O soro do leite é bom para a pele?

O soro do leite se tornou popular como um remédio natural para o cuidado da pele. Dizem que ele reduz as manchas e ajuda a obter uma pele mais macia. Será que isso é verdade?
O soro do leite é bom para a pele?

Última atualização: 05 Junho, 2021

Devido à sua composição nutricional, acredita-se que os efeitos do soro do leite na pele ajudem a reduzir manchas, rugas e uma variedade de outras imperfeições. Além disso, é usado para limpar as impurezas que se acumulam nos poros.

O que as evidências dizem sobre isso? Este produto realmente ajuda a embelezar a pele? Nesse sentido, é importante fazer alguns esclarecimentos. Portanto, a seguir falaremos mais sobre as suas propriedades e os benefícios que muitos lhe atribuem. Continue lendo!

O que é o soro do leite?

O soro do leite é o produto que se obtém separando a manteiga do leite. De acordo com um artigo publicado no Journal of Dairy Science, é um dos ingredientes lácteos mais utilizados na indústria alimentícia, pois possui qualidades emulsificantes e tem um impacto positivo no paladar.

Por outro lado, é leve para o estômago e possui propriedades nutricionais relevantes. Em particular, contém o seguinte:

  • Vitaminas B, C, E e D.
  • Minerais como fósforo, sódio, cálcio, potássio, magnésio e manganês.
  • Ácidos graxos.
  • Proteínas de alto valor biológico.

No entanto, embora seja frequentemente usado para complementar a dieta, também ganhou popularidade como um adjuvante para manter a pele saudável e radiante. Inclusive, há quem o utilize no seu dia a dia para corrigir alterações na pele ou diminuir os efeitos do envelhecimento.

Combinar e aplicar leite de rosas e soro do leite na pele pode trazer benefícios
O soro do leite é usado em cosméticos naturais há muito tempo.

É bom aplicar o soro do leite na pele?

Na cosmética natural, o soro do leite tem sido utilizado como base para o preparo de remédios caseiros contra manchas, rugas, acne e dermatites. Alguns afirmam que a sua composição nutricional ajuda a manter a pele saudável e sem manchas. No entanto, as evidências a esse respeito ainda são limitadas.

Até o momento, não há estudos científicos que confirmem que a aplicação do soro do leite na pele melhore essas condições cutâneas. Apesar disso, seu uso regular é considerado seguro para a maioria das pessoas. Na verdade, ele pode ser combinado com outros ingredientes, como o mel ou a aveia, para preparar máscaras caseiras.

Os benefícios que se atribuem a esse produto lácteo são os seguintes:

  • É considerado um agente clareador, ideal para reduzir a presença de manchas na pele.
  • Possui propriedades calmantes que reduzem os sintomas de eczema e dermatites.
  • Seu teor de ácido lático contribui para o tratamento da acne.
  • Devido aos seus nutrientes, ajuda a proteger a barreira cutânea e atenua os danos do sol.
  • Suaviza a pele.
  • Ajuda a remover células mortas.

O soro do leite é bom para a pele? O que dizem as pesquisas?

Como mencionamos, não há estudos clínicos ou evidências para verificar os efeitos do soro do leite na pele. No entanto, há pesquisas que confirmam o seu teor de nutrientes e antioxidantes. Estes últimos, em particular, estão associadas à prevenção do envelhecimento precoce.

Um artigo de revisão publicado no The Journal of Dermatological Science afirma que os antioxidantes são essenciais para prevenir o envelhecimento fotoinduzido. Em outras palavras, eles ajudam a proteger as células dos efeitos da radiação e dos radicais livres que surgem da exposição ao sol.

Por outro lado, o ácido lático, um dos compostos do soro do leite, parece cuidar da pele. Uma revisão divulgada no International Journal of Dermatology constatou que essa substância ajuda a proteger a barreira da pele e possui qualidades hidratantes. Além disso, reduz o risco de envelhecimento precoce.

Outros elementos, como proteínas, vitaminas e minerais, também estão positivamente associados aos efeitos mencionados. Portanto, apesar da falta de estudos, parece que há um impacto positivo na aplicação do soro do leite na pele. Você se anima a experimentar?

Como usar o soro do leite na pele?

Um dos grandes benefícios do soro do leite é a sua versatilidade, que possibilita a sua utilização em muitos tratamentos caseiros para o cuidado da pele. É claro que também podemos aplicá-lo sozinho, com a ajuda de um algodão. Nesses casos, recomenda-se colocá-lo na geladeira para aplicá-lo bem frio.

Um dos ingredientes favoritos para combinar o soro do leite e aplicá-lo na pele é a água de rosas. Esta substância é considerada um tônico natural, ideal para refrescar o rosto e minimizar a produção de óleo. Além disso, ele também pode ser misturado com farinha de aveia ou qualquer ingrediente granulado para fazer uma esfoliação. A seguir, ensinamos como fazer uma máscara simples.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de soro de leite (59 mililitros)
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos (15 gramas)
  • 1 colher de sopa de mel (15 gramas)

Preparação

  • Adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma pasta. Se você sentir que está muito líquida, adicione mais mingau de aveia.

Modo de usar

  • Em primeiro lugar, limpe o rosto com uma toalha úmida.
  • Logo depois, aplique a máscara.
  • Deixe agir por 15 ou 20 minutos e remova com massagens circulares suaves.
  • Repita a aplicação 2 ou 3 vezes por semana.
Tratamentos naturais para as mãos
As propriedades antienvelhecimento do soro do leite derivam da capacidade de bloquear os radicais livres.

Lembre-se de consultar um dermatologista

Apesar dos benefícios potenciais do soro do leite para a pele, é sempre melhor consultar um dermatologista antes de usar esses tipos de ingredientes. Embora seja considerado seguro, não deve ser uma primeira opção na hora de tratar problemas dermatológicos.

O profissional, entre outras coisas, pode oferecer orientações a respeito de diferentes formas de usar o soro do leite como parte da rotina de beleza. Você pode até sugerir o uso de alguns produtos que tenham esse ingrediente em sua composição.

Pode interessar a você...
6 hábitos para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 hábitos para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele

O processo de envelhecimento da pele é inevitável. No entanto, é possível prevenir o envelhecimento precoce. Saiba como neste artigo!



  • Sodini I, Morin P, Olabi A, Jiménez-Flores R. Compositional and functional properties of buttermilk: a comparison between sweet, sour, and whey buttermilk. J Dairy Sci. 2006 Feb;89(2):525-36. doi: 10.3168/jds.S0022-0302(06)72115-4. PMID: 16428621.
  • Tang SC, Yang JH. Dual Effects of Alpha-Hydroxy Acids on the Skin. Molecules. 2018;23(4):863. Published 2018 Apr 10. doi:10.3390/molecules23040863
  • Conway V, Gauthier SF, Pouliot Y. Antioxidant activities of buttermilk proteins, whey proteins, and their enzymatic hydrolysates. J Agric Food Chem. 2013 Jan 16;61(2):364-72. doi: 10.1021/jf304309g. Epub 2012 Dec 31. PMID: 23244578.
  • Wong PY, Kitts DD. A comparison of the buttermilk solids functional properties to nonfat dried milk, soy protein isolate, dried egg white, and egg yolk powders. J Dairy Sci. 2003 Mar;86(3):746-54. doi: 10.3168/jds.S0022-0302(03)73655-8. PMID: 12703609.
  • Masaki H. Role of antioxidants in the skin: anti-aging effects. J Dermatol Sci. 2010 May;58(2):85-90. doi: 10.1016/j.jdermsci.2010.03.003. Epub 2010 Mar 17. PMID: 20399614.
  • Algiert-Zielińska B, Mucha P, Rotsztejn H. Lactic and lactobionic acids as typically moisturizing compounds. Int J Dermatol. 2019 Mar;58(3):374-379. doi: 10.1111/ijd.14202. Epub 2018 Sep 30. PMID: 30270529.
  • Smith WP. Epidermal and dermal effects of topical lactic acid. J Am Acad Dermatol. 1996 Sep;35(3 Pt 1):388-91. doi: 10.1016/s0190-9622(96)90602-7. PMID: 8784274.