O que fazer caso uma amiga a troque pelo namorado

As amizades devem ter um lugar especial na sua vida. Se sua amiga te trocou pelo namorado, tente recuperá-la usando as dicas a seguir.
O que fazer caso uma amiga a troque pelo namorado

Última atualização: 17 Maio, 2021

Uma amiga te trocou pelo namorado? É normal que nas primeiras fases do namoro a pessoa só tenha olhos para quem acabou de aparecer na sua vida. Também é comum que os amigos sejam um pouco esquecidos nesse processo.

Se uma amiga te trocou pelo namorado, a primeira coisa que você deve entender é que essa situação é comum. E logo tudo voltará ao normal. No entanto, se após o estágio de paixão ela continuar desaparecida, você pode tomar algumas medidas. Descubra neste artigo.

Minha amiga me trocou pelo seu namorado

Se sentir abandonada
Uma conversa franca é essencial para resolver problemas na amizade.

Você conhece a sua amiga há anos e são praticamente irmãs: passam muito tempo juntas e compartilham tudo… até que chega um terceiro elemento para mudar as coisas. Agora, ela não tem mais tempo para você e quando vocês têm um tempo para se ver, ela só fica falando da pessoa maravilhosa que acabou de conhecer.

Logo, quando a relação dela engata… você só a vê nas fotos. Ela sempre está lá, com o novo amor nas redes sociais: um jantar romântico, um bate-e-volta no final de semana, um café da manhã na cama ou fazendo alguma outra atividade juntos.

E você? Por que não é mais incluída nos planos? Por que vocês não saem mais, não vão fazer compras juntas ou tomar um café depois do trabalho? Quanto tempo faz que vocês não se veem para tomar uma bebida ou conversar, como costumavam fazer?

Você se sente angustiada, triste e, sobretudo, deslocada. Certamente se sente feliz porque sua amiga encontrou um amor, mas, por outro lado, gostaria que ela tivesse um tempo na sua “agenda romântica” para ficar com você.

E, como confirma um estudo publicado pelo Mexican Journal of Educational Research, existem relações com testemunhos de pessoas que mudaram a sua forma de ser para se adaptarem ao parceiro. A ponto de deixar de lado sua própria essência:

Afastei-me de casa, da minha religião, do meu jeito de ser. Tive que modificar tudo, porque gostava tanto dessa pessoa que tive que mudar muitas coisas que gostava de fazer.

-José Matías Romo Martínez (2008)-

Se uma amiga abandona você pelo namorado: o que deve ser feito?

Se você não namora, sentirá ainda mais falta da sua amiga. Você vai querer falar com ela, contar sobre o que está acontecendo, desfrutar de momentos entre amigas… mas não sabe como encarar a situação. Antes de mais nada, você deve se acalmar e buscar o melhor momento para conversar cara a cara e explicar como está se sentindo.

Não deixe que muito tempo passe, pois o rancor pode se acumular e as coisas podem acabar mal (e não é isso o que você quer). Entenda que a situação é momentânea: essa fase vai perdurar durante os primeiros meses de paixão. E, uma vez terminado, as coisas podem voltar a ser como eram antes.

No entanto, se já se passaram alguns meses e sua amiga segue “sumida”, deixando de responder mensagens ou adiando encontros, você tem que começar a se preocupar. Se aquela amiga especial te deixar, aqui estão algumas dicas para recuperá-la:

1. Reconheça a situação

O primeiro e principal é compreender o que está acontecendo. Se a sua amiga trocou você pelo namorado, não é porque ela não gosta mais de você. O que acontece é que, no momento, ela está conhecendo alguém que pode ser o grande amor da vida dela.

As relações de amizade mudam ao longo do tempo: não é a mesma coisa quando frequentam a mesma escola ou estudam cada uma para uma profissão; também não é igual se uma mora perto da outra ou cada uma vai morar em uma cidade diferente. Logo, o mesmo vai acontecer se uma estiver namorando e a outra não (ou sim) e, também, com a chegada dos filhos.

O essencial é que a sua amizade siga sendo forte e possa superar todos os obstáculos. Não se esqueça que, caso ela termine o namoro, você deve estar lá para apoiá-la e distraí-la para que não fique pensando no término. É assim que age um verdadeiro amigo, conforme descreve a psicóloga Carolina Greco.

2. Converse com ela

Converse
Os benefícios de uma amizade são incríveis, embora os relacionamentos tendam a mudar com o tempo.

Aproveite a cumplicidade que as manteve juntas desde sempre para conversar com ela. Claro, antes de mais nada, você deve encontrar um momento em que ela esteja livre para conversar, sem o namorado. É fundamental ser flexível e tentar buscar alguns minutos a sós para conversar. 

Você provavelmente conhece seus horários e suas atividades, e pode propor uma saída de uma hora em uma lanchonete perto do trabalho ou academia ou, se quiser, pode convidá-la para ir à sua casa. O importante é que vocês conversem cara a cara para poder expressar seus sentimentos. Lembre-se de não discutir, não a recriminar e não ficar brava com ela.

Fale o que estiver no seu coração e jamais critique o namorado dela. Apenas diga que você gostaria que ela gerenciasse melhor seu tempo livre entre o namorado e seus outros relacionamentos, como as amizades e a família.

3. Tire proveito de todos os meios de comunicação

É verdade que não há nada como conversar durante um café, no bar ou no sofá da sala, mas, atualmente, há diversos meios de comunicação disponíveis. Que tal fazer uma vídeo-chamada a caminho do trabalho? Ou enviar um e-mail para perguntar como ela está?

Assim como você sente falta dela, ela também sentirá falta de você, embora esteja ocupada com o namorado e com outras obrigações. Não deixe de entrar em contato e dizer que você está lá para o que ela precisar.

O tempo é fundamental se uma amiga te trocar por causa do namorado

Se uma amiga te trocar pelo namorado, é mais provável que seja uma fase temporária devido à paixão. Com o tempo, isso voltará ao normal. Portanto, não pense como traição e nem tenha raiva.

No entanto, se você sente que sua amiga está deixando você permanentemente e você não quer deixá-la ir, talvez você possa usar essas dicas para encontrar uma solução. E você? O que você acha? Compartilhe suas experiências a esse respeito.

Pode interessar a você...
Amizade entre mulheres: uma forma sensacional de combater o estresse
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Amizade entre mulheres: uma forma sensacional de combater o estresse

A amizade entre mulheres tem um impacto muito mais intenso e positivo do que entre os homens. Conheça mais sobre essas relações a seguir.



  • Greco, Carolina. (2019). ¿Cómo es un mejor amigo o mejor amiga? Características de los vínculos de amistad en niños y niñas de Argentina. Actualidades en Psicología33(126), 69-82. https://dx.doi.org/10.15517/ap.v33i126.31633
  • Corcuera, F. (2014). El arte de la amistad. Vol. 1. Ediciones Rialp, 2014.
  • Reidl, L., Sierra, G. y Fernández, H. (2005). “Diferencias entre celos románticos y celos relacionales.” Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación-e Avaliação Psicológica 2.20. https://www.redalyc.org/pdf/4596/459645451007.pdf
  • Romo Martínez, José Matías. (2008). Estudiantes universitarios y sus relaciones de pareja: de sus experiencias y proyectos de vida. Revista mexicana de investigación educativa13(38), 801-823. Recuperado en 29 de noviembre de 2020, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662008000300006&lng=es&tlng=es.
  • Sanahuja, E. , y  Sanz, T. (1995). “Pasión de ser: la amistad entre mujeres.” DUODA: estudis de la diferència sexual8 (1995): 31-64.