Nunca se esqueça de despedir-se do seu filho ao sair de casa
Despedir-se do seu filho quando você vai trabalhar ou ficar ausente por algumas horas pode ser traumático para a ele. Frequentemente, a criança fica chorando ao ver você sair. Por essa razão, muitos pais adquirem o hábito de usar alguma distração da criança para poder sair de casa.
Esse tipo de ação enche a criança de incertezas e ansiedade, além de se sentir desprotegida e abandonada. Embora pensemos que evitamos o sofrimento, acontece o contrário, porque assim que a criança percebe que você não está, procurará você pela casa, e então começará a chorar.
Por que as crianças choram quando saímos de casa?
É natural que as crianças sintam apego pela mãe, especialmente os pequenos. A sensação de calor e proteção que a mãe gera desde o nascimento, muitas vezes promove fortes laços emocionais.
Em muitos casos, mesmo a separação momentânea pode gerar angústia e inquietação na criança, por isso é prudente acostumá-la com a sua ausência.
Para isso você pode usar jogos no qual se esconde do seu alcance visual, mas continua falando para reforçar a confiança de que, mesmo que não lhe veja, isso não significa que o abandonou. Com isto seu filho entenderá que suas ausências não são definitivas, e que em algum momento você estará com ele novamente.
Quais são as desvantagens de não despedir-se do seu filho?
Os psicólogos determinaram que sair de casa sem se despedir-se do seu filho gera sentimentos de raiva e desespero. Além da ansiedade de separação, porque ele não sabe quando você saiu, ou quando vai voltar.
Isso o deixará desconfiado, porque não saberá quando escapará novamente sem que ele perceba. Além disso, a criança começará a viver num constante sentimento de insegurança e confusão.
Esse tipo de separação fará com que seu apego a você aumente e, quando voltar, não se afastará de você por medo de ser abandonado novamente. Também gera um sentimento de culpa na criança porque, quando você não explica porque sai, ela vai acreditar que fez algo ruim, e é por isso que a deixou.
Leia também: As crianças precisam dos seus abraços para se sentirem parte do mundo
Como despedir-se do seu filho quando você sai de casa?
A separação não é um tópico insignificante para crianças pequenas. A relação de afeto e segurança que têm principalmente com a mãe, faz com que criem um vínculo que é muito difícil de quebrar desde muito cedo.
Planeje um plano para executar durante sua ausência
Quer você deixar seu filho com um parente ou uma babá, tente incluir alguma atividade que seja do seu agrado, para que ele pratique assim que você sair. Desta forma, aprenderá a associar sua saída a algo divertido ou agradável.
Informe-o que você vai sair, alguns minutos antes
Ao notificar seu filho de que você estará saindo dentro de poucos minutos evitará os espaços para dramas desnecessários. Também é recomendável criar uma rotina de despedida, para que você permita que seu filho sinta que suas ausências são normais, e que não há nada com que se preocupar.
Mostre-se feliz
A ansiedade de separação não é apenas sofrida pelo pequeno, as mães também sentem o mesmo. Mas se você parecer triste ou melancólica, não estará ajudando o seu filho. Evite dizer frases como “Vou sentir sua falta” ou “não fique triste”, porque o estará induzindo a esse sentimento.
Você deveria ler: Por que alguns bebês só dormem quando estão perto da mãe?
Evite despedidas longas
Não tente compensar o tempo que estará fora estendendo a despedida. Faça-o entender que você deve sair, que voltará em breve, diga a ele que se divirta e lembre-o de que, enquanto você não estiver em casa ele será deixado aos cuidados de outra pessoa responsável e amorosa, seja avó, babá, ou quem quer que seja.
Não volte porque você o ouviu chorar
Se você perceber que seu filho chora inconsolavelmente, pode sentir o desejo de abraçá-lo novamente e confortá-lo. Não faça isso porque só fará a despedida mais difícil para ele.
Conclusão
Você deve evitar sair sem despedir-se do seu filho porque a criança pode ter futuros traumas emocionais. A melhor maneira de deixar seu filho é explicar que você está saindo, e que voltará em breve.
É normal que a criança chore, isso mostra que ele sentirá sua falta. Mas aos poucos irá assimilando suas ausências como naturais, sem os traumas da insegurança que seu desaparecimento sem explicações gera.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.