O que é o pão Anadama e como é preparado?
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O pão Anadama é um prato doce, mastigável e denso característico da Nova Inglaterra. Especula-se que seu desenvolvimento remonta à década de 1940, embora isso ainda não esteja claro. Agora, o que se sabe é que seu consumo logo se espalhou pela costa leste dos Estados Unidos. Por esta razão, hoje pode ser encontrado em muitas padarias, onde é feito à mão.
Note-se que este tipo de pão pode ser consumido fresco ou torrado. A sua conservação é boa e serve para acompanhar uma grande variedade de alimentos. Entre outras coisas, é uma boa fonte de carboidratos, tornando-o útil para obter energia. Quer aprender a prepará-lo? Conheça a receita abaixo.
Como o pão Anadama é preparado?
O pão Anadama tem lugar no quadro de uma alimentação saudável e equilibrada, desde que seja consumido ocasinalmente, em quantidades moderadas.
Ingredientes
- 2 colheres de fermento biológico seco (30 g).
- 1/2 xícara de água morna (125 ml).
- 1/2 tablete de margarina (65 g).
- 1 xícara de água fervente (250 ml).
- 1/4 xícara de farinha de milho (50 g).
- 1/4 xícara de melado light (50 g).
- Sal a gosto)
- 3/4 xícara de leite integral ou vegetal (185 ml).
- 2 xícaras de farinha de trigo integral (400 g).
- 2 xícaras de farinha de trigo comum (400 g).
Passo a passo
- Primeiro, dissolva o fermento em água morna em uma tigela pequena. Deixe descansar por cerca de 5 minutos para ativar corretamente.
- Ao mesmo tempo, e em uma tigela grande, misture a margarina, a água fervente, a farinha de milho, o melaço e o sal. É importante mexer tudo bem até obter um resultado uniforme.
- Quando a margarina derreter, é hora de adicionar o leite. Espere esfriar e adicione o fermento dissolvido.
- Resta apenas adicionar a farinha integral e a farinha comum para preparar a massa. Claro, amasse bem com as mãos para que fique com a textura desejada. Para fazer isso, coloque-o em uma superfície enfarinhada e mexa.
- Imediatamente após, coloque o resultado em uma tigela coberta com um pano e deixe em local aquecido por pelo menos 1 hora para que dobre de volume.
- Após o tempo sugerido, divida a massa ao meio e forme pães. Espere mais 30 minutos e asse por mais 30 minutos a 180 graus.
- Se necessário, prolongue um pouco mais o cozimento para que asse bem por dentro. Deixe esfriar e consuma.
Benefícios do pão Anadama
A inclusão do pão Anadama na dieta pode levar a uma série de benefícios para a saúde. É claro que será necessário que a dieta seja equilibrada e variada, evitando déficits nutricionais que possam condicionar o bom funcionamento do organismo.
Prisão de ventre
O pão Anadama tem uma quantidade considerável de fibra em seu interior. Essa substância é capaz de aumentar o volume do bolo fecal, o que se traduz em uma estimulação mais eficiente dos mecanorreceptores do trato digestivo.
Os movimentos peristálticos serão mais intensos e o risco de constipação menor, conforme evidenciado por pesquisa publicada na revista Handbook of Experimental Pharmacology.
Saciedade
A fibra não é apenas uma substância útil para melhorar a função intestinal e prevenir a constipação. Também consegue aumentar a sensação de saciedade, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition .
Desta forma, será mais fácil propor uma dieta hipocalórica que consiga otimizar a composição corporal. As chances de adesão a ela serão maiores.
Desempenho esportivo
Muitas atividades esportivas dependem de um suprimento regular de carboidratos. Esses nutrientes são o principal substrato energético. Eles também ajudam a otimizar os processos de recuperação subsequentes, o que estimula a síntese do glicogênio consumido.
No entanto, para isso, os carboidratos devem ser administrados com certa quantidade de proteína, conforme confirmado por pesquisa publicada na revista Nutrients.
Prepare o pão Anadama em casa de forma simples
O pão Anadama é uma fonte interessante de carboidratos e fibras. Pela sua qualidade nutricional, é uma boa opção para substituir o pão tradicional. Além disso, é versátil e pode ser acompanhado com muitos outros alimentos. Experimente!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sharma A, Rao S. Constipation: Pathophysiology and Current Therapeutic Approaches. Handb Exp Pharmacol. 2017;239:59-74. doi:10.1007/164_2016_111
- Warrilow A, Mellor D, McKune A, Pumpa K. Dietary fat, fibre, satiation, and satiety-a systematic review of acute studies. Eur J Clin Nutr. 2019;73(3):333-344. doi:10.1038/s41430-018-0295-7
- Alghannam AF, Gonzalez JT, Betts JA. Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients. 2018;10(2):253. Published 2018 Feb 23. doi:10.3390/nu10020253
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.