7 coisas interessantes que seu corpo faz enquanto você dorme

· 24 de fevereiro de 2017
Uma das principais necessidades que nosso corpo tem é dormir todos os dias, no mínimo 8 horas. Durante as horas de sono o organismo se repara e renova as energias para assumir uma nova jornada com a melhor disposição física e mental.

Ao contrário do que pensamos, o nosso corpo não para enquanto estamos dormindo. Mas e então, você sabe o que acontece nestas horas? Surpreenda-se com o que acontece durante o sono!

Uma das principais necessidades que nosso corpo tem é dormir por no mínimo 8 horas todos os dias. Durante as horas de sono, o organismo se repara e renova as energias para que possa assumir uma nova jornada com uma melhor disposição física e mental.

O que poucos sabem é que, justo neste período, algumas ações interessantes são realizadas; ações que influenciam na sua qualidade e também na saúde em geral.

Se você for daqueles que pensava que ao dormir todas as atividades do corpo se apagavam para descansar, está muito enganado. Mesmo que em muitas ocasiões não estejamos conscientes disso, o organismo continua sincronizado com suas funções e realiza tarefas bastante estranhas.

A seguir revelaremos todas as curiosidades que ocorrem quando conseguimos um sono profundo. Você ficará surpreso!

1. Enquanto você dorme, o movimento dos olhos aumenta

Pessoa com os olhos fechados durante o sono

Estima-se que durante o ciclo de sono atravessamos cinco etapas, sendo a última a mais profunda de todas. Esta é conhecida como a fase de REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos).

Caracteriza-se por um movimento contínuo dos olhos, de trás para frenteque não fica na memória ao acordarmos.

Geralmente é alcançado após 90 minutos de sono e tende a durar 20% do sonoAté o momento não existe explicação para o fenômeno, mas acredita-se que pode ser devido à excitação neuronal.

 

2. Produz-se o hormônio do crescimento

Uma das razões pelas quais ter uma boa qualidade do sono é tão importante é porque, justo neste momento, o organismo secreta hormônios como o GH, ou de crescimento, necessário para regenerar os tecidos, ossos e músculos. Além disso, esse hormônio é essencial para um adequado desenvolvimento das crianças.

Esta substância também é utilizada para combater os baixos níveis de açúcar no sangue, assim como para regular o metabolismo.

3. Os rins trabalham atrasados

Durante a jornada ativa, os rins trabalham para filtrar as toxinas presentes no sangue e, assim, produzir urina.

No período de sono este trabalho se torna mais lento e existe uma menor produção de urina em comparação com o dia. Isso explica porque quase nunca é necessário se levantar para urinar durante a noite e no dia seguinte esta tende a estar mais escura.

Leia também: 5 conselhos para ter rins saudáveis

4. Ranger os dentes

Placa de proteção para os dentes durante o sono

Este raro sintoma pode ser produto do estresse ou porque os dentes não estão alinhados de forma adequada.

Em termos técnicos, o ranger é conhecido por bruxismo e, em certos casos, faz com que a pessoa sinta dor na mandíbula e tenha complicações dentais.

É importante consultar um dentista, pois este é um fator que, a longo prazo, influencia no deterioramento dental.

5. Movimentos bruscos

Isso já aconteceu com a maioria: assim que dormimos, de repente, damos um salto ou sentimos uma forte sacudida.

É algo que acontece de forma habitual e, por isso, não deve ser motivo de preocupação. O que acontece é que o cérebro está se organizando para as mudanças a serem feitas durante os ciclos e, às vezes, as interpreta como uma queda.

O fenômeno é conhecido como impulso hipnótico e somente acontece durante o período de descanso.

6. O cérebro elimina o que não precisa

Graças ao sistema linfático, o cérebro acumula durante o dia uma série de informações que analisa durante a noite para, então, eliminar aquilo não precisa.

Este sistema é a via de limpeza do sistema nervoso central e, além disso, também cumpre a função de eliminar proteínas extracelulares, excesso de fluído e produtos dispensáveis derivados do metabolismo do tecido periférico.

Recomendamos a leitura: 6 formas de manter seu sistema nervoso saudável

7. Paralisia do sono

Mulher sem sono

Quase todos já experimentaram em algum momento da vida, talvez alguns com mais frequência do que outros. A paralisia acontece na fase mais profunda do sono e se caracteriza por uma incômoda sensação de imobilidade corporal em um ciclo do qual temos consciência de que estamos sonhando, só que não conseguimos acordar.

Sem dúvida, é um fenômeno horrífico, pois frequentemente vem acompanhado de horríveis pesadelos nos quais somos incapazes de ter algum tipo de reação de escape.

Para terminar… você sabia que também consumimos energia durante o sono? Pois é!

Todas as ações que o organismo desempenha neste período apresentam um gasto energético significativo que influencia no controle de peso. Por isso, as pessoas que não apresentam uma boa qualidade do sono tendem a ter mais sobrepeso e obesidade.

  • Personal de la Clínica Mayo. Bruxismo (rechinamiento de los dientes). (2018).

mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/bruxism/symptoms-causes/syc-20356095

  • Gruber G. Et Al. Slow and Rapid Eye-Movements during REM Sleep Effects of Aging, Sex and Sleep Phase. (2004).

researchgate.net/publication/233389412_Slow_and_Rapid_Eye-Movements_during_REM_Sleep_Effects_of_Aging_Sex_and_Sleep_Phase

  • F. Roballo. Parálisis del sueño: desenmascarando el fantasma, exploración holística y psicológica. (2016).

sifp.psico.edu.uy/sites/default/files/Trabajos%20finales/%20Archivos/tfg_francisco_roballo.pdf