
Você saiu de férias e voltou para casa com uma coceira de picadas de mosquito angustiante, apesar de usar repelente? Se este for o seu caso, você pode remediar o problema preparando uma pomada caseira para acalmar as picadas desses…
Para aliviar as queimaduras, é fundamental manter o organismo hidratado. Assim, evitamos o ressecamento da pele e favorecemos a cura.
As queimaduras solares são muito comuns no verão. As pessoas escolhem a praia para descansar, sem levar em conta os cuidados necessários e as recomendações.
O problema é que logo aparecem os sintomas incômodos decorrentes da exposição ao sol da maneira incorreta.
Se tivermos os cuidados adequados em relação à aplicação de protetor solar, evitaremos problemas de irritação na pele.
Existem muitos remédios caseiros para curar queimaduras de sol, cujo objetivo é acalmar, hidratar e nutrir a pele de forma natural.
Estes ingredientes podem ser encontrados em qualquer lugar e não corremos o risco de apresentar efeitos colaterais, nem alergias.
O aloe vera é muito recomendável para o tratamento de queimaduras de sol, já que proporciona um alívio relaxante e ajuda no processo de cura.
Você pode aplicá-lo diretamente na pele afetada para aliviar a coceira e o ardor. Seu grande teor de colágeno acelera a regeneração da derme.
Você pode comprar o gel em lojas naturais ou cortar uma penca da planta e passar a parte da polpa sobre a região afetada.
O óleo de coco contém ácidos graxos que podem melhorar a saúde de muitas maneiras. Além disso, é muito rico em fibras, vitaminas e minerais.
Tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que nos ajudam a prevenir as possíveis infecções, ao mesmo tempo em que acalmam a irritação e a vermelhidão.
Para a pele, é um grande tônico hidratante que, além disso, acelera o processo de cura da queimadura.
O ácido lático do leite tem propriedades calmantes para as queimaduras de sol na pele.
A tanchagem é uma planta muito recomendada para o tratamento de queimaduras. Embora seja originária da Europa e da Ásia, cresce em praticamente qualquer lugar do mundo.
As folhas têm propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e anti-hemorrágicas.
Você pode usar as folhas frescas bem lavadas e aplicá-las sobre a ferida.
Também podemos triturar as folhas para obter o suco e, em seguida, aplicá-lo sobre a queimadura.
Aplicar compressas de água fria é um remédio muito recomendável para aliviar o mal-estar causado pelas queimaduras de sol.
Lembre-se de que não se deve aplicar gelo sobre a pele queimada pelo sol, já que pode restringir o fluxo de sangue e causar dano aos tecidos delicados.
Leia também: Usos alternativos dos cubos de gelo
As compressas de água podem ajudar a extrair o calor da queimadura. Para isso, é preciso aplicá-las imediatamente depois de ter se queimado para evitar que se espalhe.
O tomate é o vegetal com maiores propriedades umectantes que existe. Ele pode ser utilizado para problemas de queimaduras por diferentes motivos, desde que forem queimaduras superficiais, e não graves.
Ele também tem propriedades cicatrizantes e hidratantes. Por isso, sua aplicação para tratar o ressecamento da pele causado pelas queimaduras solares é muito benéfica.
As batatas têm compostos à base de amido que podem aliviar as queimaduras solares.
Leia também: 7 sinais de que você deve beber água imediatamente
É muito importante levar em conta todos estes conselhos para tomar sol tranquilamente e cuidar da saúde da sua pele.