Mitos e verdades sobre a transmissão do HIV

A infecção pelo HIV é uma das doenças mais temidas. Isso levou a vários mitos sobre sua transmissão. Leia mais para se informar sobre isso.
Mitos e verdades sobre a transmissão do HIV

Última atualização: 20 janeiro, 2021

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma doença que ceifou a vida de milhões de pessoas; por isso, muitos o temem. Esse medo levou ao surgimento de vários mitos e verdades sobre a transmissão do HIV.

Para entrar um pouco mais no contexto, o vírus em questão ataca o sistema imunológico do hospedeiro e o impede de fazer seu trabalho corretamente. Portanto, as pessoas infectadas ficam mais propensas a várias doenças, infecções e complicações.

5 mitos e verdades sobre a transmissão do HIV

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é uma das patologias mais estudadas atualmente. Embora ainda não haja cura, vários avanços foram feitos nesse sentido. Ao longo dos anos, novos modos de transmissão do HIV foram descobertos, e também formas inovadoras de evitá-los.

Mas, apesar dos diversos estudos e avanços realizados, o desconhecimento sobre a doença continua prevalecendo. Consequentemente, há quem acredite que alguns mitos sobre a transmissão do HIV são verdades absolutas. Quais são os mais comuns? A seguir, nós os esclareceremos.

1. O HIV pode ser transmitido pelo contato com uma pessoa infectada

Este é um dos mitos mais comuns sobre a doença e, infelizmente, um dos que mais afetam quem sofre com ela. Na verdade, estudos mostram que entre 57% e 77% das mulheres com a doença sofreram discriminação.

No entanto, esta ideia está muito longe da realidade. As bibliografias esclarecem que existem apenas 5 mecanismos de transmissão. Estes são os seguintes:

  • Contato sexual sem preservativo.
  • De mãe para filho.
  • Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos.
  • Uso compartilhado de agulhas ou seringas.
  • Risco biológico de acidentes de trabalho.

Assim, é impossível que o vírus seja transmitido abraçando, tocando ou compartilhando itens de higiene pessoal com uma pessoa infectada. Na verdade, é possível beijar uma pessoa portadora do vírus sem correr riscos, pois a saliva não é patogênica. O risco existe se houver feridas ou sangramento nas gengivas ou na boca. Nesse caso, você deve ter cuidado.

Mitos e verdades sobre a transmissão do HIV
O vírus HIV não se espalha pelo simples contato com uma pessoa infectada. Portanto, a discriminação em relação a esses pacientes é injustificada.

2. O HIV é transmitido apenas por homossexuais

Sem dúvida, este é um dos mitos mais curiosos sobre a transmissão do HIV, já que há mais de 30 anos esta era considerada uma das verdades irrefutáveis ​​da doença. Quando o vírus foi descoberto no início dos anos 1980, acreditava-se que ele era exclusivo dos homossexuais.

Com o passar dos anos, foi determinado que tanto homens quanto mulheres heterossexuais também podiam ser portadores do vírus. Já foi relatado que em lugares como África, Caribe e América do Sul, a transmissão sexual é a principal via de transmissão entre pessoas heterossexuais.

Embora na Europa e nos Estados Unidos a transmissão sexual seja maior entre homens homossexuais ou bissexuais, ela não se limita a esse grupo de pessoas.

3. Toda mãe transmitirá o vírus ao seu filho

O fato de mães infectadas transmitirem o vírus a seus filhos é outro mito que precisa ser esclarecido. Embora seja verdade que o contágio de mãe para filho seja comprovado pela ciência, também é verdade que existem métodos de prevenção.

É possível que a infecção de mãe para feto ocorra durante os estágios pré-natal, perinatal e pós-natal. Ainda assim, ela pode ser evitada com a combinação de uma dieta saudável e tratamento antirretrovial antes do parto. Na verdade, várias técnicas foram aperfeiçoadas para diminuir a transmissão vertical abaixo de 1%.

Com todas essas medidas, a criança vai nascer e crescer saudável. Além disso, com o controle adequado, as mulheres têm a possibilidade de ter uma família saudável, mesmo sendo portadoras do vírus.

4. O vírus não é transmitido pelo sexo oral

Como já discutimos, o vírus não é encontrado na saliva. Por conta disso, muitas pessoas acreditam no mito de que ela não é transmitida pelo sexo oral. Grande erro! Embora seja difícil de ocorrer, a infecção por meio do sexo oral é possível.

A saliva não contém o vírus, mas os fluidos vaginais, sêmen e fluido pré-seminal têm uma carga viral elevada. Portanto, durante o sexo oral é possível que ocorra a transmissão, principalmente se houver feridas na cavidade oral.

Vírus do HIV
Embora a saliva não carregue o vírus HIV, os fluidos vaginais e o sêmen sim. Portanto, existe o risco de infecção durante o sexo oral.

5. O HIV pode ser transmitido pela picada de um mosquito

Os mosquitos transmitem o HIV? Atualmente, várias espécies de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmitem diversos patógenos. Doenças como dengue e malária são causadas por essa via. Portanto, há quem acredite que o HIV também pode se espalhar dessa forma.

No entanto, os mosquitos não podem transmitir o vírus. Mesmo se ingerirem o sangue de um paciente doente, o vírus não consegue se multiplicar e sobreviver dentro dele.

A informação é a chave para desvendar os mitos sobre a transmissão do HIV

Os avanços no tratamento do HIV estão em andamento. Mesmo assim, existem mitos sobre a doença que ainda são comuns na população. Portanto, se houver dúvidas sobre isso, é melhor buscar informações em fontes profissionais.

Médicos e entidades de saúde podem ajudar a resolver as preocupações que surgem diante de um diagnóstico positivo. Além disso, eles também podem orientá-lo quanto às opções de tratamento.

Pode interessar a você...
A vacina contra o HIV / AIDS estará prestes a ser testada em milhares de pessoas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A vacina contra o HIV / AIDS estará prestes a ser testada em milhares de pessoas

Embora ainda esteja na fase de teste, esta vacina contra o HIV / AIDS pode ser um grande passo para evitar que esta doença seja sinônimo de morte


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • German Advisory Committee Blood (Arbeitskreis Blut), Subgroup ‘Assessment of Pathogens Transmissible by Blood’. Human Immunodeficiency Virus (HIV). Transfus Med Hemother. 2016;43(3):203-222. doi:10.1159/000445852
  • Waymack JR, Sundareshan V. Acquired Immune Deficiency Syndrome (AIDS) [Updated 2020 Jun 24]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537293/
  • Justiz Vaillant AA, Gulick PG. HIV Disease. [Updated 2020 Jul 21]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534860/
  • Huynh K, Gulick PG. HIV Prevention. [Updated 2020 Jul 20]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470281/
  • Azkune H, Ibarguren M, Camino X, Iribarren J. Prevención de la transmisión del VIH (vertical, ocupacional y no ocupacional). Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica. 2011;29(8):615-625.
  • Sanchez Álvarez C, Acevedo Mejía J, González Vélez M. Factores de riesgo y métodos de transmisión de la infección por el Virus de la Inmunodeficiencia Humana. Revista CES Salud Pública. 2012;3(1):28-37.
  • Gilbart VL, Mercer CH, Dougan S, et al. Factors associated with heterosexual transmission of HIV to individuals without a major risk within England, Wales, and Northern Ireland: a comparison with national probability surveys. Sex Transm Infect. 2006;82(1):15-20. doi:10.1136/sti.2004.014191
  • Ayora-Talavera G, Manrique-Saide PC. ¿Pueden los mosquitos transmitir el virus de la inmunodeficiencia humana?. Rev Biomed. 2001;12(2):130-136.
  • Kassa GM. Mother-to-child transmission of HIV infection and its associated factors in Ethiopia: a systematic review and meta-analysis. BMC Infect Dis. 2018;18(1):216. Published 2018 May 10. doi:10.1186/s12879-018-3126-5
  • Wood LF, Chahroudi A, Chen HL, Jaspan HB, Sodora DL. The oral mucosa immune environment and oral transmission of HIV/SIV. Immunol Rev. 2013;254(1):34-53. doi:10.1111/imr.12078
  • Iqbal MM. Can we get AIDS from mosquito bites?. J La State Med Soc. 1999;151(8):429-433.
  • Bailey H, Zash R, Rasi V, Thorne C. HIV treatment in pregnancy. Lancet HIV. 2018;5(8):e457-e467. doi:10.1016/S2352-3018(18)30059-6

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.