O que comer antes de correr? 7 recomendações

09 Abril, 2020
A preparação para a corrida é importante, não apenas em termos de aquecimento, mas também em termos de dieta. O desempenho na atividade será altamente influenciado pelo hábito alimentar.

Uma das perguntas que os atletas mais costumam fazer é: o que comer antes de correr? Sem dúvida, essa é uma dúvida relevante, pois dependendo do tipo de dieta escolhida, o desempenho da pessoa pode ser maior ou menor.

Na prática, a alimentação antes, durante e após o treino é tão importante quanto a própria prática e tem um impacto decisivo no desempenho.

Comer antes de correr: principais recomendações

Existem certos alimentos que podem nos ajudar a ter um desempenho ideal nos exercícios:

1. Barras de cereal

Comer antes de correr: principais recomendações
As barras de cereal são leves e permitem incluir alimentos nutritivos e saciantes.

Leia também: Correr ouvindo música: benefícios e desvantagens

O objetivo da refeição pré-treino é fornecer ao corpo o combustível necessário para obter energia e desempenho máximo. No entanto, também é importante que esses alimentos sejam leves.

Nesse sentido, as barras de cereal são uma excelente opção, pois fornecem rapidamente a glicose necessária ao organismo. É uma refeição rápida e leve que proporciona a energia necessária.

2. Proteína natural

Outra opção excelente e recomendada para comer antes de correr é a proteína natural, presente em alimentos como frango ou atum. Obviamente, por ser uma refeição pré-treino, deve ser feita em pequenas porções para evitar correr com o estômago pesado.

Nutricionalmente, esse tipo de proteína natural é muito saudável e fornece toda a energia necessária para o máximo desempenho esportivo. Além disso, proporciona uma maior saciedade.

3. Pão integral

Uma ou duas fatias de pão integral, juntamente com uma fatia de peito de peru, também acalma o apetite e fornece a energia necessária. Nesse caso, o peito de peru é uma proteína natural de qualidade, enquanto o pão integral contém carboidratos de absorção lenta, ideais para consumir antes da corrida.

4. Oleaginosas

Oleaginosas
Ricas em ácidos graxos e minerais essenciais, as oleaginosas são um lanche rápido e nutritivo antes do treino.

As oleaginosas também são altamente recomendadas para consumir antes do treino. Esses deliciosos snacks têm inúmeras propriedades benéficas para a saúde geral e, além disso, constituem um lanche rápido, saudável e satisfatório, que fornece muita energia antes do treino.

5. Café da manhã variado para comer antes de correr

Se o corredor tiver um pouco mais de tempo, pode tomar um café da manhã mais completo algumas horas antes do treino. No entanto, é importante que você também coma os alimentos mais adequados nesse momento.

Nesse caso, um café da manhã completo, equilibrado e recomendado é composto por ovo cozido, frutas frescas ricas em vitamina C, leite desnatado e uma pequena porção de oleaginosas.

6. Queijos magros

Os queijos magros, principalmente o branco, também são boas opções para comer antes de correr. Basta comer duas ou três fatias, sozinhas ou com um pão integral, para uma refeição mais completa.

Você também pode combinar uma fatia de queijo magro com uma fatia de peito de peru. Uma refeição rápida, saudável e perfeita para consumir antes de qualquer tipo de treino.

7. Vitaminas

Mulher tomando vitamina
Além dos benefícios alimentares, as vitaminas são leves para o estômago, deixando a pessoa satisfeita e saciada.

Você também pode se interessar: Exercícios para um correto alongamento muscular

As vitaminas, principalmente as ricas em proteína, proporcionam muitos benefícios para o corpo antes do exercício. Essa excelente opção é rápida e saudável e você pode optar por shakes e vitaminas naturais ou por aqueles que já vêm prontos.

Se decidir fazer sua vitamina em casa, pode bater leite desnatado e uma banana bem madura. Se quiser, você pode adicionar proteína em pó.

Recomendações gerais para comer antes de correr

Essas dicas podem ser muito úteis para qualquer atleta ou fã da corrida :

O que comer antes de correr

Mulher correndo em rua vazia
Antes de correr, planeje as refeições para treinar com o nível de energia necessária.

É essencial que o corredor coma ao menos uma hora a 30 minutos antes de iniciar o treino. Se for uma refeição um pouco mais completa e pesada, a recomendação será estendida para duas horas. É importante fazer a digestão antes de começar a treinar, visto que você depende de um bom nível de energia para ter um bom desempenho.

Coma antes de correr

Ficaram no passado os mitos que indicam que você deve correr ou praticar qualquer outro esporte com a barriga vazia. Esse mito foi principalmente usado por pessoas que procuravam perder peso mais rapidamente.

Na prática diária, você deve comer antes do treino para que o corpo tenha o combustível necessário e o transforme em energia. A chave está nos alimentos escolhidos.

Dada a preocupação com o que comer antes de correr, você deve escolher alimentos saudáveis ​​e leves que ofereçam uma boa contribuição de energia. O desempenho máximo do corredor vai depender disso.

  • Giezenaar C., Lange K., Hausken T., Jones KL., et al., Acute effects of substitution, and addition, of carbohydrates and fat to protein on gastric emptying, blood glucose, gut hormones, appetite, and energy intake. Nutrients, 2018.
  • DePhillipo NN., Aman ZS., Kennedy MI., Begley JP., et al., Efficacy of vitamin C supplementation on collagen synthesis and oxidative stress after musculoskeletal injuries: a systematic review. Orthop J Sports Med, 2018.
  • McGlory C., Devries MC., Phillips SM., Skeletal muscle and resistance exercise training; the role of protein synthesis in recovery and remodeling. J Appl Physiol, 2017. 122 (3): 541-548.