Os cabelos brancos: estética e maturidade

· 28 de janeiro de 2018
Em função da época na qual vivamos, podemos perceber os cabelos brancos como um sinal de personalidade ou como um descuido.

Os cabelos brancos ou de cor prata vão aparecendo com o passar do tempo.

Têm tanto impacto na vida das pessoas que existem canções e poemas que os usam como recurso para falar da chegada da maturidade.

O que realmente são os cabelos brancos?

Ésse tipo de cabelo é um cabelos cinza, branco ou prateado em aparência.

O cabelo tem cor graças a uma substância chamada melanina. Sua função é proteger a pele das radiações UV e de todos os tipos de luz invisível. Esta é a mesma que dá cor à pele e aos olhos.

A melanina é produzida pelos melanócitos, células que fabricam dois tipos: a eumelanina, de tons marrons e pretos, e a feomelanina, de cor amarela ou vermelha.

Estes pigmentos, com suas variações e combinações, podem gerar uma multiplicidade de tons infinita.

A ausência de melanina é o que causa o surgimento dos cabelos brancos.

Por que os cabelos brancos aparecem?

Mulher com cabelos brancos

Múltiplos estudos determinaram que a origem é genética. O outro fator primordial é a idade, já que surgem pelo envelhecimento das células.

  • Os cabelos têm um tempo de vida de uns 3 a 6 anos. Depois deste tempo, caem.
  • Se as células envelhecerem e não puderem produzir melanina, sairá um novo cabelo branco.
  • Quando um cabelo cresce, inevitavelmente, também será branco

Existem mitos como a crença de que, se forem arrancados, crescem mais. Mas isso não é verdade. Se um cabelo branco for arrancado, sairá outro cabelo branco no lugar e não vários.

Quando surgem?

Com o passar do tempo e o envelhecimento do organismo, os melanócitos diminuem a produção de melanina.

Ocorre primeiro no cabelo da cabeça e posteriormente no resto do corpo. Em algumas exceções, nas que a genética influencia, os cabelos brancos podem aparecer muito mais cedo.

As estatísticas

Homem com cabelos brancos

Algumas estatísticas sobre os cabelos brancos:

  • Aparentemente mais cedo e em maior quantidade em pessoas de origem caucasiana. Nos asiáticos e africanos saem mais tarde.
  • Os homens têm mais quantidade do que as mulheres.
  • Eles saem por grupos. Isso provoca a ilusão de ótica de que ao arrancá-los, saem mais.

O estresse influencia?

Até agora não existem estudos contundentes que assegurem que o estresse influencia no surgimento dos cabelos brancos. Ao surgir, o estresse causa a queda de cabelo, e os que caem primeiro são os coloridos.

Os cabelos brancos em homens e em mulheres

Mulher com cabelos brancos na raiz

A aceitação dos cabelos brancos costuma ser um tema complicado, já que seu surgimento é um sintoma de envelhecimento.

No ocidente existe um culto à juventude que impulsiona às pessoas a atrasarem este processo natural. Ninguém quer rugas, peles flácidas, óculos de grau ou cabelos brancos.

O assunto não se apresenta da mesma maneira para mulheres que para homens. Um homem costuma receber títulos como “interessante”, “maduro” (em um bom sentido) ou “atraente”.

As mulheres não têm tanta sorte. Uma mulher com cabelos brancos é julgada por sua aparência. Se pré-supõe que é descuidada, que não dedica tempo a si mesma ou que não se dá importância.

Há momentos em que eles podem estar na moda. Porém, até agora não foi estabelecido culturalmente em Ocidente que sejam a melhor opção, esteticamente falando.

Para os homens nem tudo é cor de rosa. Se algum homem não se sentir a gosto com seus cabelos, costuma suportar a situação. A razão é que ainda não está socialmente aceito que os homens tinjam os cabelos.

A maioria dos homens que o faz, esconde ou o disfarça.

Mitos em torno dos cabelos brancos

As crenças populares costumam se impor à ciência. Os ditos das avós ou os que se repetem constantemente podem convencer a maioria.

A seguir, alguns dos mitos mais comuns:

  • Caem como todos os outros cabelos.
  • Na verdade são cinza. Falso. Trata-se de um efeito visual. Na realidade, os cabelos brancos possuem diversos tons de amarelo. A proximidade com cabelos de outra cor faz com que pareçam brancos, cinza ou prateados.
  • A exposição ao sol proporciona o surgimento de cabelos brancos. Falso. O sol clareia o cabelo, o que poderia fazer com que alguns fios clareassem ainda mais. De nenhuma maneira causa sua aparição.
  • Arrancar cabelos só pode danificar o folículo piloso e atrofiá-lo, mas não influencia em seu surgimento.