O que fazer caso uma amiga a troque pelo namorado

· 10 de outubro de 2018
É normal que no começo de um namoro as pessoas se esqueçam de tudo, mas as amizades sempre devem ter um lugar especial. Se a sua amiga abandonou você por causa do namorado, tente recuperá-la.

É normal que nos primeiros meses de namoro, nós tenhamos apenas olhos para a pessoa que acabou de aparecer na nossa vida. Porém, às vezes, esquecemos de todos aqueles que têm estado conosco desde sempre, como sua amiga. 

Se uma amiga abandonou você pelo namorado, como primeira medida, você deve compreender que se trata de uma situação normal que logo voltará a ser como antes.

No entanto, caso a fase de “estar nas nuvens” tenha passado e ela continua desaparecida, pode ser interessante tomar algumas atitudes. Leia este artigo para saber mais.

Minha amiga me trocou pelo seu namorado

Você conhece a sua amiga há anos e são praticamente irmãs: passam muito tempo juntas e compartilham tudo… até que chega um terceiro elemento para mudar as coisas. Agora, ela não tem mais tempo para você e quando vocês têm um tempo para se ver, ela só fica falando da pessoa maravilhosa que acabou de conhecer.

Logo, quando a relação dela engata… você não a vê mais do que nas fotos. Ela sempre está lá, com o novo amor nas redes sociais: um jantar romântico, um bate-e-volta no final de semana, um café da manhã na cama ou fazendo alguma outra atividade juntos.

E você? Por que não é mais incluída nos planos? Por que vocês não saem mais, não vão fazer compras juntas ou tomar um café depois do trabalho? Quanto tempo faz que vocês não se veem para tomar uma bebida ou conversar, como costumavam fazer?

Sem dúvidas, você se sente angustiada, triste e, sobretudo, desprezada. Certamente se sente feliz porque sua amiga encontrou um amor, mas, por outro lado, gostaria que ela tivesse um tempo na sua “agenda romântica” para ficar com você.

Se uma amiga abandona você pelo namorado: o que deve ser feito?

Se você não namora, sentirá ainda mais falta da sua amiga. Você vai querer falar com ela, contar sobre o que está acontecendo, desfrutar de momentos entre amigas… mas não sabe como encarar a situação. Antes de mais nada, você deve se acalmar e buscar o melhor momento para conversar cara a cara e explicar como está se sentindo.

Não deixe que muito tempo passe, pois rancor pode se acumular e as coisas podem acabar mal (e não é isso o que você quer). Entenda que a situação é momentânea: essa fase vai perdurar durante os primeiros meses de paixão, e você provavelmente já deve ter passado por isso também.

Não deixe de ler: Uma irmã é mais do que uma amiga, é a metade de nosso coração

Amigas conversando

No entanto, se já se passaram alguns meses e sua amiga segue “sumida”, deixando de responder mensagens ou adiando encontros, é isso o que você deve fazer para recuperá-la:

1. Reconheça a situação

O primeiro e principal é compreender o que está acontecendo. Se a sua amiga trocou você pelo namorado, não é porque ela não gosta mais de você. O que acontece é que, no momento, ela está conhecendo alguém que pode ser o grande amor da vida dela.

As relações de amizade mudam ao longo do tempo: não é a mesma coisa quando frequentam a mesma escola ou estudam cada uma para uma profissão; também não é igual se uma mora perto da outra ou cada uma vai morar em uma cidade diferente. Logo, o mesmo vai acontecer se uma estiver namorando e a outra não (ou sim) e, também, com a chegada dos filhos.

O essencial é que a sua amizade siga sendo forte e possa superar todos os obstáculos. Não se esqueça que, caso ela termine o namoro, você deve estar lá para apoiá-la e distraí-la para que não fique pensando no término. É assim que uma verdadeira amiga se comporta.

2. Converse

Aproveite a cumplicidade que as manteve juntas desde sempre para conversar com ela. Claro, antes de mais nada, você deve encontrar um momento em que ela esteja livre para conversar, sem o namorado.

É fundamental ser flexível e tentar buscar alguns minutos a sós para conversar. Organize sua agenda!

Você provavelmente conhece seus horários e suas atividades, e pode propor uma saída de uma hora em uma lanchonete perto do trabalho ou academia ou, se quiser, pode convidá-la para ir à sua casa. O importante é que vocês conversem cara a cara para poder expressar seus sentimentos. Lembre-se de não discutir, não a recriminar e não ficar brava com ela.

Fale o que estiver no seu coração e jamais critique o namorado dela (mesmo que você tenha razão). No momento, ela está cega de amor e, qualquer coisa ruim que você disser, vai fazer com que ela se afaste. Apenas diga que você gostaria que ela gerenciasse melhor seu tempo livre entre o namorado e seus outros relacionamentos, como as amizades e a família.

Saiba as 8 coisas sobre as quais você deve conversar honestamente com o seu parceiro

Amigas se falando

3. Tire proveito de todos os meios de comunicação

É verdade que não há nada como conversar durante um café, no bar ou no sofá da sala, mas, atualmente, há diversos meios de comunicação disponíveis. Que tal fazer uma vídeo-chamada a caminho do trabalho? Ou enviar um e-mail para perguntar como ela está?

Assim como você sente falta dela, ela também sentirá falta de você, embora esteja ocupada com o namorado e com outras obrigações. Não deixe de entrar em contato e dizer que você está lá para o que ela precisar.