O que são os grânulos de Fordyce?

9 de dezembro de 2019
Os grânulos de Fordyce são um problema estético que tende a ser confundido com uma doença sexualmente transmissível.

Os grânulos de Fordyce são pequenos grãos de 1 a 3 mm de diâmetro. Geralmente são brancos, amarelos ou cor de carne. Aparecem na mucosa oral, nos lábios, no pênis ou escroto e na vulva. Mas, não se preocupe, porque são muito comuns, tanto em mulheres quanto em homens de qualquer idade.

A origem do nome destes grânulos está no fato de que o dermatologista John Addison Fordyce foi a primeira pessoa a investigá-los. Os grânulos de Fordyce são, na realidade, glândulas sebáceas ectópicas.

São responsáveis ​​por sintetizar o sebo que lubrifica e protege a pele. Geralmente estão localizados na derme e, portanto, não são visíveis. No entanto, neste caso, eles se encontram na epiderme.

Neste artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre os grânulos de Fordyce. Confira.

O que são os grânulos de Fordyce?

Como já mencionamos, os grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas ectópicas. Isso significa que são glândulas encontradas na epiderme quando sua posição normal é a derme. Portanto, como a epiderme é a camada mais superficial da pele, elas ficam visíveis.

São lesões que não são malignas ou infecciosas. A pessoa que apresenta estas lesões tende a pensar que elas derivam de uma infecção sexualmente transmissível. No entanto, esses pontos não estão relacionados a este tipo de doença. Portanto, seu único impacto é estético. Eles não são um problema de saúde e nem são transmissíveis.

Normalmente, aparecem durante a puberdade e são mantidos ao longo da vida. A verdade é que estão presentes desde o nascimento, mas se tornam mais visíveis ao longo dos anos. Portanto, cerca de 90% são observados em adultos. No entanto, tendem a diminuir, em parte, com a idade.

grânulos de Fordyce podem aparecer na região íntima

Quais são os sintomas dos grânulos de Fordyce?

Os grânulos de Fordyce não produzem sintomas graves. Podem causar coceira e irritação nas áreas em que aparecem. Estas áreas podem ser a mucosa oral, lábios, pênis ou escroto e vulva. No entanto, o maior sintoma que eles causam é estresse ou baixa autoestima.

Isso acontece porque esses pontos são frequentemente confundidos com doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, é importante saber que não estão relacionados com este tipo de doença e evitar essa preocupação que pode embaraçar a pessoa e influenciar sua vida sexual. Os grânulos de Fordyce podem sangrar um pouco durante o sexo.

Esse tipo de lesão pode levar a um transtorno de ansiedade ou humor. Especialmente em pessoas que já são inseguras e com baixa autoestima. Portanto, é importante consultar um médico se você tiver alguma dúvida. Ele aliviará as preocupações com esses pontos e também te ajudará a entender que é um problema puramente estético.

Quais são as causas?

As glândulas sebáceas se encontram dentro dos folículos pilosos, que estão na derme. Elas produzem sebo, que é a gordura que ajuda a manter a pele lubrificada e protegida. Esta produção é feita regularmente. No entanto, no caso dos grânulos de Fordyce, as glândulas se encontram na epiderme.

Não estando no folículo piloso, o sebo é bloqueado e acaba formando pequenas saliências ou manchas. Eles são visíveis porque são encontrados na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. De fato, a explicação de que eles são mais visíveis com a idade é que a epiderme, ao longo dos anos, se estica e se torna mais transparente.

Por outro lado, o sebo está relacionado com os níveis de colesterol e de triglicerídeos no sangue. Portanto, os grânulos de Fordyce estão associados a pessoas que, geralmente, estão com os níveis altos.

grânulos de fordyce nos lábios

Confira: O que desencadeia acne nas mulheres?

Tratamento para os grânulos de Fordyce

Como sabemos, os grânulos de Fordyce não são uma ameaça à saúde e não precisam de tratamento. No entanto, devido ao seu impacto estético, existem alguns tratamentos que permitem elimina-los. Alguns deles são:

Também pode te interessar: Dermatite seborreica: os melhores remédios naturais

Para concluir

Se você acha que tem grânulos de Fordyce, deve consultar um dermatologista. Ele fará os testes relevantes para descartar que se trata de outra patologia. Além disso, poderá sugerir o tratamento mais adequado se afetarem negativamente sua autoestima ou seu bem-estar.

  • Manchas de Fordyce: Síntomas, Causas, Tratamiento. (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from https://www.lifeder.com/manchas-fordyce/
  • Manchas o pápulas de Fordyce – Instituto de Fotomedicina. (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from http://fotomedicina.com/manchas-o-papulas-de-fordyce.html
  • Guía de la piel – Manchas de Fordyce (Glándula Sebácea Visible). (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from https://www.firstderm.com/es/manchas-de-fordyce-glandula-sebacea-visible/
  • ¿Qué son las glándulas sebáceas? – Vive tu piel. (n.d.). Retrieved July 15, 2019, from https://www.leti.com/vivetupiel/que-es/glandulas-sebaceas/