Incríveis benefícios do óleo essencial de incenso

16 de abril de 2019
Graças às suas propriedades o óleo essencial de incenso pode nos ajudar a cuidar da saúde da pele. Favorece a cicatrização, é anti-inflamatório e, além disso, tem um aroma relaxante.

O uso de óleos essenciais é ancestral. Em culturas como a asiática e a europeia mediterrânea, por exemplo, eram usados como remédios naturais. Neste caso, nos referimos ao óleo essencial de incenso.

Este óleo natural tem propriedades medicinais e estéticas. Descubra neste artigo todos os benefícios que pode nos oferecer.

Os óleos essenciais

Óleos essenciais são produzidos por destilação a seco de plantas aromáticas. Eles são feitos destilando a água e aplicando-a com a essência. Este processo evita a remoção das propriedades das plantas e, além disso, a água servirá apenas para dar ao óleo uma aparência líquida.

No processo de destilação, o óleo essencial é fisicamente separado da fase aquosa porque são lipossolúveis. Assim, quando separado, o efeito sobre a pele será maior e exercerá uma ação melhor sobre a pessoa.

O óleo essencial de incenso

O incenso é geralmente conhecido como pó ou em varinhas aromáticas. Esta essência vem da casca da Boswellia. A seiva branca é extraída da árvore e deixada endurecer por vários dias até se tornar uma resina de borracha.

A essência do incenso é composta por álcoois cetônicos, resinas naturais e terpenos. Outros componentes químicos da essência do incenso são, por exemplo, alfa pineno, acil, acetato de bornil e octilo.

Um óleo essencial com propriedades curativas

Dentre as propriedades do óleo essencial de incenso encontramos a de relaxar ou estimular a psique. Isso acontece porque o aroma potencializa a sensação através do olfato.

Assim, ao aplicar o óleo, os processos naturais de cicatrização, regeneração, anti-inflamatórios e defensivos melhorarão a pele. Além disso, também ajudará a fortalecer a pele e reduzir problemas respiratórios, entre outros benefícios para o corpo.

Descubra também: 6 alterações que você deve fazer em sua dieta para cuidar da pele

Propriedades do óleo essencial de incenso para o corpo

Rejuvenesce a pele

O óleo essencial de incenso ajuda a fortalecer a pele. Além de rejuvenescer, o aroma fica impregnado.

Por isso, aplique este óleo antes de dormir e massageie suavemente a pele para promover a absorção. Sua pele ficará forte e hidratada com este tratamento natural. O óleo essencial de incenso te ajudará a exibir uma pele mais radiante e saudável!

Ajuda a fortalecer as articulações e prevenir artrite

O óleo essencial de incenso é ideal para aliviar dores nas articulações e inchaços nas pernas ou nos braços. Faça uma massagem com o óleo nas áreas afetadas. Suas propriedades anti-inflamatórias penetrarão na pele e aliviarão a dor.

Para pessoas que sofrem de artrite, este óleo será um aliado para aliviar a dor. Neste caso, a massagem deve ser mais lenta para evitar inflamação nas articulações.

Óleo de incenso em pó

O óleo essencial de incenso reduz problemas respiratórios

Para combater problemas respiratórios, esse óleo pode ser aplicado em solução tópica ou por inalação. Uma solução ideal é fazer vaporizações com este óleo, porque suas propriedades anti-inflamatórias ajudarão a limpar as vias aéreas.

Além disso, o cheiro desse óleo é reconfortante e você sentirá o ar fluindo nas narinas. Os tratamentos de alguns problemas como a asma podem ser beneficiados com este óleo. No entanto, se sofrer de sinusite, deve consultar o seu médico para evitar irritações.

Previne o aparecimento de transtornos digestivos

O óleo essencial de incenso acelera a secreção de sucos gástricos, bílis e ácidos. O consumo deste óleo estimula o movimento peristáltico para que a comida se mova corretamente. Também ajuda a reduzir a irritação no intestino.

  • Adicione algumas gotas de óleo em um copo de água e beba depois do café da manhã.
  • Você pode ingerir este óleo duas ou três vezes por dia. Recomenda-se fazê-lo no final das refeições para ajudar no processo digestivo.

Leia este artigo: 5 truques ideais para combater o mau hálito

O óleo essencial de incenso também combate o mau hálito e ajuda na saúde bucal

Óleo de incenso engarrafado

Para terminar, se você tiver mau hálito ou dores nos molares, não se preocupe, pois esse óleo ajudará a sua saúde bucal. As qualidades antissépticas deste óleo podem prevenir mau hálito, cáries, dores de dente, feridas na boca e outras infecções na boca.

  • Primeiramente, coloque três gotas do óleo essencial de incenso em um copo de água e, em seguida, gargareje depois de escovar os dentes.
  • Com este simples remédio natural, você evitará o aparecimento de feridas e terá uma melhor saúde bucal.

Você já conhece os benefícios desse óleo. Agora pode aproveitá-lo para melhorar as diferentes condições do corpo. Além disso, você poderá desfrutar de seu aroma intenso e agradável.

  • Baratta, M. T., Dorman, H. J. D., Deans, S. G., Figueiredo, A. C., Barroso, J. G., & Ruberto, G. (1998). Antimicrobial and antioxidant properties of some commercial essential oils. Flavour and Fragrance Journal. https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-1026(1998070)13:4<235::AID-FFJ733>3.0.CO;2-T
  • Siddiqui, M. Z. (2011). Boswellia Serrata, A Potential Antiinflammatory Agent: An Overview. Indian J Pharm Sci. https://doi.org/10.4103/0250-474X.93507
  • Lee, H. Y., Yun, M. Y., & Kang, S. M. (2008). Anti-inflammatory effect of Boswellia sacra (Franckincense) essential oil in a mouse model of allergic asthma. Korean Journal of Microbiology and Biotechnology.