4 valores importantes para transmitir aos seus filhos

· 14 de fevereiro de 2015
É muito importante que as crianças aprendam que tudo na vida requer um esforço e que uma forma de ser mais feliz é aprender a apreciar as coisas simples.

 

Educar uma criança é uma tarefa extremamente difícil. Os valores que ensinamos aos nossos filhos serão carregados por eles ao longo da vida, portanto o aprendizado nesta etapa é fundamental para moldar os comportamentos que eles terão no futuro.

Não importa se somos pais, avós, padrinhos ou professores, todos devemos estar atentos ao progresso das crianças; bem como devemos tentar transmitir os valores corretos da melhor forma possível.

Há quatro valores que acreditamos serem cruciais na educação de nossas crianças; por isso, devemos dedicar atenção especial para ensiná-los quando elas ainda são pequenas.

4 valores importantes

1. Empatia

Empatia é a habilidade de imaginar e entender como outra pessoa está se sentindo em uma determinada situação, e responder com cuidado e carinho.

Desenvolver empatia ajuda a criança não só a compreender os sentimentos dos outros, mas também os seus próprios.

Além disso, contribui para o aprendizado de como lidar com eles.

Este valor permite que a criança compreenda o que faz mal e o que pode causar tristeza aos outros, aprendendo a tratá-los da melhor forma possível; ainda vivendo com respeito, felicidade e harmonia.

Ensinar empatia a uma criança não é uma tarefa simples, mas algumas ideias podem facilitar o processo.

É importante falar sobre os sentimentos e emoções dos outros, explicar o que sentem o e porque aquilo está acontecendo.

É possível mostrar também quais seriam as respostas apropriadas em uma determinada situação, por exemplo: “Seu amigo caiu e está chorando, vamos pegar um pouco de gelo para o machucado e dar um abraço nele”.

Ensinar valores aos filhos

Leia também: Pessoas empáticas: 5 características

2. Humildade

Devemos ensinar nossos filhos que eles não são superiores a ninguém, e devem tratar a todos da mesma maneira sempre.

Pessoas humildes tendem a ser mais felizes, pois entendem que as coisas mais importantes na vida são as mais simples.

A humildade permite que a criança conheça melhor a si mesma e às pessoas ao seu redor, desenvolvendo uma visão mais “pé no chão” em relação à vida.

Assim sendo, entenderá que o que nos traz felicidade não são os bens materiais, mas sim os momentos que passamos com as pessoas que amamos.

Para ensinar este valor, é importante não satisfazer todas as vontades da criança, comprando muitos presentes e nunca dizendo “não” aos seus desejos.

A criança deve entender que as coisas não caem do céu, e tudo requer esforço e dedicação.

Também é importante lembrá-la sempre de que somos todos iguais e devemos ser tratados como tal, já que no fundo só queremos ser felizes e viver bem.

3. Comprometimento

O comprometimento é um dos valores que deve ser ensinado desde pequeno, para garantir que nossas crianças cresçam e se tornem adultos maduros e responsáveis.

Esta virtude ajudará que elas se comprometam sempre na vida, seja com os estudos, com o trabalho ou com os relacionamentos.

É fundamental ensiná-las a importância de dar a sua palavra, de cumprir sempre o que prometemos.

Além disso, devemos explicar que os objetivos que queremos alcançar na vida só serão atingidos com muito esforço e dedicação; ainda mais, se realmente quisermos algo, devemos nos comprometer por completo para consegui-lo.

Algumas formas de ensinar as crianças a terem mais responsabilidade é designar algumas tarefas regulares, deixar que elas tomem algumas decisões por si próprias, e discutir cada situação; permitindo que ela chegue à sua própria conclusão, ao invés de automaticamente dizer o que ela deve fazer.

Ensinar autoestima para os filhos - valores importantes

4. Autoestima

A autoestima adquirida na infância irá moldar as atitudes da criança na adolescência e na vida adulta. Uma pessoa autoconfiante torna-se forte, e alguém a quem os outros terão dificuldade de afetar negativamente.

A baixa autoestima é uma das principais causas de distúrbios de ansiedade, tristeza crônica e até depressão, por isso devemos ensinar este valor o antes possível.

É importante apoiar, elogiar, valorizar o que nossos filhos fazem bem e incentivar o esforço para corrigir o que eles ainda não dominaram.

É fundamental estimular as crianças a fazerem as coisas com confiança, mostrando que errar é normal. O

O que não podemos é ficar paralisados com medo de tentar.

Por isso, temos que fazer com que elas acreditem que, com esforço e comprometimento, poderão alcançar qualquer coisa.

Alguém com autoestima alta irá buscar a felicidade, confiante de que alcançá-la é algo possível; e que, como qualquer outra pessoa, merece e tem totais condições de ser completamente feliz.  

Talvez te interesse: Autoestima: a chave para a felicidade

Lembre-se: seus próprios valores servirão como exemplo

É importante lembrar que as crianças inspiram-se nos pais e pessoas próximas; como também aprendem com base nos exemplos vistos no dia-a-dia.

Dessa forma, um ponto fundamental para transmitir-lhes estes valores é estar sempre atento ao seu próprio comportamento; para que elas espelhem-se em alguém que pratique as atitudes que queremos que elas levem consigo durante a vida.