiros romanos, por exemplo, a usavam como um complemento ao concreto para torná-lo suficientemente forte para desenvolver seus modelos arquitetônicos. Na verdade, ainda se usa esse material na construção, e há estudos com a finalidade de melhorar o cimento com base em seus componentes.

É um material tão resistente que pode ser exposto ao frio, fogo e umidade sem que se altere. Apesar da sua dureza, é tão leve que flutua na água. É caracterizado pelo seu poder abrasivo, mas é suave para a pele. Assim, grande parte das suas indicações está relacionada aos cosméticos.

Benefícios para a pele

Como já mencionamos, a pedra-pomes se tornou popular graças às suas aplicações e benefícios para a pele. A seguir, contamos como você pode usar essa pedra maravilhosa na sua casa.

Remove pelos

A pedra-pomes pode ser usada como elemento de remoção de pelos em qualquer parte do corpo. Esta forma de usá-la remonta aos antigos egípcios, gregos e romanos. Essas civilizações misturavam esse elemento com pomadas e óleos de origem natural para eliminar os pelos e cumprir os rituais de beleza.

Hoje, milhares de anos depois, ainda se usa essa pedra, cuja maior vantagem é que, depois de retirar os pelos indesejáveis, deixa a pele macia e renovada. É importante lembrar que essa prática não é recomendada para peles muito secas.

Você sempre deve usá-la junto com um sabonete ou espuma que facilite os movimentos circulares para obter os resultados desejados.

Pedra-pomes
Você pode adquirir a pedra-pomes no mercado em apresentações práticas e baratas.

Esfolia a pele

Podemos aproveitar as suas propriedades abrasivas para esfoliar a pele. No mercado de cosméticos, podemos encontrar sabonetes líquidos ou compactos feitos de pó de pedra-pomes.

A prática do peeling artesanal era utilizada pelos hindus com o objetivo de remover, por uma razão ou outra, a primeira camada da pele. Levando em consideração que o objetivo não é machucá-la, recomenda-se o uso da pedra-pomes úmida e junto com óleos de origem natural.

A pedra-pomes suaviza áreas ásperas

O uso da pedra-pomes é muito comum em centros de estética para remover camadas grossas de pele morta, como as que aparecem nos pés e nas mãos. Além de remover essas calosidades, a pedra-pomes amolece essas áreas.

Para obter os resultados desejados, devemos mergulhar a área que queremos esfoliar em água morna. Logo depois, aplica-se um sabonete que permita que a pedra deslize suavemente. Também é preciso molhar a pedra para que fique encharcada e facilite os movimentos circulares e suaves, para que a pele amolecida com a água comece a descascar.

Branqueia áreas escuras

As manchas nas áreas flexoras, como axilas e cotovelos, são provocadas pela abrasão gerada pela depilação com lâminas, exposição a determinados produtos e condições como o líquen plano pigmentoso inverso.

Nos casos em que for descartado um problema dermatológico que requeira atenção profissional, as propriedades da pedra-pomes podem ajudar a remover a pigmentação da pele, levando à geração de uma derme nova e muito mais clara. Use-a com um pouco de azeite de oliva para potencializar o seu efeito.

Cuidado dental

Nossos dentes são como uma carta de apresentação, portanto, é imprescindível mantê-los em boas condições. Assim, alternativas que incluem o uso desta rocha em processos de microabrasão do esmalte têm sido usadas em odontologia. Esta técnica remove manchas ou pigmentação dos dentes.

Outros usos da pedra-pomes

Esta rocha é tão particular que podemos utilizá-la em diferentes áreas da vida cotidiana. Desde recuperar uma roupa manchada, “gastar” um jeans para estar na moda, eliminar o pelo de animais de estimação até remover impurezas e sujeira de alguns utensílios domésticos.

Elimina manchas de roupas

As manchas e “bolinhas” nas roupas geralmente aparecem em áreas que sofrem muitos atritos, devido à má lavagem ou pela própria qualidade do material. No entanto, você pode umedecer a pedra e esfregá-la com muito cuidado nas roupas que deseja recuperar.

Abra bem a peça de roupa e, com a ajuda das mãos, mantenha-a esticada enquanto esfrega a pedra. É importante fazer esse processo com calma e cuidado, pois podemos acabar estragando a roupa. A pedra-pomes também é muito eficaz se você quiser transformar um jeans tradicional em um “desgastado”.

Remove pelos dos animais de estimação

Se você tem animais de estimação, certamente os ama de todo o coração. No entanto, nem por isso você vai querer usar roupas cheias de pelos ou ter móveis com uma camada extra desses filamentos. Nestes casos, esta rocha vulcânica também é muito eficaz. Isso ocorre porque os pelos ficam presos nas suas porosidades.

Aplique a pedra na limpeza de tapetes, cortinas e bancos de automóveis. Tudo que você precisa fazer é esfregá-la em movimentos circulares na superfície desejada. Em tecidos delicados, você pode umedecê-la para facilitar o processo.

A pedra-pomes limpa o acúmulo de gordura do forno

Se o seu forno ficar cheio de gordura grudada após várias preparações, você pode usar a pedra-pomes. Basta esfregar um pouco, mas não em excesso. Combine este processo com um pouco de sabão ou líquido desengordurante. Outro truque é passar um pouco de bicarbonato de sódio na superfície e limpar com a pedra-pomes molhada.

Remove as impurezas do banheiro

O calcário acumulado no banheiro o deixa com uma aparência envelhecida e de sujeira. O pior é que nem todos os produtos de limpeza têm a capacidade de removê-lo completamente. Nestes casos, basta usar luvas, umedecer a pedra em água quente e esfregar as áreas mais afetadas.

Para este tipo de uso, você encontra no mercado diferentes escovas de limpeza com uma alça de plástico que auxiliam na limpeza sem que você tenha que tocar o vaso sanitário, por exemplo.

Usos da pedra-pomes
A limpeza da casa, principalmente dos banheiros, fica mais fácil se você usar a pedra-pomes.

Como limpar a pedra-pomes?

Embora esta pedra se caracterize por ser forte, é necessário incluir uma boa rotina de limpeza quando a usamos em casa, especificamente na pele. Desta forma, não só prolongamos a sua vida útil, mas também protegemos o corpo.

Recomenda-se lavar a pedra com água quente, esfregar com uma escova de dentes e remover as impurezas que possam estar entre seus poros. Logo depois, devemos enxaguá-la novamente com água quente. Além desse processo, podemos esterilizá-la de vez em quando por imersão em água fervente por cinco minutos.

Para secar, basta colocá-la sobre um pano seco e exposto ao sol ou ao ar livre de forma natural. Nunca a guarde úmida, pois isso poderia favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

Uma solução barata

A pedra-pomes é uma grande aliada da beleza e da limpeza. Vale a pena ter este produto em casa para facilitar as tarefas a um custo muito baixo..

Pode interessar a você...
Descubra qual é o melhor esfoliante facial segundo o seu tipo de pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Descubra qual é o melhor esfoliante facial segundo o seu tipo de pele

Descubra neste artigo qual é o melhor esfoliante facial, à base de ingredientes naturais e caseiros, de acordo com seu tipo de pele.



  • Natera G, Alfredo E., Peraza Urrutia, Irene, & Uzcátegui Giannattasio, Gladys M. (2005). microabración del esmalte técnica para la remoción de manchas dentales. Acta Odontológica Venezolana43(3), 318-322. Recuperado en 17 de noviembre de 2020, de http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-63652005000300019&lng=es&tlng=es.
  • Myrna Rodríguez Acar, Fermín Jurado Santa Cruz, Maribet González González, Leticia Paulina Alfaro Orozco, Miguel Ángel Cardona Hernández. Liquen plano pigmentado invertido:
    revisión del tema a propósito de un caso. Rev Cent Dermatol Pascua • Vol. 22, Núm. 3 • Sep-Dic 2013. Disponible en: https://www.medigraphic.com/pdfs/derma/cd-2013/cd133f.pdf
  • Amaguaya Gushqui, Byron; Ruíz Cárdenas, Kerly. Estudio comparativo de la terapia de Exfoliación química y Exfoliación mecánica en el tratamiento de pacientes de 20 a 25 años de edad que presentan secuelas cicatriciales post acné atendidos en el Laboratorio de Clínica Estética de la Universidad Católica Santiago de Guayaquil, año 2016. Universidad Católica de Santiago de Guayaquil (Trabajo de grado en línea). Disponible en: http://192.188.52.94/bitstream/3317/7569/1/T-UCSG-PRE-MED-NUTRI-232.pdf
  • Jiménez González, Tatiana. Eber. Proyecto de Artes Pásticas, Universitas Miguel Hernández de Elche (2014 – 2015). Disponible en: http://dspace.umh.es/bitstream/11000/2325/1/TFG%20Jimenez%20Gonz%C3%A1lez,%20Tatiana.pdf
  • GONZÁLEZ CUERVO, CLAUDIA PAULINA, & MONTAÑO ANGARITA, ÁNGELA MARCELA, & CASTRO RODRÍGUEZ, DIANA CATALINA (2012). Obtención y caracterización de geopolímeros, sintetizados a partir de ceniza volante y piedra pómez, utilizados para el desarrollo y mejoramiento del concreto. El Hombre y la Máquina, (38),59-65. ISSN: 0121-0777. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478/47823946007