Amaciantes químicos: use os naturais!

8 de julho de 2015
Você sabia que muitas das fragrâncias que são agregadas aos amaciantes são prejudiciais para a saúde? Conheça uma alternativa natural e barata.

Os amaciantes são produtos muito especiais para as roupas, utilizados para conservar a suavidade do tecido e proporcionar um aroma agradável para as peças cada vez que as lavamos.

Este produto é muito comum no mercado e, de fato, pode ser adquirido por um preço razoável dependendo da marca escolhida.

No entanto, sabia que muitas das fragrâncias que são agregadas aos amaciantes são prejudiciais para a saúde?

Ainda que seu aroma agrade muito, grande parte dos aromas e químicos utilizados em sua composição podem ser perigosos, principalmente para as crianças.

De acordo com os especialistas, os amaciantes comerciais têm compostos químicos que podem causar reações na pele ou alergias respiratórias, como a rinite, por exemplo.

Além disso, tendo em mente que muitos destes químicos seriam prejudiciais para o organismo, se chegassem a ser ingeridos, os especialistas asseguram que também podem chegar a causar dano através do simples contato com a pele.

Assim como ocorre com outros produtos químicos da limpeza do lar, os amaciantes de tecidos podem causar efeitos prejudiciais à saúde, ainda que não sejam notados imediatamente.

Seu impacto negativo poderia aparecer após dias ou inclusive semanas posteriores ao uso. De acordo com os especialistas, este tipo de produto contém ftalatos, que são componentes químicos adicionados para dar o aroma agradável.

No entanto, as investigações apontaram que esses foram a causa de transtornos hormonais nos animais. Por isso, ao utilizar amaciantes comerciais, não estamos somente causando dano ao nosso corpo, mas também à natureza.

Portanto, recomenda-se o uso de alternativas ecológicas e saudáveis, as quais não custam muito, são muito eficazes, não têm efeitos negativos na saúde e são amigáveis com o meio ambiente.

toalhas

Saiba mais: Remédios para combater as alergias

Como preparar amaciantes naturais e econômicos?

Agora que já sabe que os amaciantes comerciais podem causar dano a sua saúde e ao meio ambiente, talvez  considere a possibilidade de preparar o próprio amaciante caseiro natural; que, por um preço baixo, cuidará das roupas e as deixará tão suaves quanto qualquer outro produto químico faria.

Este amaciante natural utiliza ingredientes muito básicos que certamente já tem em casa. Suas propriedades ajudam a suavizar os tecidos e desodorizam para eliminar possíveis maus odores impregnados nas roupas.

Leia mais: Diferentes formas de usar roupas velhas

Ingredientes

  • 10 g de bicarbonato de sódio
  • 150 – 200 ml de água quente
  • 800 ml de vinagre de sidra de maçã
  • 20 gotas de óleo essencial
  • Recipiente de plástico com capacidade para 3 litros e meio

Como fazer?

  • É importante conseguir um recipiente plástico grande, já que a mistura cresce.
  • Uma vez que tenha o recipiente, coloque a água quente e acrescente o bicarbonato de sódio e o vinagre de sidra de maçã.
  • Quando fizer isso, notará uma reação química dos ingredientes, que fará um monte de bolhas no recipiente.
  • Uma vez que o líquido se assente, guarde-o no frasco de amaciante e acrescente as gotas do óleo essencial de sua preferência. Agite e mantenha guardado em um lugar fresco.
  • Na hora de utilizá-lo, jogue-o sobre a roupa de molho ou na máquina de lavar, assim como faz com um amaciante comercial.

Conselho: antes de utilizar o amaciante natural, o ideal é agitá-lo para integrar de novo todos os ingredientes. Para cada carga de roupa serão suficientes 4 colheres de amaciante caseiro.

toalha lavada com amaciantes naturais

Em suma, este amaciante ajudará a deixar a roupa suave, limpa e livre de substâncias químicas. É recomendado especialmente para as roupas coloridas e escuras.

Caso sofra de alergias ou tiver problemas respiratórios, este amaciante se transformará no seu melhor aliado para conseguir o efeito suave sem sofrer com efeitos colaterais.

Além disso, este produto natural cumprirá com outra importante função:

  • Já que ajuda a limpar a máquina de lavar daquelas partículas de sabão e sujeira que se acumulam nos buracos.

Se quiser aproveitá-lo agora mesmo, não hesite em experimentar esta receita toda vez que lavar as suas roupas.

Sem dúvida gostará de seu aroma delicado e a sensação de suavidade que deixará em cada uma das suas peças.

  • Casaro, F. M., & Libano, A. M. (2013). Confecção artesanal de produtos de limpeza.
  • Montes, P. B., Soberanis, B. L., Fernández, G. O., & MORENO, F. V. (2001). Ftalatos y efectos en la salud. Revista internacional de contaminación ambiental17(4), 205-215.