Os 7 alimentos que atuam como redutores de apetite quando você está com ansiedade

· 6 de fevereiro de 2019
Além de saciar o apetite esses alimentos nos oferecem múltiplos benefícios, pois também cuidam de nossa saúde cardiovascular, controlam o colesterol e regulam nosso trânsito intestinal.

A ansiedade pela comida é um dos obstáculos que ficam no caminho daquelas pessoas que estão buscando combater o sobrepeso. Sentir a necessidade contínua de saciar o apetite leva a ingerir mais calorias do que o necessário, portanto, com o tempo, impede que se percam os quilos desejados.

Mesmo que cada pessoa se manifeste de forma diferente conforme seu metabolismo e idade, a ansiedade quase sempre se torna um impedimento para atingir um peso saudável.

O mais preocupante é que muitos tendem a fazer más escolhas alimentares, porque criam uma necessidade de ingerir gorduras e carboidratos.

No entanto, há alguns alimentos saudáveis que possuem poucas calorias e atuam como supressores de apetite sem afetar o metabolismo ou a saúde.

Nesse momento queremos destacar os 7 melhores para que você não tenha dúvida em incorporá-los em seu plano alimentar.

Quer conhecê-los? Então, descubra-os conosco!

1. AbacateAbacate para controlar o apetite

O abacate é uma fruta deliciosa que se caracteriza por seu alto valor nutricional e propriedades medicinais.

Possui altas quantidades de fibra e gorduras monoinsaturadas. Quando absorvidas pelo corpo, prolongam a sensação de saciedade.

Esses compostos participam no processo digestivo e, aliás, ajudam a controlar também o colesterol e a pressão arterial alta.

Deseja conhecer mais? Leia: 7 mudanças poderosas que você deve fazer hoje mesmo em sua alimentação

2. Sementes de linhaça

Adicionar essas sementes nas saladas ou batidas é uma boa maneira de controlar a ansiedade por comida.

Isso ocorre porque as sementes possuem uma fibra dietética que, ao fazer contato com os líquidos do estômago, triplica seu volume.

Sua ingestão controla a inflamação abdominal e ajuda a eliminar as toxinas retidas no cólon graças ao efeito laxante produzido por ela.

3. Maçãs para reduzir o apetiteMaçãs para controlar o apetite

As maçãs são uma das melhores frutas para controlar a sensação de fome e, consequentemente, perder peso de forma saudável.

Ricas em fibra, antioxidantes e minerais essenciais é um bom lanche para reduzir a ansiedade que impede a redução do peso.

Seus ácidos naturais ajudam a regular a flora bacteriana do intestino que, por sua vez, promovem a eliminação dos dejetos.

4. Ovos

Os ovos fazem parte da lista de alimentos supressores de apetite graças a seu valor energético e significativa quantidade de proteínas de alta qualidade.

Os nutricionistas recomendam consumi-los no café da manhã, pois dessa forma o corpo assimila melhor os aminoácidos. Por outro lado, melhoram e produção e fortalecimento da massa muscular.

Por possuir um pouco mais de calorias em comparação com outros alimentos, consumi-lo auxilia na perda de peso por reduzir o apetite.

5. AmêndoasAmêndoas para controlar o apetite

As amêndoas são um dos melhores alimentos para inibir a vontade de comer quando ainda não é o momento da refeição.

Sua alta quantidade de fibra e aminoácidos essenciais fazem com que seja um supressor natural de apetite. Portanto, ideal quando se quer reduzir o peso.

Possui ômega 3, vitamina E e magnésio, três nutrientes chaves para manter uma boa saúde circulatória e cardiovascular.

Além disso, graças a seus efeitos anti-inflamatórios é ideal para prevenir as doenças cardíacas e do sistema cognitivo.

6. Aveia

Considerada a “rainha dos cereais” é um dos melhores aliados para melhorar a digestão e controlar a ansiedade.

Sua quantidade significativa de fibra dietética se converte em um inibidor natural do apetite. Assim, age também como agente de controle do colesterol e da pressão arterial.

Ao consumirmos aveia estimulamos a produção de um hormônio conhecido como grelina, cuja função é informar ao cérebro que o corpo está saciado.

Além disso, possui baixo índice glicêmico e, ao invés de elevar os picos de açúcar, ajuda a transformá-los em fontes de energia para o corpo.

Visite este artigo: Ataques de ansiedade: quando ninguém entende o que acontece comigo

7. Anchova para reduzir o apetiteAnchova para controlar o apetite

A anchova é um alimento muito completo do ponto de vista nutricional porque proporciona:

  • grandes quantidades de proteínas,
  • vitaminas,
  • minerais essenciais.

Ao contrário dos outros tipos de carnes, não possui tantas calorias. Por outro lado, proporciona uma quantidade significativa de ômega 3.

Todos esses nutrientes ajudam a controlar o apetite durante as crises de ansiedade e, consequentemente, promovem a saúde cardiovascular e cerebral.

De fato, quando a adicionamos na dieta regular melhoramos a atividade do metabolismo e fortalecemos a massa muscular.

Algumas variedades recomendadas são:

  • Salmão.
  • Cavalinha.
  • Atum.
  • Sardinhas.
  • Bacalhau.
  • Arenque.

Não consegue controlar sua ansiedade? Então, aumente o consumo dos alimentos mencionados e descubra seus efeitos para prolongar a sensação de saciedade por mais tempo.

Será um grande apoio para sua dieta!

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue antenado na nossa página porque temos mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.

  • Canetti, L., Bachar, E., & Berry, E. M. (2002). Food and emotion. Behavioural Processes60(2), 157–164. https://doi.org/10.1016/S0376-6357(02)00082-7
  • Jackson, P. (2010). Food stories: Consumption in an age of anxiety. Cultural Geographies17(2), 147–165. https://doi.org/10.1177/1474474010363844