O seu parceiro fala de noite enquanto dorme?
Certamente você já viu um filme em que alguém descobre uma infidelidade ou algo parecido quando seu parceiro fala de noite enquanto dorme.
Este é um distúrbio do sono real chamado sonilóquio. No entanto, se o seu parceiro falar de noite enquanto dorme, não espere descobrir um grande segredo, porque isso raramente acontece.
Falar enquanto dorme é uma situação bastante comum em crianças. Geralmente, torna-se menos frequente ou desaparece com a idade.
Embora seu nome signifique falar em sonhos, realmente não é assim.
- Sonilóquio ocorre na maioria das vezes na fase de sono profundo, em que não sonhamos.
- A pessoa que fala enquanto dorme não se lembra de fazer isso.
- Na maioria das vezes, as coisas que a pessoa diz enquanto dorme são difíceis de entender. Elas podem ser apenas palavras balbuciadas ou desconectadas.
Às vezes, as frases completas podem ser expressas, mas totalmente fora de contexto. Portanto, se seu parceiro falar de noite enquanto dorme e parece dizer algo comprometedor, pouco pode servir como uma evidência séria contra ele.
O que poderia fazer com que seu parceiro falasse durante a noite?
Geralmente, falar durante o sono não envolve nenhum risco. Mesmo assim, é sempre conveniente investigar as causas do sonilóquio.
Um deles é genético. Portanto, se outros membros da família falarem, não há necessidade de se preocupar.
Episódios de sonilóquio podem ser desencadeados pelo estresse, ansiedade e depressão. Em caso afirmativo, é aconselhável procurar conselhos terapêuticos para atacar a raiz do problema e evitar grandes problemas.
Alguns medicamentos, álcool ou febre também podem gerar esses monólogos à noite. Nestes casos, basta que a causa desapareça para que as conversas cessem.
Ter um dia muito agitado também pode fazer a pessoa falar a dormir, além de não dormir o suficiente, sofrer pesadelos ou sofrer apneia do sono.
É por isso que é muito importante adotar bons hábitos.
Em casos muito raros, o sonilóquio tem a ver com problemas mentais ou graves alterações do sonho. No entanto, se aparecer de repente, após 25 anos, pode indicar alguns distúrbios, e uma visita ao especialista será necessária.
O que fazer se o seu parceiro falar de noite enquanto dorme?
A gravidade do sonilóquio é que determinará se é necessário agir.
- Se a conversa dormindo acontecer menos de uma vez por semana, ela pode ser classificada como leve.
- Será moderado se ocorrer mais de uma vez por semana, mas não todas as noites, e causar algum desconforto no casal.
- Se acontecer todas as noites e interromper o sono do casal, eles falam sobre um caso grave de sonilóquio.
Se o seu parceiro falar de noite enquanto dorme e já se tornou um problema desconfortável, talvez seja hora de agir.
Como fazê-lo? No início, acordar de repente não parece ser a melhor escolha.
Recomendamos que leia: Como combater a apneia do sono com 5 remédios naturais
Alguns conselhos
- Não dormir o suficiente pode causar sonilóquio. Por esse motivo, estabelecer bons hábitos de descanso e respeitar as horas de sono podem melhorar a situação.
- Tomar um banho de água morna e ouvir música pode induzir um sono mais silencioso e sem conversas inesperadas.
- Além disso, um ambiente confortável com a temperatura certa também é importante para um sono suave.
- Evitar o álcool antes de se preparar para dormir é uma boa decisão. O álcool contém substâncias excitantes, que mantêm o sono longe de nós.
- É aconselhável tomar uma infusão relaxante natural que induz o sono.
- É conveniente esperar pelo menos três horas após o jantar antes de ir para a cama, além de evitar doces e cafeína, especialmente para crianças.
Algumas pessoas são afetadas pela televisão antes de dormir, porque a produção de melatonina é alterada. Remover a televisão do quarto pode ser uma medida que ajuda a resolver o problema.
Se a situação não melhorar e se tornar crônica, será aconselhável visitar um especialista em sono ou um psicólogo.
Se o seu parceiro falar de noite enquanto dorme e isso realmente afetou a qualidade do seu sono, outras ações podem ser necessárias. Tampões de ouvido, um gerador de ruído branco ou dormir em outro quarto podem ser boas opções.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Siclari, F., Wienecke, M., Poryazova, R., Bassetti, C. L., & Baumann, C. R. (2011). Laughing as a manifestation of rapid eye movement sleep behavior disorder. Parkinsonism and Related Disorders, 17(5), 382–385. https://doi.org/10.1016/j.parkreldis.2011.02.008
- Cairo Varcárcel, Eduardo. 1997. Somniloquio. Universidad de La Habana. Extraído de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rcp/v14n2/07.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.