O que é noctúria e como podemos tratá-la?

11 Junho, 2020
Levantar-se mais de duas vezes à noite devido à noctúria pode ter consequências negativas para a qualidade de vida do paciente.
 

A noctúria é uma doença caracterizada pela interrupção do sono noturno devido a um aumento excessivo da vontade de urinar. Com ela, as idas ao banheiro se tornam mais frequentes durante a noite do que durante o dia.

Essa intensificação da frequência e vontade de urinar aumenta à medida que envelhecemos, e ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Existem várias causas que podem desencadear essa situação.

Se o paciente acordar mais de duas vezes durante a noite para urinar, isso pode se tornar um problema. A noctúria pode ter um efeito negativo na atividade diária e, portanto, afetar a qualidade de vida da pessoa.

Causas da noctúria

Mulher com vontade de urinar
O aumento do volume de urina pode ocorrer devido a várias causas, como hábitos alimentares, consumo de medicamentos ou algumas doenças.

Existem várias causas que podem desencadear esse problema. Beber líquidos no final da tarde ou consumir álcool e cafeína após o jantar são hábitos que podem levar à noctúria.

As infecções urinárias são outra causa do aumento da micção noturna, além da manutenção de um alto nível de cálcio no sangue ou do consumo de certos medicamentos, como os diuréticos.

Existem outras condições que podem estar causando esta doença. Entre elas, podemos citar as seguintes:

 
  • Diabetes mal controlado
  • Diabetes insipidus ou gestacional
  • Insuficiência cardíaca
  • Edema das extremidades inferiores
  • Problemas ou transtornos do sono, como a apneia
  • Certos medicamentos

Como a noctúria é diagnosticada?

Diante da suspeita de noctúria, para ajudar o médico a fazer um bom diagnóstico, é aconselhável manter um diário de esvaziamento da bexiga.

Consiste em um registro de dois dias em que você anota a quantidade de líquidos que bebe, o número de vezes que vai ao banheiro, a quantidade de urina produzida, qualquer medicamento que esteja tomando, infecções do trato urinário e sintomas relacionados.

O médico irá verificar este diário para determinar as possíveis causas da noctúria e o tratamento mais apropriado para cada paciente. Além disso, o médico pode solicitar um exame de urina para verificar se há alguma condição mais especifica que esteja causando a doença.

Leia também: A incontinência urinária: sintomas, causas e tratamentos

Sintomas

Homem cansado por não dormir a noite
O principal problema da noctúria é que ela interrompe o sono e o descanso durante a noite, podendo causar insônia.

O principal sintoma desta doença é a insônia. Normalmente, as pessoas conseguem dormir de 6 a 8 horas sem ir ao banheiro. Pacientes com noctúria interrompem o sono mais de uma vez para urinar, o que pode causar interrupções no ciclo normal do sono.

 

Outro sintoma causado pela noctúria é a poliúria noturna e diurna. A primeira se refere ao aumento da produção de urina, geralmente mais de 2 litros, durante o sono. A diurna é a mesma coisa, mas durante o dia.

Também pode acontecer que o paciente produza mais urina durante a noite do que o corpo é capaz de reter, o que faz com que a bexiga tenha uma baixa capacidade noturna.

Leia também: 5 hábitos para tratar a incontinência urinária

A noctúria pode ser evitada?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma série de medidas preventivas, como as seguintes (algumas delas estão intimamente relacionadas às causas desta doença):

  • Tente evitar beber muito líquido à tarde e, acima de tudo, evite álcool e estimulantes.
  • Urine com frequência, especialmente durante o dia e antes de dormir.
  • Inclua na sua dieta muitos vegetais, frutas, legumes, soja e derivados. Por outro lado, reduza o consumo de carne vermelha, gordura saturada, sal, açúcar e cálcio.
  • Mantenha-se em uma posição horizontal depois de comer.
  • Evite viagens longas, prisão de ventre e a umidade.
  • Faça exercício físico.
  • Evite o sobrepeso e a obesidade.

Descubra também: Principais sintomas de problemas nos rins

Como é o tratamento?

Tratamento para a noctúria
Diante de uma vontade excessiva de urinar, principalmente à noite, é aconselhável consultar um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados.
 

Se você suspeita que pode ter esta doença, é preciso ir ao médico. Pode ser que ele o encaminhe para um urologista, se for necessário. O tratamento da noctúria vai depender das causas que a desencadearam.

As opções de tratamento para esta doença podem incluir diferentes intervenções ou tratamentos farmacológicos. Em relação à primeira, algumas medidas recomendadas a serem consideradas são:

  • Se você estiver sob tratamento com diuréticos, tome-os 6 horas antes de ir para a cama.
  • Tire uma soneca após o almoço.
  • Coloque as pernas para cima.
  • Use meias de compressão, pois elas ajudam a impedir o acúmulo de líquidos.

Por outro lado, o tratamento farmacológico consistirá na administração de medicamentos anticolinérgicos. Esses medicamentos também podem reduzir os sintomas da bexiga hiperativa.

Além disso, certos diuréticos podem ajudar a regular a produção de urina. Por fim, outras drogas, como a desmopressina, permitem que os rins produzam menos urina.