Os melhores alimentos para evitar a fadiga
Sofrer fadiga durante todo o dia, mesmo que se durma várias horas, não é saudável. Não só porque não podemos fazer nada do que planejamos, mas também porque o corpo sofre e as defesas diminuem, o que causa doenças. Para evitar esse problema, existem diferentes alternativas naturais. Conheça os melhores alimentos para evitar a fadiga neste artigo.
Causas de fadiga
Existem diferentes motivos pelas quais uma pessoa se fadiga em excesso. Os mais frequentes são:
- Anemia
- Distúrbios do sono (insônia, apneia, narcolepsia)
- Dores
- Alergias (como a asma)
- Hipotiroidismo
- Depressão
- Consumo de álcool
- Estresse
- Ingestão de certos medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos e esteroides, entre outros)
Leia também: Você tem fadiga? Pode ser falta destes nutrientes
Síndrome de fadiga crônica
A síndrome da fadiga crônica é mais comum do que se acredita. Especialmente nas principais cidades do mundo e em pessoas entre 25 e 45 anos.
É uma condição que começa com sintomas semelhantes aos da gripe. Pode durar mais de seis meses.
O grau de cansaço do paciente para determinar que tem este problema deve ser tal que diminua em 50% a capacidade para realizar suas atividades diárias. Pode afetar o sistema nervoso central, assim como o sistema imunológico e o neuroendócrino.
Dicas para evitar a fadiga
A primeira coisa que se deve fazer é corrigir o que chamam de “causas normais de cansaço”. Ou seja, esforço físico, falta de sono, tensão emocional, maus hábitos alimentares.
Os suplementos vitamínicos não resolvem o problema por si só. No entanto, podem ser de boa ajuda durante o processo.
Algumas dicas para evitar a fadiga são:
- Durma entre seis e oito horas por dia e prestar atenção à qualidade do sono.
- Se alimentar de forma variada e equilibrada.
- Beber muito líquido.
- Realizar atividade física moderada duas ou três vezes por semana.
- Meditar ou realizar qualquer técnica de relaxamento.
- Não alterar os ciclos de sono e vigília.
- Evitar o consumo excessivo de álcool ou tabaco.
- Não sair de casa sem o café da manhã.
- Comer a cada três horas.
- Não beber muita cafeína, seja em café, chá ou refrigerantes.
- Não consumir bebidas energéticas e também não combiná-las com álcool.
Pode te interessar: 12 remédios caseiros que controlam a fadiga naturalmente
Os melhores alimentos para evitar a fadiga e diminuir o cansaço
Aveia
Todos os cereais são bons para fornecer energia. No entanto, a aveia oferece melhores as vitaminas do complexo B, que te ajudarão a ficar mais desperto durante todo o dia.
Recomenda-se especialmente para as crianças e para os atletas. As pessoas com sobrepeso devem consumi-la com cautela. Meia xícara por dia (duas colheres de sopa grandes) é a dose adequada, melhor no café da manhã.
Carnes
Inclua carne vermelha, branca e de peixe em suas refeições para fornecer ferro ao seu corpo, evitando assim a anemia. Além disso, a carne contém triptofano, um aminoácido responsável pelo aumento da serotonina. Este neurotransmissor atua como um poderoso antidepressivo e tem bons efeitos sobre a insônia.
O peixe é mais aconselhável por seus valores de ácidos graxos ômega 3. A quantidade recomendada é uma porção média por dia (melhor ao meio-dia) dos diferentes grupos, intercalados.
Nozes
São um dos frutos secos mais energéticos que existem. As nozes fornecem calorias, no entanto, são benéficas por serem uma grande fonte de vitaminas B e ômega 3.
A porção indicada por dia é de duas unidades, se você estiver com sobrepeso. Se esse não for o seu problema, você pode dobrar a quantidade.
Macarrão
Este alimento energético é um dos favoritos dos atletas de alto rendimento. Tem uma grande quantidade de carboidratos (amido).
Coma macarrão de trigo integral para uma melhor assimilação. As pessoas obesas ou que querem emagrecer não podem comer mais que duas vezes por semana um prato de cada vez.
Chocolate
Tem um bom fornecimento de calorias, mas também de gorduras e de açúcar. Portanto, você deve ter cuidado com a quantidade que ingere. São aconselhadas as opções amargas porque, por sua vez, possuem propriedades antioxidantes.
Por outro lado, oferece substâncias estimulantes que permitem o levantar ânimo. Entre 20 e 30 gramas por dia é suficiente.
Sementes de chia e de linhaça
São ricas em ômega 3 e ômega 9 e outros nutrientes. Portanto, são consideradas superalimentos para evitar a fadiga e diminuir o cansaço.
Podem ser incluídas em todos os tipos de receitas, como sopas, molhos, saladas, tortas, etc. Por dia, aconselha-se consumir duas colheres de sopa.
Lentilha
Fornecem muitos nutrientes, especialmente ferro e carboidratos. Mesmo que seja um alimento mais relacionado ao frio ou ao inverno, recomenda-se continuar consumindo no verão e na primavera. Você pode desfrutar da lentilha fria em saladas ou como hambúrgueres.
Para que o ferro vegetal seja melhor aproveitado, também é preciso consumir vitamina C. Isso é resolvido com uma laranja de sobremesa. Uma xícara de lentilha por semana é perfeito.
Banana
Tem mais carboidratos que as outras frutas e também fornece aminoácidos que promovem a formação de serotonina, que produz um efeito antidepressivo.
Você tem que ter cuidado ao comer todos os dias por haver a chance de engordar. No entanto, por ter potássio e outros nutrientes, uma pequena unidade é permitida diariamente.
Pão
Sempre opte pelos integrais, farelo ou de multicereais, que são aqueles que fornecem carboidratos saudáveis (ao contrário do pão feito com farinha refinada). Te darão mais energia e vitaminas do complexo B.
Coma pão pelas manhãs com o café da manhã para começar o dia com todas as baterias recarregadas. A porção recomendada é de até 3 fatias, se você quiser perder peso, ou 6, se você estiver com peso normal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Katare, C., Saxena, S., Agrawal, S., & Prasad, G. (2012). Flax Seed: A Potential Medicinal Food. Journal of Nutrition & Food Sciences. https://doi.org/10.4172/2155-9600.1000120
- Blasco López, G., & Gómez Montaño, F. J. (2014). Propiedades funcionales del plátano (Musa sp). Revista Médica de La Universidad Veracruzana. https://doi.orCorti, R., Flammer, A. J., Hollenberg, N. K., & Luscher, T. F. (2009). Cocoa and cardiovascular health. Circulation. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.108.827022
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.