Óleos naturais para tratar a celulite: uma revisão

A celulite é um problema estético que pode afetar a autoestima das pessoas e levá-las a tomar qualquer medida para se livrar dela.
Óleos naturais para tratar a celulite: uma revisão

Última atualização: 19 Novembro, 2020

Você já ouviu falar dos melhores óleos naturais para tratar a celulite? Já experimentou algum ou ainda está considerando as opções?

No campo da medicina alternativa, existem vários tipos de tratamento para várias condições, incluindo a celulite. Um dos mais populares é a aplicação de óleos naturais, loções e outras pomadas na pele.

Entre as razões para o uso de tais produtos, costuma-se destacar o efeito de alguns compostos dos ingredientes. Mas será que eles são realmente tão poderosos quanto se quer acreditar?

A seguir, vamos revisar o que se costuma dizer sobre os óleos naturais para combater a celulite e por que pode ser válido usá-los para minimizar a aparência de pele de “casca de laranja".

Vitamina C e os antioxidantes: a solução?

 

Óleos cítricos para tratar a celulite

Muitos dos óleos naturais produzidos a partir de algumas frutas cítricas, como a laranja e o limão, fontes de vitamina C prometem ser uma ótima solução para o problema da celulite.

No entanto, a verdade é que, de acordo com evidências científicas, o que pode realmente ser benéfico é o consumo de alimentos ricos em vitamina C dentro de uma dieta equilibrada.

A vitamina C atua como um poderoso antioxidante, capaz de melhorar a saúde da pele e, também, apoiar o processo de regeneração do colágeno. Para tirar proveito disso, o mais conveniente é incluir alimentos ricos nessa substância.

Lembre-se de que as causas da formação da celulite são diversas e respondem a fatores como: atividade hormonal, genética, dieta e, em geral, estilo de vida.

Porém, é possível minimizar a celulite ao manter bons hábitos de vida e, acima de tudo, abandonando o estilo de vida sedentário. As pessoas insistem em procurar outras soluções. Nesse caso, os óleos essenciais.

Os óleos naturais mais recomendados

Canela

Desde que os bons hábitos de vida forem mantidos, é válido recorrer a massagens com óleos essenciais para ajudar a reduzir a celulite. Na maioria dos casos, esses óleos hidratam profundamente a pele, algo que ajuda a melhorar sua aparência e, portanto, torna a celulite menos pronunciada.

  • Óleo de coco.
  • Óleo de canela.
  • Óleos de frutas cítricas: laranja, limão, lima, etc.
  • Óleo de cipreste (que também é usado na aromaterapia, pois seu cheiro refrescante é muito relaxante).

O caso do óleo essencial de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é amplamente utilizado no mundo da estética não só devido ao seu aroma, mas também por sua capacidade de estimular a regeneração dos tecidos e, por isso, possuir um excelente efeito cicatrizante.

Em geral, é usado para reduzir as marcas das cicatrizes mais recentes e das estrias, e também é incluído em algumas loções para reduzir o aspecto “casca de laranja" da pele.

Os benefícios da constância e da consistência

Independentemente do óleo que escolher, você deve aplicá-lo com uma massagem leve, sem realizar pressão ou beliscar a pele. Para isso, é necessário estar com as mãos limpas antes de aplicar o óleo. Dessa forma, você poderá deslizar as mãos com mais suavidade sobre sua pele.

Ao fazer a massagem anticelulite, o movimento das mãos deve ser circular, com a ponta dos dedos, sem aplicar muita pressão.

Lembre-se de que, para poder apreciar bons resultados, você deve ser constante na aplicação do produto que escolheu para cuidar da sua pele, bem como na realização da automassagem. Caso contrário, dificilmente você vai obter os benefícios que deseja.

Também considere que, além de aplicar alguns dos óleos naturais contra a celulite, há quem recorra a cremes e loções hidratantes com vitamina C para cuidar da pele. Seu médico é quem poderá orientar você sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Vá em frente e cuide-se melhor ao longo da semana, mantendo um estilo de vida saudável e consistente. Assim, você verá todos os benefícios que vai obter, não apenas uma pele com menos celulite.

Por outro lado, lembre-se de que se sua pele é delicada, seja por ser muito sensível ou por sofrer de algum distúrbio dermatológico, você sempre deve consultar o médico antes de aplicar qualquer óleo essencial ou outros produtos similares a fim de evitar reações adversas.

Pode interessar a você...
Como eliminar a celulite com uma dieta saudável
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como eliminar a celulite com uma dieta saudável

É o pesadelo das mulheres, sem importar a idade, o peso ou a estrutura física. Saiba como eliminar a celulite com uma dieta saudável.