Tudo que você precisa saber sobre o óleo de canola

03 Abril, 2020
O óleo de canola é um dos óleos vegetais mais populares. Foi a indústria do Canadá que começou a desenvolvê-lo em 1978, modificando geneticamente as plantas de colza.

O óleo de canola é um óleo de origem vegetal encontrado em inúmeros alimentos. Muitas pessoas eliminaram o óleo de canola da dieta devido a preocupações relacionadas aos seus efeitos na saúde e aos seus métodos de produção.

No entanto, se você ainda se pergunta se é bom ou não usar esse óleo, neste artigo explicaremos a resposta. Não perca!

O que é o óleo de canola?

Óleo de canola
O óleo de canola é usado com frequência na indústria de alimentos em muitas preparações.

O óleo de canola é um dos óleos vegetais mais populares. Ele surgiu no Canadá; foi a indústria desse país que começou a desenvolvê-lo em 1978, modificando geneticamente as plantas de colza.

Embora a planta de canola pareça idêntica à planta de colza, ela contém nutrientes diferentes e seu óleo é “seguro” para o consumo humano. A maioria das culturas é geneticamente modificada para melhorar a qualidade do óleo e aumentar a tolerância das plantas aos herbicidas.

Como este óleo é elaborado?

Existem muitas etapas no processo de fabricação do óleo de canola. De acordo com o Conselho de Canola do Canadá, esse processo envolve as seguintes etapas:

  • Limpeza das sementes. As sementes de canola são separadas e limpas para remover as impurezas, como os talos das plantas e a sujeira.
  • Condicionamento e descamação das sementes. As sementes são preaquecidas a aproximadamente 35 °C; logo se formam “flocos” nos moinhos para quebrar a parede celular da semente.
  • Cozimento das sementes. Os flocos das sementes são cozidos no vapor. Geralmente, esse processo de aquecimento dura de 15 a 20 minutos a uma temperatura de 80-105 °C.
  • Logo em seguida, os flocos de sementes de canola cozidos são prensados em uma série de prensas de parafuso. Essa ação remove de 50 a 60% do óleo dos flocos, permitindo que o restante seja extraído por outros meios.
  • Extração. Os flocos de sementes restantes, que contêm de 18-20% do óleo restante, são decompostos ainda mais usando um produto químico chamado hexano, para obter o restante do óleo.
  • Em seguida, o hexano é separado da farinha de canola, aquecendo-o pela terceira vez a 95–115 °C através da exposição ao vapor.
  • Processamento do óleo. O óleo extraído é refinado por vários métodos, como a destilação a vapor, a exposição ao ácido fosfórico e a filtração através de argilas ativadas por ácido.

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Teor de nutrientes do óleo de canola

Em comparação com outros óleos, a canola não é uma boa fonte de nutrientes. Uma colher (15 ml) de óleo de canola fornece:

  • Calorias: 124 kcal
  • Vitamina E: 12% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Vitamina K: 12% da IDR.

Além das vitaminas E e K, o óleo de canola não possui outras vitaminas e minerais.

Composição dos ácidos graxos

O óleo de canola é frequentemente promovido como um dos mais saudáveis ​​devido ao seu baixo nível de gordura saturada. Sendo assim, aqui está a decomposição dos ácidos graxos do óleo de canola:

  • Saturados: 7%
  • Monoinsaturados: 64%
  • Poli-insaturados: 28%

As gorduras poli-insaturadas no óleo de canola incluem 21% de ácido linoleico, mais conhecido como ácido graxo ômega-6, e 11% de ácido alfa-linolênico (ALA), um tipo de ácido graxo ômega-3 derivado de fontes vegetais.

Muitas pessoas, especialmente aquelas que seguem dietas vegetarianas, contam com fontes de ALA para aumentar os níveis de gorduras ômega-3 DHA e EPA. Estes são fundamentais para a saúde do coração e do cérebro.

Embora o nosso corpo possa converter ALA em DHA e EPA, pesquisas mostram que esse processo é altamente ineficiente. No entanto, o ALA possui alguns benefícios, pois pode reduzir o risco de fraturas e proteger contra doenças cardíacas e diabetes do tipo 2.

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Por que o óleo de canola poderia ser considerado prejudicial para a saúde?

Saúde arterial
O principal risco associado ao óleo de canola é o risco cardiovascular pela possível presença de gordura trans.

É importante ter em mente que os métodos de aquecimento usados ​​durante a fabricação da canola, bem como os métodos de cozimento em altas temperatura, como as frituras, têm um impacto negativo nas gorduras poli-insaturadas, como a ALA.

Além disso, durante a exposição a altas temperaturas no processamento, uma pequena quantidade de gorduras insaturadas no óleo, especialmente suas gorduras poli-insaturadas, são convertidas em gorduras trans, o que reduz ainda mais a quantidade de ácidos graxos ômega-3.

As gorduras trans são prejudiciais, mesmo em pequenas quantidades, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pedir a eliminação global dessas gorduras nos alimentos até 2023.

Por fim, recomendamos que, se você decidir consumir esse tipo de óleo, seja de origem orgânica e que não tenha sido manipulado geneticamente. Caso contrário, seu consumo pode ser prejudicial.

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