7 remédios caseiros para aliviar a micose cutânea de forma natural
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
A micose cutânea é uma infecção causada por fungos na pele. Pode aparecer em qualquer parte do corpo e em qualquer idade, no entanto, é mais comum no couro cabeludo, nos genitais, nas unhas e principalmente nos pés.
A micose cutânea varia dependendo do tipo de lesão no local da pele. Embora geralmente sejam doenças fúngicas benignas, não se deve descartar uma consulta com um dermatologista, especialmente se houver várias mudanças perceptíveis na pele.
Remédios para a micose cutânea
De acordo com a sabedoria popular, existem vários remédios caseiros para aliviar a micose cutânea de forma natural que podem ser usados para complementar a medicação prescrita pelo médico caso ele autorize.
Embora sua eficácia não esteja especificamente comprovada pela ciência, milhares de pessoas os usam em todo o mundo para aliviar o desconforto causado por essa condição de pele.
1. Óleo essencial de árvore-do-chá
O óleo essencial de árvore-do-chá é um ingrediente comum em receitas de cosméticos naturais e caseiros para combater a acne, a caspa e as infecções fúngicas. Além disso, é um dos remédios mais populares para o tratamento da micose cutânea.
Para utilizá-lo, é necessário diluir algumas gotas em uma grande quantidade de água, já que puro pode acabar agravando o problema.
2. Óleo essencial de orégano
Acredita-se que o óleo essencial de orégano tenha propriedades antibióticas e antifúngicas que podem ajudar a aliviar a micose naturalmente. Na esfera popular, são preparados tônicos com esse óleo, sempre o diluindo em água.
Recomendamos a leitura deste artigo: Como preparar óleo de orégano caseiro e quais são os seus benefícios?
3. Gengibre
O gengibre é uma especiaria medicinal ao qual são atribuídas várias propriedades benéficas à saúde. Destaca-se por ser principalmente anti-inflamatório e analgésico. Na esfera popular, também é considerado antimicrobiano e, por isso, seria útil para eliminar certos tipos de bactérias e fungos.
De acordo com a sabedoria popular, um tônico de gengibre caseiro pode ajudar a aliviar a micose de pele naturalmente.
4. Própolis
O própolis é a substância que as abelhas utilizam para manter a colmeia esterilizada. Por isso, há quem o considere um dos melhores antibióticos naturais e um bom remédio para o alívio natural da micose cutânea. Geralmente é usado das seguintes maneiras:
- Tópico: aplicação direta na área afetada. Recomendamos escolher um própolis sem álcool.
- Oral: 5 gotas a cada 3 horas, até que a micose cutânea desapareça. Como medida preventiva, você pode tomar 5 gotas com o estômago vazio, mas somente uma vez por dia.
5. Canela-do-ceilão
A canela não é apenas um tempero que enriquece o sabor das nossas receitas, mas também um ingrediente essencial no nosso armário de remédios naturais. Diz-se que, devido ao seu conteúdo de niacina, tiamina e ácido ascórbico, pode ser um fungicida muito eficaz.
Nota: geralmente é recomendável escolher a canela-do-ceilão, que é a variedade medicinal, para fazer uma infusão caseira ou tônico.
6. Alho
O alho não pode faltar nesta lista de remédios para combater a micose cutânea pois, segundo a sabedoria popular, é um antibiótico e antifúngico natural. Para aproveitar suas propriedades, há quem o consuma cru com o estômago vazio, enquanto outros optam por consumi-lo em cápsulas ou em óleo.
Nota: consumir alho cru pode causar dores de estômago em algumas pessoas. Portanto, é recomendável consumi-lo sempre com moderação.
Leia também: Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do seu corpo
7. Aloe vera
Outro remédio caseiro para aliviar a micose cutânea de forma natural é a planta mais utilizada no mundo da medicina alternativa e da cosmética: o aloe vera.
Ao aloe vera não são atribuídas apenas propriedades hidratantes, antioxidantes e cicatrizantes, mas também antimicrobianas. Portanto, considera-se que sua aplicação na área afetada pela micose pode ser útil.
Não deixe de consultar um dermatologista
Embora esses remédios possam ser altamente recomendados na esfera popular, se você tem micose cutânea, ou qualquer outro problema na pele ou nas unhas, você não deve descartar consultar um dermatologista.
Lembre-se de que o profissional lhe fornecerá o tratamento mais adequado, além das recomendações mais úteis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Carson CF, Hammer KA, Riley TV. Melaleuca alternifolia (Tea Tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties. Clin Microbiol Rev. 2006;19(1):50–62. doi:10.1128/CMR.19.1.50-62.2006
- Garrote A. Micosis cutáneas. Vol. 21. Núm. 8. páginas 82-90 (Septiembre 2002)
- Nazzaro F, Fratianni F, Coppola R, Feo V. Essential Oils and Antifungal Activity. Pharmaceuticals (Basel). 2017;10(4):86. Published 2017 Nov 2. doi:10.3390/ph10040086
- Leyva-López N, Gutiérrez-Grijalva EP, Vazquez-Olivo G, Heredia JB. Essential Oils of Oregano: Biological Activity beyond Their Antimicrobial Properties. Molecules. 2017;22(6):989. Published 2017 Jun 14.
- Hamman, J. H. (2008, August). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules.
-
Bode AM, Dong Z. The Amazing and Mighty Ginger. In: Benzie IFF, Wachtel-Galor S, editors. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis; 2011. Chapter 7.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.