6 alimentos ideais para regular os níveis de hemoglobina

Alcançar níveis normais de hemoglobina é fácil e pode ser feito através da alimentação, desde que a deficiência não seja devido a condições mais graves.
6 alimentos ideais para regular os níveis de hemoglobina

Última atualização: 18 Fevereiro, 2021

Como saber que é preciso regular os níveis de hemoglobina em seu organismo? Suponhamos que, um dia, você sobe uma escada normal e percebe que sente muita fadiga.

Então, você percebe que às vezes seu coração bate muito forte, sem motivo aparente. Você fica assustado e vai ao médico.

Felizmente, não é tão grave quanto você pensou. “Seu problema é baixa hemoglobina”, ele diz. “Você só tem anemia”.

Você respira com alívio, sai do consultório e, de repente, vem uma pergunta: “O que posso comer para regular os níveis de hemoglobina?

Esta situação é muito comum. Seus sintomas são tão preocupantes e o médico diagnostica anemia. Certamente o profissional indicará o tratamento mais adequado que geralmente é através da alimentação, mas em alguns casos, será necessário administrar medicamentos que somente ele é a pessoa indicada para orientar.

Como dissemos, a melhor maneira de regular os níveis de hemoglobina é através da alimentação, então vamos oferecer alguns conselhos a esse respeito.

O que comer para regular os níveis de hemoglobina

A forma de restaurar os níveis de hemoglobina depende muito da causa que gera a alteração. No entanto, muitas vezes, o foco se centra na alimentação. Aliás, uma publicação no The American Journal of Clinical Nutrition aponta que a educação nutricional é fundamental.

Vejamos então uma lista de alimentos indicados.

1. Fígado

O fígado é um alimento que ajuda a regular os níveis de hemoglobina
O fígado e os rins fornecem mais vitamina B12 do que o corpo necessita diariamente.

De acordo com um  artigo publicado em Free Radical Biology and Medicine, o fígado é rico em ferro e isso é essencial para a hemoglobina.

Há pessoas que ficam relutantes em ingeri-lo. Alguns porque não se sentem confortáveis em consumir esta parte do corpo, enquanto outros o evitam por causa do sabor.

  • Se você se encaixa em ambos os casos, recomendamos que lhe dê uma chance. Com o tempo você vai se acostumar e ganhará muito. Na verdade, é um dos alimentos mais eficazes para obter o que queremos.

Além disso, há receitas muito saborosas que irão ensinar você a apreciar este alimento.

2. Leguminosas com vegetais

Quando se trata de alimentos à base de plantas, o corpo às vezes tem dificuldade em armazenar o ferro, que está presente, por exemplo, nas leguminosas.

Portanto, você precisa de uma ajuda extra para absorvê-lo, que terá graças aos vegetais ricos em vitamina C. De acordo com um estudo publicado em 2016 através de Aging, esta vitamina ajuda a absorção do ferro.

Vegetais ricos em vitamina C

Vitamina C

Tendo em conta o que dissemos acima, a seguir daremos uma lista de vegetais com vitamina C.

Desta forma, você enriquecerá todos os seus pratos para regular os níveis de hemoglobina.

  • Pimentão, especialmente cru
  • Brócolis
  • Couve-de-bruxelas
  • Pimenta
  • Espinafre
  • Salsinha
  • Cenoura
  • Beterraba

3. Alimentos ricos em ácido fólico

Não é importante só para a gravidez. Também é importante para a hemoglobina, uma vez que ajuda a criar glóbulos vermelhos .

Contudo, costumamos nos referir apenas quando falamos sobre os comprimidos típicos que são tomados durante a gestação.

Portanto, muitas vezes não sabemos quais elementos o contêm em altas doses.

Nesse sentido, oferecemos outra lista que facilitará o processo de elaboração de um prato que lhe permitirá ajudar a acabar com a anemia .

  • Aspargos
  • Laranja
  • Abacate
  • Gérmen de trigo
  • Feijão
  • Soja
  • Sementes de abóbora

A estes devem ser adicionados outros alimentos citados em outras seções, como vegetais verdes, leguminosas e fígado.

4. Peixe azul

O peixe azul ajuda a evitar a deficiência de ferro

O peixe azul tem todas as vantagens dos alimentos anteriores. Além disso, é identificado como um peixe gorduroso. Ele se destaca pela presença de vitamina B, essencial para a produção de glóbulos vermelhos.

Aumente seu consumo de:

  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Cavala

Quer saber mais? Então leia também: Benefícios dos peixes azuis e suas variedades

5. Alimentos com vitamina A e betacarotenos

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition, tanto a vitamina A quanto os beta-carotenos podem ajudar a melhorar a absorção de ferro. Portanto, seu consumo é conveniente no caso de um problema de baixa hemoglobina.

Os alimentos ricos em vitamina A incluem:

  • Fígado
  • Peixe
  • Batata doce
  • Couve e repolho.

Os alimentos ricos em beta-caroteno incluem frutas e vegetais amarelos, vermelhos e laranja, como:

  • Mangas
  • Melões
  • Cenouras
  • Batata doce.

6. Legumes

Devemos dar atenção especial às leguminosas, pois são um alimento muito completo do ponto de vista nutricional. Um estudo publicado em Nutrition Reviews, destaca que os legumes são ricos em ferritina, uma proteína que encapsula grandes quantidades de ferro, um nutriente chave para níveis ideais de hemoglobina.

Entre as leguminosas encontramos:

  • Soja
    Feijões
    Lentilhas
    Ervilhas verdes.

Como comer os alimentos para regular os níveis de hemoglobina

O aumento do interesse pela alimentação motivou um gosto renovado pela gastronomia. Como resultado, sabemos que a maneira tradicional de preparar os alimentos nem sempre é a mais apropriada.

Nesse caso, recomendamos reduzir o tempo de cozimento . O aquecimento de alimentos faz com que sua composição seja alterada. Portanto, é melhor usar o calor para torná-los comestíveis.

  • Pense que, no caso dos vegetais, você precisa procurar a textura al dente. Inicialmente talvez você não goste, mas é o mais saudável. Desta forma, você aproveitará todos os seus nutrientes.
  • Quanto à carne e ao peixe, cada tipo tem seu ponto, então o ideal é respeitá-lo.

Desde que não seja um sintoma de outra doença agressiva, a falta de hemoglobina é fácil de controlar. Basta inserir uma série de alimentos na dieta com mais frequência e logo você começará a se sentir melhor.

De qualquer maneira, é importante consultar o médico e fazer exames periodicamente para controlar o seu estado geral.

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