O que comer antes e depois da academia?

05 Julho, 2020
Os alimentos são a fonte de energia básica que o corpo vai usar para fazer os exercícios. Portanto, vamos analisar quais refeições são mais adequadas antes e depois do treino.

Se você frequenta a academia, é porque decidiu manter um estilo de vida saudável. Provavelmente, sua alimentação é pobre em açúcares e gorduras. No entanto, quando se trata de fazer exercício, nem sempre sabemos o que comer como pré e pós-treino. Portanto, neste artigo, vamos contar o que é melhor comer antes e depois de ir à academia.

Para as pessoas ativas, cuidar da dieta pode ajudar a aumentar o desempenho, a definir a musculatura ou a perder peso. Além disso, é fundamental ingerir nutrientes, antioxidantes e calorias suficientes para não desmaiar durante a prática dos exercícios.

O que comer antes e depois da academia?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes de todas as pessoas quando o assunto é praticar algum tipo de atividade física. Como os alimentos são a fonte de energia básica que o corpo vai usar para fazer todos os exercícios, vamos analisar quais deles são os mais adequados.

O que comer antes?

Iogurte com cereais
A alimentação antes da academia deve garantir um bom suprimento de nutrientes e energia para o treino.

Antes de fazer uma aula ou de treinar com os aparelhos da academia, devemos controlar bem a alimentação e não comer em excesso.

Alimentos que contenham as vitaminas necessárias para saciar, mas em pequena quantidade, são perfeitos. Um exemplo disso são as oleaginosas, que contêm gorduras saudáveis, aveia com leite, um iogurte ou mesmo uma fruta, como uma banana.

Outra boa opção que está na moda é a mistura de iogurte, oleaginosas e sementes, como a chia, que contêm ômega 3 e proteínas. Para beber, devemos nos hidratar tomando água. É positivo beber meio litro de água um pouco antes de começar o treino, mas sem exageros.

Antes de ir à academia, é melhor evitar alimentos ricos em gordura ou açúcar. Se você tiver acabado de fazer uma refeição farta, não vá à academia ou deixe para ir, pelo menos, 2 horas depois de comer.

Você também pode se interessar: 11 truques para não abandonar a academia após o primeiro mês

O que comer depois?

Fontes de proteína animal
Após o exercício físico, é necessário repor as energias com uma boa ingestão de proteínas, bem como de vitaminas e minerais essenciais.

Depois do treino, é fundamental se hidratar rapidamente e comer com calma. Podemos começar com uma fruta e oleaginosas, para depois fazer uma refeição mais completa, que pode conter, por exemplo, peixes, salada de arroz, massa com sementes e tomate, laticínios, carnes, ovos e shakes de proteína.

Esse é o momento de ingerir proteína e não consumir gordura em excesso. Caso contrário, tudo o que perdemos na academia vai acabar sendo recuperado e, além disso, não estaremos comendo de maneira saudável.

Provavelmente, vamos sentir muita sede, então a água será a melhor opção contra a desidratação. As bebidas isotônicas podem nos ajudar a repor as energias gastas na atividade física. Entretanto, nunca devemos fazer um uso abusivo delas.

Você também pode gostar de ler: Você sabia que praticar ioga ajuda a queimar calorias?

Erros comuns na alimentação antes e depois da academia

Muitas pessoas cometem alguns erros comuns na dieta quando entram no mundo da boa forma e da vida saudável. Vamos apresentar alguns deles para que você possa evitá-los.

  • Não aumentar as quantidades: se você começar a fazer exercício diariamente, vai precisar ingerir mais calorias do que antes, mesmo se o objetivo for perder peso.
  • Pular uma refeição: você deve comer cinco vezes ao dia. Se tentar pular uma refeição, provavelmente vai precisar de uma quantidade maior na próxima e, comendo mais, não vai atingir o seu objetivo.
  • Consumir os falsos lights: no supermercado, você deve prestar atenção aos rótulos dos produtos, pois muitos deles são vendidos como “saudáveis” quando, na verdade, contêm grandes quantidades de açúcar.
  • Não ter paciência: se você estiver esperando resultados logo na primeira semana e não conseguir, vai ter vontade de abandonar a dieta. Por isso, você deve ser constante.

Não cometa esses erros comuns dos iniciantes quando começar a ir à academia. Além disso, procure comer corretamente desde o início da atividade física para obter progressos no menor tempo possível. Por fim, se você ainda tiver dúvidas a respeito de quais são as melhores refeições para fazer antes e depois da academia, recomendamos procurar um nutricionista.

  • Gorzynik Debicka M., Przychodzen P., Cappello F., Kuban Jankowska A., et al., Potential health benefits of olive oil and plant polyphenols. Int J Mol Sci, 2018.
  • Davies RW., Carson BP., Jakeman PM., The effect of whey protein supplementation on the temporal recovery of muscle function following resistance training: a systematic review and meta anlysis. Nutrients, 2018.
  • Calder PC., Omega 3 fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochem Soc Trans, 2017. 45 (5): 1105-1115.