Os 10 melhores filmes de animação de todos os tempos
A animação chegou para ficar. Desde sua criação, há mais de 100 anos, o cinema de animação evoluiu bastante, sendo responsável por milhões de ótimos filmes em todo o mundo.
A questão é que: não importa se somos crianças ou adultos, todos nós temos um filme de animação favorito. Continue lendo e descubra 10 dos melhores filmes de animação de todos os tempos.
Nas últimas décadas e graças ao avanço da tecnologia, foram feitos milhões de filmes com diversas técnicas de animação para encantar, questionar e surpreender os espectadores. No entanto, nem todos tiveram a mesma importância e popularidade ao longo dos anos. Esta é uma seleção com alguns dos melhores filmes de animação. Em qual posição está o seu favorito?
10. Perfect Blue (Satoshi Kon, 1997)
Este thriller psicológico é considerado uma das obras-primas do anime, recebendo elogios de fãs e críticos. É também uma crítica à indústria de idols, termo usado para denominar os cantores populares no Oriente.
O filme está centrado na vida de Mima, a vocalista de um grupo musical japonês que, devido às fracas vendas de discos, consegue um papel em uma série de televisão. No entanto, as coisas não dão muito certo e ela cai em uma profunda depressão que a leva a repensar a própria existência. A crise se torna cada vez maior quando a série é transmitida e ela descobre que está sendo vigiada, confundindo ficção com sua vida real.
Continue lendo: 9 filmes que os amantes de psicologia deveriam assistir
9. Viva – A vida é uma festa (Lee Unkrich e Adrian Molina, 2017)
Este filme é uma carta de amor cinematográfica à cultura e ao folclore mexicanos, e um melodrama musical no qual as canções têm o poder de dar vida à memória dos nossos antepassados. A obra teve uma das maiores bilheterias do ano e levou para casa o Oscar de Melhor Animação.
O filme é baseado no tradicional Dia dos Mortos, uma das festas mexicanas mais importantes. Ele conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que é enviado acidentalmente para a terra dos mortos. É lá que ele busca a ajuda de seu tataravô para que ele lhe dê a bênção para se tornar músico e tentar voltar para casa.
8. O Castelo Animado (Hayao Miyazaki, 2004)
Este filme surreal e mágico trata de questões como pacifismo, feminismo e respeito pela velhice, com personagens únicos e particulares que nos expõem seus sentimentos através de suas experiências e dificuldades. Essa é uma grande contribuição de Miyazaki para a história do cinema de animação, das mãos do Studio Ghibli.
O filme se passa em uma terra fictícia dominada pela magia e tecnologia do século 20. É lá que a pequena Sophie, a protagonista, é vítima de um feitiço de uma bruxa que a faz ter a aparência de uma anciã. É por isso que, para acabar com a maldição, ele decide ir em busca da ajuda de um poderoso mago que mora em um enorme castelo itinerante.
7. A Bela e a Fera (Gary Trousdale, Kirk Wise, 1991)
Este filme, que conta a história de uma das princesas mais populares do catálogo da Disney, foi o primeiro filme de animação a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, já que naquela época a categoria de Melhor Filme de Animação ainda não existia. Ele está na 34ª posição dos melhores filmes românticos dos EUA.
Baseado no romance homônimo escrito em 1756, ele narra a história de Bela, uma jovem inteligente que, por um azar do destino, acaba trancada no castelo de uma enorme fera, sem saber que na realidade se trata de um príncipe que foi enfeitiçado por uma bruxa malvada e que só precisa de amor verdadeiro para quebrar a maldição.
Também pode te interessar: 6 filmes sobre o amor que te farão chorar
6. Com amor, Van Gogh (Dorota Kobiela e Hugh Welchman, 2017)
A vida do talentoso e enigmático Vincent van Gogh é o fio condutor deste filme magistral. Com um total de 65.000 quadros, esta obra foi elaborada inteiramente com pinturas a óleo, nas quais participaram mais de 115 artistas de todo o mundo. Assim, mantendo uma linha que segue fielmente o estilo pictórico do artista holandês, suas pinturas e sua história ganham vida através da telona.
O filme é uma profunda homenagem à carreira artística do pintor e expõe na tela as circunstâncias de sua morte trágica e solitária em 1890. Ele percorre o episódios de depressão de van Gogh e as tentativas de superá-la, até o incidente popular em que ele cortou a própria orelha dá-la a uma prostituta.
5. A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2001)
Este é um dos filmes mais memoráveis do Studio Ghibli e o segundo anime de maior bilheteria da história. Uma obra magnífica e deslumbrante que mistura a perfeição a naturalidade das paisagens do Oriente com o surrealismo e a magia de seu folclore tradicional.
Ele narra a história de Chihiro Ogino, uma garotinha que, por acaso, entra sem saber em um mundo dominado por espíritos da mitologia japonesa. Mas antes que ela possa voltar à realidade, percebe que a poderosa bruxa Yubaba transformou seus pais em porcos. É por isso que ela precisa trabalhar para tentar voltar à normalidade.
4. Divertidamente (Pete Docter, Ronnie Del Carmen, 2015)
Este filme da Pixar se trata de uma jornada na mente da pequena Riley, uma menina de 11 anos que precisa lidar com os próprios sentimentos para enfrentar os desafios da vida e a maturidade, mostrando a importância de emoções como alegria, tristeza, raiva, medo e desagrado para nos ajudar a seguir em frente.
O enredo se concentra no fato de que todas as experiências e emoções que vivemos ao longo de nossas vidas são as bases que fundamentam e compõem o nosso ser. A obra foi premiada com um Oscar e um Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação.
3. Your Name (Makoto Shinkai, 2016)
Este filme de animação japonês ocupa o terceiro lugar entre os animes de maior bilheteria da história. A obra trata de temas como modernidade, amor e amizade.
Depois de fazer um desejo, Mitsuha Miyamizu, uma jovem estudante do ensino médio, começa a trocar de corpo com Taki Tachibana, outro adolescente a centenas de quilômetros de distância, quando ambos estão dormindo.
Os dois começam a se comunicar por meio de anotações e tentam entender o que está acontecendo. É assim que eles inevitavelmente começam a criar uma relação amorosa, apesar das dificuldades e da distância. Esta obra é um lindo trabalho narrativo e visual com um tema maduro, que pode ser apreciado tanto por adultos quanto por crianças.
2 . O Rei Leão (Rob Minkoff e Roger Allers, 1994)
Essa é uma das animações mais famosas do catálogo da Disney e o filme de animação 2D de maior bilheteria da história. A obra teve um orçamento de 45 milhões de dólares e arrecadou mais de 965 milhões em todo o mundo. Além disso ganhou dois Oscars e dois Globos de Ouro por sua trilha sonora e canção original.
O filme está ambientado na savana africana e nos conta as aventuras do pequeno Simba, um jovem leão herdeiro do trono. Mas tudo muda no dia em que seu tio Scar o acusa de matar o pai, pois queria tomar o poder.
Simba precisa se exilar, mas não desiste. Assim, com a ajuda de seus novos amigos, ele recarrega energias suficientes para voltar e tentar recuperar o seu lugar de direito.
1. Túmulo dos Vagalumes (Isao Takahata, 1988)
Esse é o terceiro longa-metragem do Studio Ghibli desta lista, sendo baseado no romance homônimo de Akiyuki Nosaka que narra as próprias experiências vividas durante a Segunda Guerra Mundial.
Junto com A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, e O Pianista, de Roman Polanski, esse é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos.
Trata-se de uma história comovente e dolorosa sobre dois irmãos menores que perdem a mãe durante um bombardeio e são forçados a sobreviver sozinhos no meio do conflito. Este filme tenta mostrar a realidade violenta que milhões de adultos e crianças enfrentaram durante a guerra, e merece ser reconhecido como um dos melhores filmes de animação de todos os tempos.
Menções especiais dos melhores filmes de animação de todos os tempos
Entre os melhores filmes de animação de todos os tempos existem grandes títulos que não podem faltar, pois merecem ser assistidos. Alguns filmes são conhecidos e outros mais independentes, mas todos nos permitem ver o mundo com outros olhos e desfrutar das maravilhas surrealistas dos filmes de animação.
Estas são algumas menções especiais para completar a sua maratona. Qual a sua favorita?
- Persépolis (Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud, 2007).
- A voz do Silêncio (Naoko Yamada, 2016).
- O Fantasma do Futuro (Mamoru Oshii, 1995).
- WALL-E (Andrew Stanton, 2008).
- Toy Story 3 (Lee Unkrich, 2010).
- Soul (Pete Docter e Kemp Powers, 2020).
- Coraline e o Mundo Secreto (Henry Selick, 2009).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.