Como minimizar a presença de rugas naturalmente

27 de maio de 2020
O uso de remédios caseiros no cuidado da pele facial tem muitos benefícios. Além de hidratar e cuidar da derme, com o uso desses produtos naturais é possível retardar o surgimento das temidas rugas.

Com o passar dos anos, a pele perde colágeno e elastina. Isso a torna menos flexível e os sinais de envelhecimento aparecem. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para minimizar a presença de rugas naturalmente.

O aparecimento de rugas é um processo normal e inevitável. No entanto, existem muitos fatores que aumentam o envelhecimento ou fazem com que as rugas apareçam prematuramente. Poluição, cigarro, estresse e uma dieta pouco saudável são alguns deles.

Além de adotar hábitos de vida saudáveiso cuidado adequado com a pele contribui efetivamente para atrasar a presença de rugas e reduzi-las depois que elas já apareceram. A seguir, veremos cinco remédios caseiros para minimizar a presença de rugas. Confira!

Remédios para minimizar a presença de rugas

Azeite: um grande aliado contra as rugas

Azeite de oliva para a pele
O efeito hidratante do azeite, juntamente com suas gorduras essenciais e vitamina E, dará uma nova aparência à sua pele.

O azeite é, sem dúvida, um dos grandes aliados naturais no combate às rugas. Suas propriedades hidratantes, bem como as gorduras essenciais que contém, são muito benéficas para a pele

Segundo este estudo publicado em 2001 pela Revista del Colegio Americano de Nutrición, a incorporação desse ingrediente na rotina diária de cuidados com a pele é muito útil para minimizar a presença de rugas.

O azeite pode ser usado como um removedor de maquiagem e para limpar a pele do rosto todas as noites. Também é muito benéfico massagear o rosto com azeite, principalmente nas áreas com maior risco de rugas.

Você pode se interessar: Como fazer um sabonete de babosa com efeito hidratante

Máscara de iogurte e mel

A máscara de iogurte e mel é um dos remédios caseiros clássicos para prevenir ou reduzir as rugas.

Algumas pessoas acreditam que o iogurte ajuda a hidratar e suavizar a pele. Por outro lado, um artigo publicado pela Revista de Dermatología Cosmética aponta que o mel limpa em profundidade e ajuda a prevenir as rugas graças aos seus componentes.

Para preparar esta máscara, misture meio iogurte natural sem açúcar com uma colher de sopa de mel e duas colheres de suco de limão ou laranja. Aplique na pele do rosto e deixe agir por 15 a 20 minutos. Após esse tempo, remova com água. Essa receita pode ser repetida de duas a três vezes por semana.

Máscara de banana e abacate para minimizar a presença de rugas

Máscara de abacate
Esta é uma máscara cheia de nutrientes que renova rapidamente a sua pele.

Banana e abacate são dois ingredientes muito ricos em vitaminas e antioxidantes, por isso acredita-se que eles possam proporcionar uma hidratação adequada.

Um experimento realizado em 2014 pela Universidad Técnica de Machala consistiu em criar um creme com essência de polpa de abacate, e concluiu que essa fruta tinha propriedades cicatrizantes que favoreceriam a prevenção de marcas e rugas.

No entanto, não há evidências suficientes que comprovem os benefícios da sua aplicação direta na pele, por isso é preciso ter cuidado e consultar um profissional diante de qualquer dúvida.

Para preparar esta máscara, amasse meio abacate e meia banana e misture os ingredientes. Em seguida, bata uma clara de ovo e misture tudo muito bem. Aplique na pele previamente limpa do rosto e do pescoço. Deixe agir por 30 minutos.

Esta máscara também pode ser aplicada duas ou três vezes por semana.

Descubra também: Como usar a semente de abacate no tratamento da celulite

Soro antioxidante à base de vitamina C

Preparar um soro antioxidante caseiro à base de vitamina C é muito mais fácil do que parece. Trata-se de um remédio ideal para o tratamento das rugas, especialmente pés de galinha e linhas de expressão.

Conforme explica o Dr. Jesús Honorato, a oxidação da pele é um dos processos que aumenta o risco de surgimento das rugas, e a vitamina C é um antioxidante essencial.

Para preparar este soro você precisa de:

A primeira coisa a fazer é aquecer a água no micro-ondas por alguns segundos. Em seguida, adicione a vitamina C e, uma vez diluída, adicione e misture a glicerina.

Então, a mistura pode ser colocada no conta-gotas. Esta receita deve ser aplicada na pele apenas à noite, porque a vitamina C é fotossensível. Caso contrário, pode causar o surgimento de manchas.

Creme com colágeno e óleo de gérmen de trigo

Como minimizar a presença de rugas naturalmente
Aplique este creme diariamente para observar os efeitos antienvelhecimento do colágeno e dos outros ingredientes ativos.

O colágeno e o gérmen de trigo são dois excelentes aliados naturais para combater as rugas.

Um estudo desenvolvido por vários pesquisadores da Universidade Ravishankar Shukla (na Índia) demonstrou que o óleo de gérmen de trigo promove a hidratação da pele de forma eficaz.

Para preparar um creme caseiro com estes ingredientes, você precisa de:

  • 97 g de creme de base hidratante
  • 40 gotas de colágeno
  • 20 gotas de óleo de gérmen de trigo
  • Recipiente para creme

Para fazer a mistura, basta adicionar as gotas de colágeno e óleo de gérmen de trigo ao hidratante e misturar bem. Coloque em um recipiente e aplique pela manhã ou à noite.

  • Purba, M. br, Kouris-Blazos, A., Wattanapenpaiboon, N., Lukito, W., Rothenberg, EM, Steen, BC y Wahlqvist, ML (2001). Arrugas en la piel: ¿pueden los alimentos marcar la diferencia? Revista del Colegio Americano de Nutrición, 20 (1), 71–80. https://doi.org/10.1080/07315724.2001.10719017.
  • Burlando, B. y Cornara, L. (2013). Miel en dermatología y cuidado de la piel: una revisión. Revista de dermatología cosmética, 12 (4), 306–313. https://doi.org/10.1111/jocd.12058.
  • Rubio Quezada, C. S. (2014) Elaboración de una crema cicatrizante a base del extracto de la pulpa de aguacate (Persea americana mill), Machala, 2014 (tesis de pregrado). UTMACH, Unidad Académica de Ciencias Química y de la Salud, Machala, Ecuador.
  • Honorato J. Los procesos de glicación y oxidación en el envejecimiento de la piel. Med Cutan Iber Lat Am. 2010;38(2):101-104.
  • Saraf S, Sahu S, Kaur C, Saraf S. Medición comparativa de los efectos de hidratación de los humectantes herbales. Phcog Res [serial online] 2010 [consultado el 24 de mayo de 2020]; 2: 146-51. Disponible en:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141305/