O que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo?

Enquanto a clara não tem gordura, a gema é mais rica em proteínas, então ambas são indicadas e devemos tomá-las juntas.
O que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo?

Última atualização: 14 Janeiro, 2022

Você é apaixonado por ovos? Então, em mais de uma ocasião você deve ter se perguntado o que é mais benéfico, se a clara ou a gema do ovo.

Especialistas nos dizem que, em geral, consumir o ovo inteiro é muito saudável. No entanto, cada parte dele tem componentes específicos, como aponta este estudo, que convidamos você a descobrir.

Os ovos são uma parte essencial da nossa dieta, uma alta fonte de nutrientes que vale a pena incluir em nossos pratos.

Você não precisa se preocupar com o falso mito de seu alto nível de colesterol. Os ácidos graxos insaturados predominam neles, ideais para cuidar do nosso sistema cardiovascular.

Benefícios da clara de ovo

Clara de ovo

O que você gosta mais, a clara ou a gema do ovo? Tem muita gente que chega a separar uma parte da outra achando que assim cuidam melhor do colesterol.

A clara é considerada a parte mais saudável do ovo. Vejamos, então, quais são todos os seus benefícios:

  • As claras de ovo não têm nenhuma gordura. Elas têm muito poucas calorias, o que os torna um alimento muito saudável. O maior risco aparece quando consumimos, por exemplo, um ovo frito, já que o óleo contém aquela gordura tão perigosa para a nossa saúde.
  • São ricas em vitaminas do complexo B.
  • As claras têm menos calorias do que as gemas.
  • Elas geralmente são muito adequados para perder peso. Muitas pessoas as consomem sozinhas no café da manhã porque têm a virtude de fornecer proteínas, vitaminas e, além disso, são saciantes. Não recomendamos de forma alguma consumir “apenas” clara de ovo no café da manhã. É melhor se você as combina com outros alimentos. Uma tigela de aveia, um smoothie de frutas…
  • As claras de ovo são usadas para muitos remédios de beleza: atuam como excelentes reafirmantes da pele, amaciantes e também tratam qualquer tipo de irritação.
  • A clara de ovo também possui um tipo de peptídeo que nos permite reduzir a pressão arterial.

Benefícios da gema de ovo

Embora ainda tenhamos dúvidas se a clara ou a gema é melhor, agora que sabemos um pouco mais sobre os benefícios da clara, vamos ver o que a gema pode fazer por nós.

cabelo de ovo

  • A gema do ovo tem mais proteína do que a clara.
  • A gema é rica em gordura. Seu conteúdo é de cerca de 4 gramas de gordura por ovo, dos quais apenas 1,5 são saturados. Ou seja, gorduras negativas. O resto são gorduras insaturadas e são muito benéficas para o corpo. Seu nível de colesterol é muito baixo e, portanto, inofensivo para pessoas saudáveis. Se você tende a ter colesterol alto, pode restringir um pouco seu consumo, mas não precisa eliminá-la, pois seu índice de proteína é muito benéfico.
  • A gema de ovo é uma poderosa fonte de vitaminas e minerais. É rica em ferro, fósforo, potássio e magnésio. Quanto às vitaminas, você encontrará o seguinte: vitamina A, E, D, B9 (ácido fólico), B12, B6, B2 e B1. Também não se deve esquecer que é um dos poucos alimentos ricos em vitamina D.
  • Outro fato sobre a gema do ovo que não devemos ignorar: ela possui uma substância chamada colina. Você sabe para que serve? Para a saúde do cérebro, para a nossa memória e para combater doenças como Alzheimer ou demências. Fabulosa, sem dúvida.
  • A gema do ovo é muito rica em lecitina. O que esse elemento faz é se ligar ao colesterol para evitar que ele seja completamente absorvido pelo nosso organismo. A lecitina é uma parte essencial para nutrir e cuidar da nossa medula óssea, cérebro, fígado, coração e sistema nervoso. Cuida da saúde do nosso coração e, além disso, nos permite melhorar a memória e a concentração.
  • Há muitas pessoas que costumam consumir a gema de ovo crua, ou combinada com shakes, para obter todas as suas proteínas. É um erro. Consumir as gemas cruas pode nos fazer sofrer de doenças como a salmonelose. Você deve saber que sempre será melhor consumir as gemas cozidas, pois as propriedades permanecerão as mesmas e evitaremos problemas.

Para concluir, o que é mais benéfico, a clara ou a gema do ovo? Ambas as partes são saudáveis. A clara é isenta de gordura e a gema, por sua vez, embora tenha um pequeno teor de gordura saturada, é muito rica em proteínas.

Nossa recomendação é que você coma ovos inteiros e orgânicos. Juntamente com uma dieta variada e equilibrada, você desfrutará de uma boa saúde. A clara e gema do ovo são benéficas.

Pode interessar a você...
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 grandes benefícios do tofu, queijo de soja

Neste artigo, compartilhamos todas as propriedades do tofu, bem como as formas mais adequadas de consumi-lo em nossa dieta diária.

 



  • Colina (química). Wikipedia.
  • Visciarelli E, Ferrero A, Costamagna S. R. Aspectos excoriales de huevos de Triatoma patagonica del Ponte, 1929 por microscopio electrónica de barrido. Entomol. Vect. Diciembre 2004. 11 (4): 653-668.