Óleos naturais para tratar a celulite: uma revisão

24 de dezembro de 2019
A celulite é um problema estético que pode afetar a autoestima das pessoas e levá-las a tomar as medidas necessárias para se livrar dela.

Você já ouviu falar dos melhores óleos naturais para tratar a celulite? Você já experimentou alguns ou ainda está considerando as opções?

No campo da medicina alternativa, existem vários tipos de tratamento para várias condições, incluindo a celulite. Um dos mais populares é a aplicação de óleos naturais, loções e outras pomadas na pele.

Entre as razões para o uso de tais produtos, o efeito que alguns compostos dos ingredientes podem ter é geralmente destacado. Agora, eles são realmente tão poderosos quanto você quer acreditar?

A seguir, revisaremos o que geralmente se diz sobre os óleos naturais para combater a celulite e por que pode ser válido usá-los para minimizar a aparência de “casca de laranja”.

Vitamina C e os antioxidantes: a solução?

 

Óleos cítricos para tratar a celulite

Muitos dos óleos naturais produzidos a partir de algumas frutas cítricas, como a laranja e o limão, fontes de vitamina C prometem ser uma ótima solução para o problema da celulite.

No entanto, a verdade é que, de acordo com evidências científicas, o que pode realmente ser benéfico é o consumo de alimentos ricos em vitamina C, dentro de uma dieta equilibrada.

A vitamina C atua como um poderoso antioxidante, capaz de melhorar a saúde da pele e também apoiar o processo de regeneração do colágeno. Para tirar proveito disso, é mais conveniente incluir alimentos ricos nesta substância.

Lembre-se de que as causas da formação da celulite são diversas e respondem a fatores como: atividade hormonal, genética, dieta e, em geral, estilo de vida. Porém, é possível minimizá-las mantendo bons hábitos de vida e, acima de tudo, abandonando o estilo de vida sedentário. As pessoas insistem em procurar outras soluções. Neste caso, os óleos essenciais.

Os óleos naturais mais recomendados

Canela

Enquanto os bons hábitos de vida forem mantidos, é válido recorrer a massagens com óleos essenciais para ajudar a reduzir a celulite. Na maioria dos casos, esses óleos hidratam profundamente a pele, algo que ajuda a melhorar a sua aparência e, portanto, torna a celulite menos pronunciada.

  • Óleos de frutas cítricas: laranja, limão, lima, etc.
  • Óleo de cipreste (que também é usado na aromaterapia, pois seu cheiro refrescante é muito relaxante).
  • Óleo de coco.
  • Óleo de canela.

O caso do óleo essencial de rosa mosqueta

Óleo de rosa mosqueta para tratar a celulite

óleo de rosa mosqueta é amplamente utilizado no mundo da beleza e estética não só devido ao seu aroma, mas pela sua capacidade de estimular a regeneração de tecidos e possuir um excelente efeito cicatrizante.

É usado para reduzir as marcas das cicatrizes e estrias mais recentes e também é incluído em algumas loções para reduzir o aspecto “casca de laranja” da pele.

A considerar

  • Lembre-se de que, independentemente do óleo escolhido, você deve aplicá-lo com uma massagem suave, sem pressionar ou beliscar a pele. 
  • O movimento das mãos ao fazer a massagem deve ser circular, usando as pontas dos dedos.
  • Você deve limpar as mãos antes de aplicar o óleo, dessa forma, poderá deslizar as mãos mais suavemente sobre a pele.

Lembre-se de que, além de massagens relaxantes com óleos essenciais, você deve melhorar o seu estilo de vida e seguir as instruções do seu médico para minimizar a celulite.