Os melhores ingredientes para cuidar da pele do pescoço

Para cuidar da derme do pescoço, é necessário o uso de cosméticos com ingredientes intensos, capazes de nutrir e proteger camadas finas. Contaremos quais são os compostos convenientes para isso.
Os melhores ingredientes para cuidar da pele do pescoço

Última atualização: 02 junho, 2022

Acreditar que os mesmos produtos da sua rotina de beleza facial podem ser usados para cuidar da pele do pescoço não é totalmente correto. Esta parte necessita de fórmulas especiais que limpem, hidratem e protejam, devido à exposição e à sensibilidade devido à sua finura.

A pele é elástica e resistente graças às suas células queratinizadas, conforme definido pelo dicionário médico da Clínica Universitária de Navarra. No caso específico do pescoço, é possível que apresente descoloração, vermelhidão e rugas mais rapidamente do que outras áreas do corpo.

Mesmo na área do decote, é preciso atenção com tratamentos intensos que penetrem nas camadas profundas da pele e um simples hidratante da pele não consegue alcançar isso.

A pele do pescoço revela pistas sobre a idade

Precisamente por causa de sua finura, esse revestimento perde sua capacidade de se regenerar mais rapidamente em comparação com a pele do resto do corpo. Isso acontece porque é cercado por músculos que ficam flácidos com o passar dos anos. Além disso, a exposição ao sol, vento e poluição causa danos.

Consequentemente, surgem sulcos, rugas, manchas e outras condições. É assim que o pescoço é uma das primeiras partes a revelar os sinais físicos da velhice, através dos seguintes sintomas:

  • Flacidez da pele.
  • Rugas horizontais.
  • Gordura acumulada.
  • Manchas.

A Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia afirma que o rejuvenescimento do pescoço é um procedimento cirúrgico comum. No entanto, uma forma de evitar a cirurgia é tratar a pele com certos compostos.

Por que não usar o mesmo creme hidratante no rosto para cuidar da pele do pescoço?

Ao contrário da pele do rosto, o pescoço tem menos folículos pilosos, o que dificulta a proteção dos raios ultravioleta (UV). É por isso que às vezes você vê rostos jovens e pescoços enrugados.

O primeiro passo para cuidar dele é solicitar orientação dermatológica e identifica quais cosméticos favorecem o bom estado da sua derme. As necessidades do rosto nunca serão as mesmas do pescoço, portanto, a seleção de produtos varia.

Para o rosto, você considera a condição oleosa, seca ou mista, enquanto no caso do pescoço, a escolha de cremes, loções, etc. depende das necessidades de despigmentação, firmeza ou redução de gordura.

Pele com rugas no pescoço.
O pescoço revela mais rapidamente a passagem do tempo e o envelhecimento dermatológico.

Ingredientes para cuidar da pele do pescoço

Ao executar sua rotina facial, passe alguns minutos mimando seu pescoço. Comece limpando as impurezas com água micelar. Em seguida, aplique um  gel, óleo ou creme que contenha os ingredientes abaixo.

DMAE

O dimetilaminoetanol é um ingrediente ativo que estimula os músculos faciais e do pescoço. Ao fundi-lo com outros cosméticos, combate a flacidez.

Funciona como tensor, hidratante e antioxidante. Também o chamam de  AminoEtanol, 2-DiMetil, N-dimetil, deanol ou dimetiletanolamina.

Vitamina C

A vitamina C ajuda a eliminar manchas e suavizar as rugas. A dose correta é determinada pelo médico, dependendo da condição da pele. Geralmente, os produtos para cuidados com a pele têm uma concentração superior a 5% e inferior a 20%.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um ingrediente estrela em cosméticos. Seus benefícios são múltiplos.

No caso do pescoço, hidrata e restaura a barreira cutânea. Esta substância contribui para que a pele do rosto e do pescoço não difiram em textura.

Também favorece a suavidade e a luminosidade. Por mais madura que seja a pele, este suplemento dermatológico promete eficácia.

Aminoácidos

Tratamentos com peptídeos ou aminoácidos precisam ser autorizados por médicos devido à complexidade das fórmulas. Esses compostos estimulam a geração de colágeno e elastina, principalmente pela união com outros elementos, como o ácido hialurônico.

Retinóides

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde destaca que os retinóides são derivados da vitamina A, úteis no tratamento de patologias dermatológicas. Recomendam acompanhamento médico, tendo em vista algumas reações que podem causar, principalmente em gestantes.

Este medicamento com os nomes acitretina, alitretinoína e isotretinoína é prescrito topicamente para ativar o colágeno. Sugere-se o uso em dias alternados, pois no início tende a causar irritação ou ressecamento.

Antioxidantes

Um artigo na Revista Chilena de Dermatologia destaca que o estresse oxidativo é fundamental no processo de envelhecimento e, embora a pele tenha antioxidantes eficazes, suplementos orais e tópicos podem desempenhar um papel benéfico no rejuvenescimento da derme.

Cremes com vitaminas C e E, além de ácido ferúlico, são excelentes antioxidantes. Da mesma forma, você pode encontrá-los em alimentos como trigo, aveia, maçã, tâmaras, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, cocos, ameixas, vegetais e frutas cítricas.

Flocos de aveia para a pele.
A aveia é um alimento recomendado para cuidar da pele.

Protetor solar

Os protetores solares se aplicam no final, depois dos hidratantes. É importante espalhar o protetor solar tanto no rosto quanto no pescoço, de preferência a cada 4 horas, mesmo se estiver dentro de casa.

Use as versões com fator de proteção (FPS) 30 ou mais. Verifique se entre os ingredientes listados no rótulo está escrito óxido de zinco ou dióxido de titânio.

A omissão deste produto traz sequelas, como cutis rhomboidalis, ou seja, rugas e dobras grossas ao redor do pescoço, conforme mostra uma investigação publicada pela revista Farmacia Profesional.

Outras alternativas para cuidar da pele do pescoço

Além dos cosméticos, alguns conselhos úteis se baseiam em comer bem para que os tecidos se regenerem, experimentar óleos naturais como linhaça ou abacate e praticar exercícios para o pescoço.

Os tratamentos modernos, como toxina botulínica, mesoterapia, peeling químico e transdermoterapia, previnem ou promovem a recuperação da pele enrugada ou manchada sem recorrer a procedimentos mais invasivos.

Pode interessar a você...
5 dicas para proteger a pele contra os efeitos do ar condicionado
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 dicas para proteger a pele contra os efeitos do ar condicionado

O ar condicionado provoca alterações no pH da pele que levam ao seu ressecamento. Portanto, ela perde luminosidade e elasticidade.