Saiba o que seus pés falam sobre o seu estado de saúde

· 27 de fevereiro de 2015
É importante observar cada uma das mudanças que notarmos em nossos pés e agendar uma consulta médica imediatamente. Isso porque pode se tratar de um sinal de um problema de saúde que esteja se apresentando, e como sabemos, é melhor prevenir do que remediar.

Os pés são os que suportam todo o peso do nosso corpo durante a jornada diária. Por este motivo eles requerem cuidados especiais. Infelizmente, entretanto, nem sempre eles recebem a atenção que merecem.

Você sabia que através dos pés podemos identificar muitos problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais? Isso é uma das razões porque devemos dar a eles todos os cuidados necessários e mantê-los saudáveis. Aprendamos mais um pouco a seguir.

Nossos pés e sua relação com a saúde

seus pés

Uma das maneiras mais simples de descobrir problemas de saúde é observando atentamente as mudanças que ocorrem em nossos pés. A seguir você poderá conferir alguns exemplos.

Nos pés e nos dedos existem alguns pelos, o que indica que há uma boa irrigação sanguínea na região. Quando esses pelos começam a cair – desaparecendo quase por completo – é um sinal de que existe um problema de má circulação. Nesse caso, pode ser culpa de um sapato inadequado que provoque muita pressão nos mesmos, ou de meias apertadas demais.

Também pode interessar:

Proteínas na dieta: confira a quantidade adequada

Além disso, a presença repentina e frequente de câimbras nos pés pode estar indicando a falta de alguns nutrientes, ou também pode ser um sinal de má hidratação ou má circulação. Dessa forma, é importante ter em conta as possíveis causas e buscar a solução adequada.

Ademais, se as câimbras ocorrerem em pessoas que praticam esportes, a causa pode ser a falta de hidratação. Portanto, deve-se implementar o consumo adequado de água para melhorar esta condição o antes possível.

Se, entretanto, este não for o caso, o mais provável é que se trate da falta de alguns nutrientes como, por exemplo: o potássio, o cálcio e o magnésio.

Nossos pés são muito importantes por ajudar a identificar quando o corpo não está funcionando corretamente

Outro sinal de que algo não anda bem é a presença de uma ferida que nunca termine de sarar. Ela indica que você possa estar sofrendo de diabetes.

Isso porque pessoas com esta condição de saúde apresentam danos irreparáveis nos nervos das extremidades. Além disso, possuem uma grande dificuldade para cicatrizar as feridas ou qualquer tipo de úlcera.

Manter uma temperatura exageradamente fria nos pés pode ser um sinal de que a tireoide não está funcionando corretamente. Isso pode significar que você esta sofrendo de hipotireoidismo.

Outro motivo pelo qual eles se mantêm frios demais é a má circulação. A melhor recomendação nestes casos, portanto,  é visitar um especialista para verificar qual pode ser a causa exata do frio excessivo nos pés.

Além disso, quando os pés permanecem inchados, a causa principal pode ser o mau funcionamento dos rins, que causam a retenção de líquidos. Ademais, outro  motivo frequente da presença de inchaço nos pés é o consumo de alguns medicamentos que causam esse tipo de efeito colateral.

Também pode interessar:

Os 10 mandamentos para tomar sol corretamente

Não se esqueça!

É importante observar cada uma das mudanças que notarmos em nossos pés e agendar uma consulta médica imediatamente. Isso porque pode se tratar de um sinal de um problema de saúde que esteja se apresentando, e como sabemos, é melhor prevenir do que remediar.

Não descuide dos seus pés nem de nenhuma outra parte do seu corpo… Cada uma delas pode estar enviando um sinal de que algo está acontecendo!

Najjar, Enise Cássia Abdo, et al. (2009). Análise dos pés de pacientes diabéticos atendidos em unidade de saúde. Rev. para. Med 23.2. http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n2/a2009.pdf