O que é o teste WISC? Em quais crianças ele é aplicado?

Embora o teste WISC possa ser aplicado em qualquer criança entre 6 e 16 anos, é especialmente indicado para a detecção de altas habilidades, distúrbios de aprendizagem ou deficiências intelectuais.
O que é o teste WISC? Em quais crianças ele é aplicado?

Escrito por Virginia Martínez

Última atualização: 27 maio, 2022

A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças, ou teste WISC, é uma ferramenta projetada para avaliar o QI em crianças menores de 16 anos de idade.

Desde a primeira edição do teste em 1949, o teste vem melhorando e sendo atualizando. Hoje se encontra na versão WISC-V, que surgiu em 2014. Abaixo, apresentaremos as características mais importantes do teste WISC.

O que exatamente é o teste WISC?

test wisc
Menino-gênio usa nova tecnologia na escola primária digitando no computador. Comprometido com o futuro.

A Escala de Inteligência Wechsler para Crianças é um teste de inteligência aplicável a crianças e adolescentes  com idade entre 6 e 16 anos. Por isso, cobre principalmente os níveis educacionais do ensino primário e secundário.

Em seu início em 1949, o teste era uma versão da escala de inteligência para adultos da Wechsler-BellevueNo entanto, após várias versões, atualizações e melhorias, o teste tornou-se uma das ferramentas para medir o QI de crianças por excelência.

Ele é geralmente aplicado por psicólogos e especialistas na educação em escolas e centros em todo o mundo. Atualmente, o teste aplicado é a versão WISC-V, lançada em 2014. Além disso, a sua adaptação para o português existe desde 2015.

O que é avaliado?

Em geral, o teste WISC permite a avaliação de  quatro aspectos ou índices  de inteligência:

  • Compreensão verbal. Como o nome sugere, reflete a capacidade da criança de raciocinar verbalmente. Nesse caso, esse aspecto está intimamente relacionado ao conhecimento semântico da criança.
  • Índice visuoespacial. Ele reflete a capacidade de entender detalhes visuais e relações para resolver quebra-cabeças e construir projetos geométricos.
  • Raciocínio fluido. Ele reflete a capacidade de detectar a relação entre objetos visuais.
  • Memória de trabalho. Reflete a capacidade de reter e manipular informações que foram ouvidas ou vistas.
  • Velocidade de processamento. Reflete a capacidade da criança de tomar decisões com precisão.

Depois de medir os diferentes aspectos, a pontuação obtida é comparada com os resultados da média padrão da idade da criança. Nesse sentido, a idade é um fator determinante no resultado final, uma vez que será a comparação com a média que o determina.

Precisamente por este motivo, embora possa ser aplicado a qualquer criança, o teste WISC é geralmente aplicado a indivíduos cujo QI, por várias razões, deve ser determinado. Assim, por exemplo, o teste é geralmente usado para diagnosticar altas habilidades, distúrbios de aprendizagem ou deficiência intelectual.

Que tipo de testes o WISC inclui?

Teste WISC para a inteligência na criatividade
Os testes incluem várias categorias, incluindo a manual, lógica ou escrita.

O teste WISC consiste em 15 testes. Neles, encontramos dez tipos de avaliações fundamentais:

  • Semelhanças e vocabulário para a avaliação da compreensão verbal.
  • Cubos e quebra-cabeças visuais para a avaliação do índice visuoespacial.
  • Matrizes e escalas para a avaliação do raciocínio fluido.
  • Dígitos e desenhos para a memória de trabalho.
  • Chaves e busca de símbolos para a velocidade de processamento.

Por outro lado, os diferentes testes também são classificados de acordo com o formato dos itens, ou seja, de acordo com o tipo de resposta que admitem ou o estímulo que apresentam. Vejamos abaixo alguns exemplos:

  • Itens de resposta livre. Estes são testes nos quais, por exemplo, a criança deve explicar semelhanças entre duas coisas, explicar conceitos, enigmas, etc.
  • Busca de símbolos. A criança deve indicar se os símbolos dados correspondem a um determinado modelo.
  • Modelos que devem ser imitados. A criança deve reproduzir com cubos uma figura de modelo proposta na apostila. Além disso, outro tipo de teste deste tipo é completar uma matriz (completar uma série) ou indicar qual opção das propostas é a que completa uma figura incompleta.
  • Problemas aritméticos. Resolver mentalmente problemas matemáticos simples.
  • Estímulos de reorganização. A criança deve organizar uma série de letras, números ou dígitos não organizados, do maior ao menor, alfabeticamente, etc.
  • Estímulos a associar: as imagens devem estar relacionadas com números, chaves e símbolos, etc. Por exemplo, um teste característico é encontrar um animal em particular em uma página cheia de imagens de outras coisas ou animais.

Segundo a natureza dos testes, alguns deles são verbais, outros devem ser feitos com lápis e papel e, finalmente, outros são manuais.

Como o teste WISC é aplicado?

O teste WISC pode ser aplicado a qualquer criança entre 6 e 16 anos de idade. Claro, deve ser realizado por um profissional qualificado. Desta forma, pode ser feito em escolas públicas ou privadas, individualmente ou coletivamente, ou por iniciativa dos pais com a supervisão de um profissional em um centro privado.

Nesse caso, os pais devem saber que o custo de aplicar o teste é alto. Isso se deve ao preço do material em si e à formação específica que o profissional deve seguir.

Por outro lado, a duração do teste dependerá da velocidade de resposta da criança. No entanto, em geral, dura de uma a uma hora e meia. Por sua vez, o resultado geralmente é imediato, exceto quando aplicado a muitas crianças ao mesmo tempo.

Como são os resultados?

Teste WISC para a inteligência na leitura
O teste WISC é aplicado nos casos em que é necessário medir as habilidades da criança.

Como indicado acima, a pontuação obtida é comparada com a média padrão da idade da criança que fez o teste. Dessa forma, o resultado pode ser enquadrado em uma das seguintes classificações:

  • Abaixo da média
  • Média baixa
  • Médio
  • Acima da média
  • Superior
  • Muito superior

Como dissemos anteriormente, o teste WISC é especialmente indicado no caso de crianças cujo QI, por várias razões, deve ser medido. Nesse sentido, a sua aplicação é especialmente útil em casos de alta capacidade intelectual, deficiência intelectual, distúrbios de aprendizagem, disfunções neuropsicológicas ou transtorno de déficit de atenção, entre outros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Consejo General de Psicología, España (s.f.), Evaluación de la Escala de Inteligencia de Wechsler V para niños (WISC-V), https://www.cop.es/uploads/PDF/2016/WISC-V.pdf
  • Anaya, D. (2002). Diagnóstico en educación. Madrid. 
  • Kaufman, A. S., Raiford, S. E., & Coalson, D. L. (2016). Intelligent Testing with the WISC-V. Nueva York.
  • Wright, A. J. (2020). Equivalence of remote, digital administration and traditional, in-person administration of the Wechsler Intelligence Scale for Children, (WISC-V). Psychological assessment.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.