7 dicas para usar saltos e não machucar

Tome nota destes truques incríveis que lhe permitirão desfrutar dos seus saltos por mais tempo sem que eles a machuquem
7 dicas para usar saltos e não machucar

Última atualização: 12 julho, 2018

Muitas mulheres adoram usar saltos e ficam felizes com eles. Mas há muitas outras que não os usam porque, embora gostariam, acabam causando muitos danos a seus pés. 

Os pés não são adaptados anatomicamente para estarem em sapatos altos, e seu uso pode causar lesões como dor, bolhas, inchaço ou fricção. Com os seguintes truques, você pode eliminar ou diminuir esses problemas e, assim, aproveitar mais o tempo com seus saltos. Não perca!

7 dicas para usar saltos

Aqui estão algumas dicas para eliminar ou reduzir a dor e o desconforto que os saltos altos podem causar. Tome nota!

1. Experimente bem os saltos

Primeiro, é necessário pedir o número exato que você calça. Os sapatos muito grandes ou pequenos podem acabar causando dor. Parece óbvio, mas não é tanto assim, e é extremamente importante poder andar bem com os seus sapatos de salto alto.

Portanto, você deve experimentar alguns sapatos diferentes, caminhar com eles e verificar se o eixo do salto coincide com o centro do calcanhar. Desta forma, o peso corporal será melhor distribuído e, assim, possíveis lesões serão evitadas.

Se você não estiver acostumada a usar saltos ou eles geralmente a machucam, é aconselhável que eles não excedam 5 centímetros e que o salto seja o mais largo possível. Com isso em mente, você poderá usá-lo por mais tempo.

Mulher usando saltos altos

2. Uso de spray dilatador para usar saltos

Alguns sapatos são visivelmente estreitos na ponta do pé. Isso é agravado quando os pés incham um pouco, por exemplo, à noite, depois de caminhar o dia todo. Para este tipo de sapato, recomendamos esta opção:

Como é feito:

  • Aplique o spray dentro do sapato.
  • Calce os sapatos.
  • Use-os e tente andar por 20 minutos.
  • Repita o mesmo procedimento depois de 24 horas.
  • Se necessário, refaça o processo até que os sapatos se encaixem bem nos pés.

3. Use almofadas

As almofadas são pequenas placas macias que podem ser colocadas em uma certa parte do pé para evitar dores. Elas são extremamente práticas e podem ser colocadas em um minuto. Portanto, é aconselhável levar um par em sua bolsa para usá-las em caso de emergência. Você pode encontrar dois tipos:

  • Para a área antes do começo dos dedos. Geralmente ali dói porque é onde o pé se dobra e também suporta o peso.
  • Para os calcanhares. Outra área que geralmente dói devido ao atrito do sapato.

4. Adesivo antifricção para usar saltos

Estes são modelos que são colocados no pé. O que eles fazem é evitar esfregar os pés no sapato, como se você estivesse usando meias. Eles são ideais para colocar quando os sapatos machucam em uma determinada área do pé, já que aliviam a dor e permitem continuar usando os saltos.

5. Junte dois dedos

Esse truque é muito simples e eficaz. Com uma faixa adesiva, o terceiro e quarto dedos de cada pé devem ser cobertos juntos. Isso funciona porque o nervo que transmite a dor é desativado quando os dedos estão unidos.

6. Coloque os sapatos no congelador

Este truque é especial para quando os sapatos estão um pouco apertados. O efeito mecânico que será produzido devido ao congelamento da bolsa de água e o seu aumento gradual no tamanho fará com que o calçado alargue. Além disso, o frio auxiliará uma melhor circulação do sangue e, desta forma, diminuirá a sensação de dor.

Como é feito:

  • Encha dois sacos de plástico com água.
  • Coloque um em cada sapato.
  • Coloque-os no congelador.
  • Deixe por duas horas.
  • Por fim, retire os sacos e coloque os sapatos.
Saltos altos

7. Carregue sapatos reserva

É sempre conveniente carregar outro par de sapatos em sua bolsa para trocá-los em uma emergência, pois quanto maior  for o ferimento no pé, mais tempo levará para cicatrizar.

Com essas dicas você pode conseguir usar saltos a noite toda ou por um dia inteiro de trabalho. Escolha a que melhor se adapta às suas necessidades e não hesite em experimentá-las. Conte para a gente qual você usou e como foi!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.