O que você deve saber sobre a purpurina

14 de janeiro de 2020
A purpurina é um elemento utilizado para diversos fins decorativos e também em projetos DIY. Proporciona resultados tão impressionantes quanto alegres. Portanto, é bastante empregada em diversos tipos de manualidades.

A purpurina, também conhecida como glitter, é um elemento inconfundível amplamente utilizado para embelezar tanto acessórios pessoais como objetos decorativos.

Não proporciona apenas cor, mas brilho e luminosidade. Quando aplicada, o resultado é exuberante, alegre e, acima de tudo, luxuoso. Para isso, é importante ter uma pele bem hidratada, que é possível através de uma dieta equilibrada e do consumo de uma quantidade de água suficiente, como aponta um estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Nutrição Básica e Aplicada.

A purpurina é um conjunto de partículas iridescentes que, em resumo, são microplásticos pintados com vários produtos químicos (óxidos de ferro) e depois cortados em pedaços minúsculos. Evidentemente, a cor de cada tipo de purpurina é resultado da aplicação de um produto diferente.

Por outro lado, cabe ressaltar que embora a grande maioria das apresentações não seja feita com produtos sustentáveis ​​ou biodegradáveis, atualmente a purpurina ecológica já é comercializada.

Como aplicar a purpurina corretamente?

Como aplicar a purpurina corretamente?

Para evitar o desperdício do produto, é preciso hidratá-lo. Para isso, umedeça ligeiramente uma tigela de plástico funda, escorra-a e depois coloque a purpurina dentro dela. Dessa forma, evita-se que a purpurina seja levada pelo vento e se disperse. A umidade reterá as partículas até que você coloque a cola ou a tinta para aplicá-la.

Por outro lado, se você pretende aplicar como cosmético, é preciso ter cuidado para evitar excessos. Caso sofra de alergia, será necessário manipulá-la com luvas e uma máscara para evitar que entre em contato com a pele e cause irritações. Não deixe de optar por alternativas responsáveis ​​tanto para a cosmética como para o artesanato.

Leia também: Descubra como decorar suas unhas de forma fácil

Ideias para decorar com purpurina

Muitas vezes, utiliza-se purpurina para embelezar vários objetos simples ou desgastados; trata-se de uma maneira de prolongar a vida útil das coisas.

Por exemplo, muitas bolsas desgastadas (tecido sem cor e brilho), quando recebem uma camada de cola e são cobertas com purpurina, ficam com um aspecto novo.

1. Luminárias elétricas e puxadores

As luminárias elétricas raramente são usadas na decoração de interiores. Em geral, são completamente esquecidas, quando poderiam ser utilizadas como elemento decorativo.

Portanto, se a luminária não tiver nenhum enfeite, você pode aplicar uma camada de tinta seguida de bastante purpurina. Por fim, você pode colocar goma laca ou verniz em spray para fixar a purpurina e evitar que ela saia com o atrito.

Além disso, você pode executar o mesmo procedimento para decorar qualquer pequeno detalhe da sua casa. Uma boa ideia é utilizar a purpurina de cor branca ou preta. O resultado ficará bem muito sofisticado e não parecerá nada infantil (a menos que você deseje alcançar esse efeito).

Não deixe de ler: 12 dicas para pintar as unhas que tornarão esta tarefa muito mais fácil

2. Recipientes

Os recipientes de vidro e plástico de itens de supermercado são cada vez mais reutilizados. Portanto, surgiu a tendência de dar a esses potes, latas, garrafas ou copos, um novo aspecto para que se pareçam como verdadeiros enfeites.

Assim, você pode decorar esses objetos aplicando uma pintura em spray com purpurina, pintando de diferentes maneiras (aquarela, tinta fosca, etc.) e adicionando algum acessório brilhante.

Em geral, esses recipientes são usados ​​para armazenar utensílios de maquiagem ou colocar escovas de dentes no banheiro, guardar itens de cozinha, colocar velas, ou simplesmente como vasos para flores ou plantas.

O uso dependerá de cada pessoa, assim como a forma de aplicação do ornamento. Algumas opções são as seguintes:

  • Cola (aplicada com pincel) + camada de purpurina (unicolor/multicolor).
  • Pintura (unicolor, perolada, mate, brilhante, aquarela, ardósia) + camada de purpurina + camada de verniz.
  • Cola spray transparente + camada de purpurina.
  • Purpurina (no interior do recipiente) + camada de verniz.
  • Cola (deixando escorrer na superfície do recipiente) + camada de purpurina + camada de spray.

3. Chaves

Ideias para decorar com purpurina

É comum as pessoas terem vários chaveiros e, com isso, dificuldade em distingui-los. E assim é possível recorrer ao esmalte para lhes dar uma cor particular, você também pode aplicar uma camada de purpurina e verniz.

Se você colocar um ímã e adicionar um pouco de brilho, terá acessórios bem originais para a sua geladeira.

Nota final

Em suma, a purpurina é um elemento bem marcante que pode dar um aspecto muito melhor a um objeto. Devido à sua facilidade de aplicação, todos podem explorá-la e utilizá-la para tentar coisas novas.

No entanto, você deve se lembrar que o mais recomendável é optar por produtos ecológicos, pois são produzidos com responsabilidade ambiental e sob um marco regulatório adequado.