O físico impressionante de Adama Traoré: foi assim que ele conseguiu transformar seu corpo

Longe de ser um jogador lento, Adama Traoré é muito rápido e poderoso apesar de seu grande volume muscular. Contamos como ele conseguiu a mudança física que mostrou nos últimos 7 anos.
O físico impressionante de Adama Traoré: foi assim que ele conseguiu transformar seu corpo

Última atualização: 02 setembro, 2022

Vendo Adama Traoré em campo, a diferença com seus adversários e companheiros de equipe em termos de construção é marcante. O físico impressionante que ele possui é, é claro, baseado em treinamento e dieta focados.

Os jogadores de futebol fisicamente mais fortes costumam jogar na defesa ou como centroavantes. Isso permite que eles entrem na partida e recuperem ou protejam a bola, conforme necessário, sem sofrer as consequências.

Mas Traoré não joga em nenhuma dessas posições, mas joga extremo. E apesar de seu grande porte físico, é um jogador muito quase imparável em velocidade.

Como Adama Traoré alcançou seu físico impressionante?

A genética provavelmente favorece Adama Traoré pela transformação física que o jogador passou desde sua estreia no FC Barcelona em 2015. Desde então, ao passar por Aston Villa, Middlesbrough e Wolverhampton, seus músculos aumentaram muito. Voltando ao Barça em 2022, ele não era mais aquele jovem alto e magro que havia saído.

Além dos genes, o treinamento que o jogador seguiu nessa época também teve a ver com a mudança de seu corpo. A seguir, detalharemos as chaves que levaram ao físico impressionante que Adama Traoré tem hoje.

Adama Traoré começou a mostrar uma mudança física jogando pelos Wolves.
Embora exista uma base genética que explica a capacidade do jogador de aumentar sua massa muscular, sua dedicação e disciplina não podem ser ignoradas.

Treinamento exigente, mas sem pesos

Em entrevista, Adama Traoré disse que não faz exercícios com pesos na academia. O jogador explicou que sua genética faz com que seus músculos cresçam do jeito que crescem.

O espanhol recorre mais ao treino com o próprio peso corporal para melhorar a sua agilidade, explosividade e potência, segundo o seu preparador físico pessoal, Nacho Villalba. A predominância de fibras brancas em seus músculos gera maior volume, sem a necessidade de fazer um trabalho isolado para cada músculo na academia.

Um dos elementos que auxiliam Adama Traoré em seus treinos são os elásticos. Embora pareçam básicos, são capazes de oferecer uma resistência de até 50 quilos e são ideais para trabalhar a parte inferior do corpo.

Da mesma forma, é baseado em máquinas de treinamento isoinercial, que são iguais ou mais exigentes que as máquinas tradicionais. Estas servem para trabalhar tanto a contração quanto o alongamento do músculo.

De uma forma ou de outra, Traoré gera tensão muscular suficiente através do exercício para fazer com que as fibras de seus músculos se rompam. Estas, quando reconstruídos após o exercício, adaptam-se para resistir a esses estímulos e levam à hipertrofia.

Outros jogadores de futebol vão à academia

A preparação física de Adama Traoré o diferencia de outros futebolistas, como Cristiano Ronaldo. O português faz trabalho de força para fortalecer os músculos e é um dos futebolistas que atualmente usufrui de um físico privilegiado.

O mesmo que Ronaldo faz Leon Goretzka, jogador de futebol alemão que em 2020 teve uma transformação muito parecida com a vivida por Traoré. Os 3 conseguiram adaptar sua rotina de treinos às particularidades de seu corpo para atingir o objetivo.

A dieta e a transformação física

Todo o treino que se realiza, seja para ganhar massa muscular, perder peso ou tonificar o corpo, deve ser acompanhado de uma alimentação adequada. Nos anos em que Traoré priorizava o desenvolvimento de sua massa muscular, a proteína era o nutriente central em sua dieta.

Isso porque, como mostra um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, a proteína contribui para o ganho muscular quando combinada com um treinamento adequado. No entanto, os hidratos de carbono também têm um lugar, especialmente após os treinos e jogos, pois permitem repor as reservas de glicogénio.

As gorduras são outro nutriente presente nas refeições de Adama Traoré, pois fornecem energia e cumprem importantes funções hormonais. Por fim, a suplementação também faz parte de seus hábitos. Este é um aspecto em que o futebolista deve ter muito cuidado, pois as regras antidoping do futebol proíbem o consumo de determinadas substâncias capazes de melhorar o desempenho de forma não natural.

Adama Traoré durante uma partida com a equipe espanhola.
As dietas proteicas promovem o aumento da massa muscular. Da mesma forma, alguns suplementos legais e permitidos contribuem para o processo.

O físico impressionante de Adama Traoré joga a seu favor

Além de melhorar seu desempenho, ter uma musculatura desenvolvida “protegeu” Traoré contra lesões. Com exceção de uma fratura no metatarso na temporada 2015/2016, o atacante teve apenas duas lesões que o deixaram sem jogar por mais de 20 dias.

Uma delas foi em 2015 e o outra é mais recente. Quanto a esta última, trata-se de uma lesão muscular na coxa, datada de julho de 2022.

Levando isso em consideração e somando a potência que o jogador demonstra em suas corridas de velocidade, podemos concluir que o físico é uma ferramenta para seu jogo. Adama Traoré é, afinal, mais um exemplo do que o treino e a nutrição podem fazer a uma pessoa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.