O que é o neuroma de Morton?

O neuroma de Morton pode provocar dor, ardor e formigamento no pé. A seguir, explicamos em que consiste e como tratá-lo.
O que é o neuroma de Morton?

Última atualização: 15 Março, 2021

O neuroma de Morton é uma patologia que afeta os pés, geralmente apenas um deles. Ela ocorre devido a uma alteração em algum nervo do pé, que provoca dor na região afetada. O mais comum é que isso ocorra entre o terceiro e o quarto metatarsos.

Embora o seu nome possa ser motivo de confusão, o neuroma de Morton não é um tumor. Trata-se de uma doença bastante comum, especialmente entre os 50 e 0s 70 anos de idade. Afeta oito vezes mais mulheres do que homens.

As causas desta lesão são múltiplas. Curiosamente, ela parece ter relação com o uso de sapatos de salto alto. Por isso, muitas vezes o tratamento pode ser simplesmente usar outro tipo de sapato, sem a necessidade de técnicas mais agressivas.

O neuroma de Morton pode afetar significativamente a vida de quem sofre com ele, impedindo o afetado de caminhar ou de se manter em pé devido à dor. Por isso, neste artigo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esta patologia e como tratá-la.

O que é o neuroma de Morton?

O neuroma de Morton é uma lesão que ocorre em algum dos nervos do pé. Ele surge porque, em torno desse nervo (que normalmente se encontra entre o terceiro e o quarto metatarsos), cresce um tecido fibroso que o comprime e impede o seu funcionamento normal.

Este tecido fibroso cresce devido ao estresse contínuo sofrido por esta área ou a uma irritação do nervo. Quando corremos, por exemplo, exercemos pressão sobre certas partes de nossos pés. Quando esta pressão ocorre de maneira repetida sobre a mesma região, pode danificá-la e levar ao surgimento de um neuroma de Morton.

O mesmo ocorre com o uso de sapatos de salto alto. Ao manter os pés continuamente nesta posição, na qual quase toda a pressão é suportada por uma parte do pé, é normal que o nervo que passa por esta área fique irritado.

Dor nos pés no fim do dia

Quais são os sintomas?

O primeiro sintoma é uma sensação intensa de dor. Ela se assemelha bastante à sensação de ter uma pedra dentro do sapato ao caminhar. É uma dor mecânica, que aumenta ao apoiar esta parte do corpo, como ao caminhar ou se manter em pé.

Além disso, costuma provocar uma sensação de formigamento no dedo afetado. Também provoca ardor na sola do pé e rigidez geral. Os sintomas pioram ou melhoram dependendo da estimulação sofrida pelo pé.

Como o neuroma de Morton é diagnosticado?

Para diagnosticar o neuroma de Morton, é fundamental conhecer muito bem as características da dor e da pessoa que a sofre. Um exame clínico pode ser suficiente para chegar ao diagnóstico, já que existem certos fatores de risco bastante claros.

Por exemplo, este problema é muito mais comum nas mulheres do que em homens. Além disso, o uso de sapatos de salto alto, o fato de ser atleta profissional ou de ter alguma malformação nos pés aumenta o risco de sofrer desta lesão.

Apesar disso, os médicos também podem usar certos exames complementares para confirmar o diagnóstico. Em primeiro lugar, costumam fazer radiografias para descartar a existência de outra lesão que esteja causando a dor, como uma fratura. As ultrassonografias também são usadas.

Mulher com dor no pé

Como o neuroma pode ser tratado?

O neuroma de Morton não costuma precisar de um tratamento específico. Geralmente, basta escolher um sapato adequado. Este deve ser bem acolchoado para permitir um apoio completo ao pé. Por este motivo, o ideal é evitar os sapatos de salto alto.

Se isso não for suficiente, o médico pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a dor. Também podem ser recomendadas injeções de corticosteroides na região para diminuir a inflamação.

Por outro lado, se a dor persistir e incapacitar a pessoa, uma cirurgia pode ser necessária. O objetivo é reduzir a pressão sobre o nervo, eliminando os tecidos que o comprimem. Em casos muito graves, pode ser preciso extrair o nervo danificado para evitar a dor.

Conclusão

O neuroma de Morton é uma lesão que costuma afetar o nervo que fica entre o terceiro e o quarto dedo do pé. Está muito associado ao uso de sapatos de salto alto, a esportes que incluem a corrida e a malformações no pé. Normalmente, o tratamento se baseia na escolha de um calçado mais adequado e em cuidados com a saúde dos pés.

Pode interessar a você...
Diga adeus à dor nos pés por causa dos sapatos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Diga adeus à dor nos pés por causa dos sapatos

Os sapatos são uma das causas principais de dor nos pés. Hoje iremos compartilhar algumas dicas simples para aliviar e prevenir as dores causadas por eles.