O treino de Casemiro que o levou ao mais alto nível do Real Madrid

Casemiro é um dos meio-campistas centrais mais valorizados do mundo. Para atingir o seu mais alto nível, o brasileiro recorre a diferentes treinos.
O treino de Casemiro que o levou ao mais alto nível do Real Madrid

Última atualização: 15 setembro, 2022

Com sua recente transferência para o Manchester United por 70 milhões de euros, Casemiro se tornou uma das vendas mais caras da história do Real Madrid. Nas suas nove temporadas com a equipe branca, e em grande parte graças à sua formação, conquistou muitos títulos e deixou uma marca no relvado do Santiago Bernabéu.

E a pegada não é apenas metafórica. É que Casemiro é um jogador que se destaca pela sua implantação em todo o campo, com uma capacidade aeróbica e uma posição que o tornam um cão de caça para quem carrega a bola.

A sua presença foi fundamental para conseguir com o Real Madrid nada menos que 5 Ligas dos Campeões, 3 Ligas espanholas, 3 Mundiais de Clubes da FIFA e 3 Supertaças de Espanha. As rotinas de treino que demonstrou nestes anos permitiram-lhe atingir e manter-se ao mais alto nível.

As diferentes rotinas de treino de Casemiro

Para além da qualidade indiscutível e do contributo para o futebol da sua equipe, Casemiro tem uma capacidade física impressionante. Para atingir esse estado de forma, o brasileiro recorre a vários métodos —além de sessões com seu clube— para trabalhar áreas específicas do corpo. A seguir, detalhamos alguns deles.

As diferentes rotinas de treino de Casemiro
Hipóxia intermitente, trabalho de core e cross training são algumas das chaves de Casemiro para manter seu alto nível atlético.

Treinamento com hipóxia intermitente

Uma das metodologias mais marcantes que Casemiro demonstrou é a hipóxia intermitente. Consiste no uso de uma máscara também chamada de máscara de treinamento. Esta é colocada sobre a boca e o nariz para respirar.

A máscara de treino mede e regula o oxigênio que entra e sai durante a atividade física. Sua tarefa é simular as condições de treinamento em altitude, o que favorece a aceleração do metabolismo e a geração de glóbulos vermelhos, fundamentais para transportar oxigênio e transformá-lo em dióxido de carbono.

Rotina de treinos de Casemiro para a zona média

A zona média, ou seja, a região que inclui os músculos abdominais e a região lombar, é fundamental para o desempenho de um atleta. Entre outros benefícios, fortalecê-la se traduz em mais estabilidade, equilíbrio e força.

O meio-campista do Manchester United treina muito o core. Como ele mesmo demonstrou em suas redes sociais, é capaz de realizar exercícios extremamente complexos para esses músculos.

Por exemplo, foi gravado usando a roda abdominal… em uma esteira! Em outro vídeo você pode ver o jogador brasileiro fazendo a prancha abdominal em uma bola suíça que flutua em uma piscina. Realmente, isso fala de uma capacidade excepcional com essa região do corpo.

Da mesma forma, ele foi visto fazendo um exercício abdominal inferior com uma barra. Para fazer isso, ele se deitou de costas no chão com uma barra atrás da cabeça. A partir dessa posição com os braços, ele consegue fazer o movimento de levantar e abaixar as pernas sem dobrar os joelhos. Você consegue?

Coordenação, outra habilidade que Casemiro treina

Mais um exemplo da capacidade física de Casemiro tem a ver com a sua coordenação. Nesse sentido, ele mostrou seus exercícios combinando uma bola de futebol e uma bola de tênis. Ele usou óculos para atrapalhar sua visão. “Smart Gym”, catalogou o próprio jogador em sua publicação.

Cross training também ocorre em suas rotinas. Na verdade, ele estrelou momentos engraçados jogando basquete. Embora ele não tenha mostrado muita precisão nos arremessos de 3 pontos, ele mostrou sua habilidade de pular marcando algumas enterradas impressionantes.

Por que é bom fazer cross training? Esses trabalhos —que consistem em praticar uma disciplina diferente da habitual— permitem a geração de novos estímulos nos músculos e, assim, evitam se acostumar com as mesmas exigências.

Coordenação, outra habilidade que Casemiro treina
Aos 30 anos, Casemiro mantém um excelente desempenho esportivo. Assim, várias equipes aspiram tê-lo.

A Formação de Casemiro estimula sua permanência

Considerando o esforço e a disciplina que o futebolista coloca para cuidar do seu corpo, não é de estranhar que se mantenha em plena forma aos 30 anos. E não só isso, grandes equipes da Europa estão lutando por seu passe para tê-lo entre suas fileiras.

Outra informação que explica sua condição física são as lesões que sofreu. Com uma média de uma lesão por temporada, apenas duas pequenas lesões musculares aparecem. Seu período máximo fora de campo foi devido a uma fissura na fíbula que o deixou 60 dias sem atividade.

Com tudo isso, Casemiro e suas sessões de treinamento são apenas mais um exemplo do que o compromisso e a atenção aos detalhes podem alcançar grandes coisas. Agora com o Manchester United, ele buscará continuar na elite do futebol mundial com o desempenho a que nos habituou.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.