Por que você nunca deve misturar vinagre com alvejante?

24 Setembro, 2020
Muitas pessoas pensam que misturar vinagre com alvejante é uma maneira de aumentar o efeito de limpeza desses produtos. No entanto, será que isso é seguro?

Existe uma grande variedade de produtos domésticos que, por segurança, não devem ser misturados. Embora muitos acreditem que a sua combinação “aprimora” seus efeitos de limpeza, esta prática pode ser perigosa. Hoje, vamos explicar por que você não deve misturar vinagre com alvejante.

De acordo com Kate Biberdorf, professora de química da Universidade do Texas em Austin, esta é uma das combinações domésticas mais perigosas. Essa mistura libera um gás tóxico que é prejudicial à saúde.

Por que as pessoas misturam vinagre com alvejante?

Existem algumas razões que explicam por que as pessoas optam por misturar vinagre com alvejante, mesmo que isso libere um gás tóxico. Em primeiro lugar, o vinagre reduz o pH do alvejante, o que aumenta sua ação desinfetante.

Por outro lado, a maioria das pessoas que cria esse tipo de mistura desconhece a reação que ocorre e, é claro, os efeitos que ela pode causar à saúde.

Portanto, com base apenas em dicas para fazer melhores produtos de limpeza e desinfetantes, eles decidem misturar e usar o produto sem cautela.

Não deixe de ler: Ingredientes tóxicos que se escondem nos produtos de limpeza

Que reação a mistura de vinagre com alvejante produz?

Para entender o que acontece com essa mistura, alguns conceitos devem ser esclarecidos. Como aponta a Dra. Biberdorfmoléculas como as encontradas no vinagre e no alvejante são compostas por átomos.

Por sua vez, no centro de cada átomo existe um núcleo e, no seu interior, existem dois tipos de partículas: nêutrons e prótons. Um terceiro tipo de partícula, os elétrons, orbita o núcleo.

Escala de ph

Escala de pH

Outro aspecto essencial que devemos entender é a diferença entre um ácido e uma base. As substâncias são medidas em uma escala de pH:

  • Ácidos: aqueles cujo pH é menor que 7.
  • Neutros: aqueles cujo pH é igual a 7.
  • Bases: aqueles com pH superior a 7.

Quando misturamos uma base e um ácido, ocorre uma reação química na qual a base retira o próton do ácido e, como resultado, um novo composto químico é formado.

Então, o que acontece ao misturar vinagre com alvejante?

Como explica Biberdorf, um dos principais componentes do alvejante é o hipoclorito de sódio, considerado uma base. Por sua vez, o vinagre é um ácido (ácido acético).

Portanto, quando uma pessoa decide misturar vinagre com alvejante, o hipoclorito de sódio retira um próton do vinagre, e essa reação gera ácido hipocloroso. No entanto, isso não termina aqui.

O ácido hipocloroso reage com o restante do vinagre e forma um gás conhecido como gás de cloro, que pode ser particularmente prejudicial à saúde.

Talvez você possa se interessar: Conheça os riscos de limpar muito a sua casa

Efeitos negativos do gás de cloro

O gás de cloro, em seu estado puro, pode ser visto na cor amarela esverdeada; no entanto, o gás criado por uma mistura de produtos químicos é disperso no ar e geralmente é invisível.

Apesar disso, pode ser percebido pelo forte odor e pelos efeitos negativos que causa no corpo. Em primeiro lugar, afeta as membranas mucosas, incluindo os olhos, garganta e pulmões.

Como resultado, podem surgir sintomas como olhos lacrimejantes, congestão no peito, dificuldades respiratórias e sensação de queimação, entre outros. Além disso, em caso de contato com a pele, pode causar bolhas e irritações.

Irritação na pele

O que fazer para evitar esses riscos?

Obviamente, para evitar os riscos mencionados, você deve evitar, a todo custo, misturar vinagre com alvejante. 

Usar vinagre e alvejante separadamente pode ajudar a higienizar dezenas de superfícies. Por segurança, é melhor usá-los individualmente e somente quando necessário. 

Além disso, você pode testar outras alternativas naturais de limpezacujo uso é seguro: suco de limão, bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio e sal são algumas opções.

Você conhecia os riscos de misturar vinagre com alvejante? Agora que você sabe que a combinação deles pode ser muito prejudicial, evite-a e compartilhe essas informações com a sua família.

  • Morim A, Guldner GT. Chlorine Gas Toxicity. [Updated 2019 Mar 31]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537213/
  • White, C. W., & Martin, J. G. (2010). Chlorine Gas Inhalation: Human Clinical Evidence of Toxicity and Experience in Animal Models. Proceedings of the American Thoracic Society. https://doi.org/10.1513/pats.201001-008SM
  • Suryanarayanan, A. (2014). Chlorine. In Encyclopedia of Toxicology: Third Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386454-3.00277-3
  • Chlorine Gas Toxicity From Mixture of Bleach With Other Cleaning Products—California. (2011). JAMA: The Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.1991.03470180029010