O que comer para ter níveis normais de hemoglobina
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Para não sofrer de anemia, é necessário manter níveis normais de hemoglobina no sangue. Por isso, existem alimentos que podem nos ajudar a obter todos os nutrientes dos quais precisamos.
A seguir, vamos trazer mais detalhes de algumas opções saudáveis, mas antes vamos falar sobre essa proteína tão vital para o funcionamento do organismo.
O que é a hemoglobina?
A hemoglobina é uma proteína que se encontra no interior dos glóbulos vermelhos. Sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos e o dióxido de carbono (CO2) dos tecidos para os pulmões.
Os níveis de hemoglobina são diferentes em homens e mulheres. Em homens adultos, os níveis normais são de 13,8 ou 14 g/dl, enquanto nas mulheres são de 12,1 ou 15 g/dl. Quando uma mulher está grávida, os níveis de hemoglobina devem estar igual ou acima de 11,0 g/dl
Além disso, em crianças, os valores variam de acordo com a idade. Nelas, é muito importante que os níveis de hemoglobina estejam adequados para o seu bom crescimento:
- Crianças de seis meses a 4 anos: 11 g/dl
- De 5 a 12 anos: 11,5 g/dl
- De 12 a 15 anos: 12,0 g/dl ou mais
Hemoglobina e anemia
A hemoglobina é a referência de maior valor para diagnosticar uma anemia. Quando seus valores estão abaixo dos parâmetros estabelecidos, falamos de anemia. Além disso, a falta dessa proteína está relacionada com a falta de ferro. Por isso, níveis baixos de hemoglobina podem significar anemia ferropênica (falta de ferro).
Por outro lado, a hemoglobina é a substância que dá a cor vermelha ao sangue. Como sua função é importante para o organismo, seus níveis devem ser mantidos estáveis.
Para conhecer e controlar os níveis de hemoglobina, é realizado um hemograma, que permite medir todos os componentes do sangue. Mas atenção! Também não é bom ficar com níveis elevados de hemoglobina, pois isso pode causar danos graves.
Os níveis de hemoglobina dependem de uma boa nutrição, bem como de fazer exercício regularmente. No entanto, esses não são os únicos fatores que podem alterar seus níveis.
O que acontece quando o nível está baixo?
Quando a hemoglobina está baixa, algo não está bem na saúde. Portanto, é comum a pessoa sentir desconforto e alguma dificuldade em realizar sua rotina. Entre as causas mais comuns estão as seguintes:
- Anemia.
- Radioterapia.
- Menstruação intensa.
- Leucemia e outros tipos de câncer.
- Déficit de ferro (por anemia ferropênica). Isso pode ocorrer devido a uma má absorção do ferro ou por uma alimentação não adequada.
Sintomas apresentados por pessoas com hemoglobina baixa
- Fadiga.
- Tonturas.
- Fraqueza.
- Cansaço.
- Pele pálida.
- Calafrios.
- Hipersonia.
- Irritabilidade.
- Dor de cabeça.
- Perda de peso.
- Ritmo cardíaco irregular.
- Dificuldade para respirar.
- Dificuldade para se concentrar.
O que acontece quando os níveis de hemoglobina estão elevados?
Quando estamos com níveis elevados de hemoglobina, devemos estar alertas pois pode ser um indício de outra patologia. Abaixo encontram-se algumas das possíveis causas:
- Meningite.
- Tabagismo.
- Desidratação.
- Problemas cardíacos.
- Tumores cerebrais.
- Problemas pulmonares.
- Uso de alguns medicamentos.
- Apoplexia, que provoca infarto cerebral ou acidente vascular cerebral.
Sintomas apresentados por pessoas com hemoglobina alta
- Tonturas.
- Prurido.
- Coceira, ardor.
- Dor abdominal.
- Sangramento excessivo.
- Inflamação do baço.
- Dificuldade para respirar.
- Problemas de coagulação.
- Alterações na coloração da pele.
O que devemos comer para atingir níveis normais?
Uma dieta equilibrada é capaz de fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários para se manter saudável. Contudo, quando o corpo não tem ferro suficiente, ele pega de outras fontes. Por isso, a produção de hemoglobina diminui. Nesses casos, o consumo de alimentos ricos em ferro e outros nutrientes costuma ser recomendado, como veremos a seguir.
1 – Alimentos ricos em ferro
- Fígado.
- Espinafre.
- Leguminosas.
- Frutos do mar.
- Carne vermelha.
- Oleaginosas (amêndoas).
- Vegetais, sobretudo os que têm um tom verde escuro.
2 – Alimentos que fornecem ácido fólico
- Sementes.
- Nozes.
- Brócolis.
- Espinafre.
- Aspargos.
- Amendoim.
- Fígado bovino.
- Feijão preto.
- Gérmen de trigo.
- Cereais fortificados.
3 – Alimentos que contêm vitamina C
A vitamina C facilita a absorção de ferro no corpo. Ela está nas frutas e vegetais:
- Repolho.
- Morango.
- Brócolis.
- Manga.
- Laranja.
- Pimenta.
- Espinafre.
- Tangerina.
4 – Alimentos que nos contêm vitamina B-12
- Produtos de origem animal.
- Cereais fortificados.
Leia também: Sintomas de deficiência de vitamina B12
Sucos para aumentar a hemoglobina
Na esfera popular dizem que é recomendável consumir certas bebidas naturais (sucos e sucos, principalmente) para manter bons níveis de hemoglobina. Algumas das opções mais comuns são o suco de frutas cítricas (laranja, limão, etc.) e o suco de beterraba.
- A vitamina C contida nas frutas cítricas facilita a absorção do ferro no corpo. Por esse motivo, os sucos dessas frutas em particular são recomendados.
- Por outro lado, o suco de beterraba é recomendado por ser um alimento que fornece certa quantidade de potássio, proteínas, fibras e folatos.
Ervas para aumentar os níveis de hemoglobina
De acordo com crenças populares, algumas ervas podem ser incluídas na dieta para aumentar a hemoglobina. Algumas das mais recomendadas são:
- Dente-de-leão: você pode consumir as flores em saladas ou em forma de chá.
- Funcho: é bom quando a hemoglobina está baixa por perda de sangue. Triture as sementes e as utilize como tempero.
- Urtiga: contém ferro e vitaminas. Por isso, é um bom alimento para aumentar a hemoglobina. Você pode consumir as folhas em saladas.
Alimentos que alteram os níveis de hemoglobina
Nem todos os alimentos são bons para manter um nível adequado de hemoglobina. Evite alimentos e bebidas que possam inibir a absorção de ferro, como: refrigerantes, chá, salsinha, leite, café e alimentos ricos em cálcio e fibras. Por outro lado, o consumo de antiácidos também deve ser evitado.
Para pessoas sensíveis, o glúten pode danificar a mucosa do intestino delgado, dificultando a absorção de nutrientes, como o ferro e o ácido fólico, entre outros.
Pergunte ao seu médico quais são os alimentos que você deve excluir da sua dieta e quais são aqueles que, ocasionalmente, você pode ingerir. Ao mesmo tempo, mantenha uma alimentação equilibrada e aproveite todos os seus benefícios para a saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Giardina B, Messana I, Scatena R, Castagnola M., “The multiple functions of hemoglobin”, Crit Rev Biochem Mol Biol. 1995;30(3):165-96.
- Bilbao Garay, Javier (2006). «Anemias carenciales I: anemia ferropénica». Inf Ter Sist Nac Salud (en inglés) (Madrid: Ministerio de Sanidad y Consumo. Subdirección General de Calidad de Medicamentos y Productos Sanitarios) 30 (2): 35-41.
- Auerbach, Michael; Adamson, John W. (enero de 2016). «How we diagnose and treat iron deficiency anemia» [Cómo diagnosticamos y tratamos la anemia por deficiencia de hierro]. American Journal of Hematology (en inglés) (John Wiley & Sons, Inc) 91 (1): 31-3
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.