Método Doman para começar a ler cedo
Uma criança com menos de 3 anos pode ler. Surpreendente, certo? Para conseguir isso, a recomendação é seguir o método Doman, que tem demonstrado ensinar as crianças a ler desde cedo.
O método Doman foi desenvolvido na década de 1950 pelo médico americano Glenn J. Doman, fundador dos Institutos para a Realização do Potencial Humano, na Filadélfia, Estados Unidos. Este especialista demonstrou que seu método é mais eficaz do que o método silábico tradicional.
Inicialmente, o método foi concebido para trabalhar com crianças com lesão cerebral, conforme evidenciado por este estudo publicado na revista Rehabilitation. Mas ao notar os excelentes resultados obtidos no aumento de suas habilidades cognitivas, Doman redirecionou sua pesquisa.
Ele estava interessado em analisar os efeitos que isso poderia ter em crianças saudáveis para ensiná-las a ler desde cedo.
O método Doman: do que se trata?
Doman descobriu que é nos primeiros anos de vida de qualquer criança que as maiores capacidades de aprendizagem estão concentradas.
Isso foi explicado em seu livro “Como ensinar seu bebê a ler”. De fato, ele denominou os primeiros 6 anos da vida da criança como o período “gênese do gênio”, porque tem uma capacidade insuperável para qualquer outro momento da vida.
As crianças podem aprender a ler desde cedo, desde que sejam adequadamente estimuladas a reconhecer palavras e seus significados, como mostra este artigo publicado na ESSAYS. Revista da Faculdade de Educação de Albacete.
Para fazer isso, use figuras com as palavras próximas à criança, em um tamanho grande o suficiente, para que a criança possa reconhecer o desenho das palavras.
O método Doman garante que o aprendizado de leitura seja o mesmo que aprender a falar. Quando o bebê ouve uma palavra, os mesmos impulsos eletroquímicos são acionados até chegarem ao cérebro como se fosse percebido pelos olhos.
Portanto, o bebê faz o mesmo esforço para aprender a falar e aprender a ler. O que torna possível que ele realize ambas as atividades aprendendo simultaneamente e globalmente. Desta forma, ambos os hemisférios do cérebro são estimulados. Ele percebe a palavra como um todo, sem distinguir as letras, mas sim o desenho que a compõe.
Veja mais: 6 benefícios da leitura que você vai gostar de saber
Como ensinar seu filho a ler cedo com o método Doman?
Esta técnica de aprendizagem se adapta às características de cada criança. Tem que ser um processo fácil e divertido. Basicamente, é sobre mostrar cinco cartas com palavras três vezes por dia rapidamente. De cinco a cinco novas palavras serão incorporadas.
As palavras escritas devem corresponder à mesma categoria: partes do corpo humano, membros da família, cores, animais, brinquedos ou ações. Mas a seleção dessas categorias corresponde à realidade cotidiana da criança.
Uma palavra deve ser escrita em uma folha branca de 10 centímetros de altura por 60 centímetros de largura. As palavras devem ser escritas em vermelho, em letras maiúsculas e em letras minúsculas. 5 palavras serão elaboradas por categorias. Assim, o processo para aprender a ler em uma idade precoce será por fases.
Tudo isso fica evidenciado neste trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de La Rioja.
Primeira fase do método: palavras
Na primeira fase, serão mostradas palavras sozinhas. Primeiramente, os substantivos serão usados, organizados por categorias (família, animais, comida, cores), e depois são introduzidas ações (verbos). O processo para mostrar as palavras para aprender a ler em uma idade precoce é o seguinte:
- Primeiro dia: mostre cinco palavras da mesma categoria três vezes ao dia.
- Segundo dia: mostre as cinco palavras do dia anterior mais cinco palavras de outra categoria.
- Terceiro dia: as dez palavras acima, mais cinco palavras de outra categoria.
- Quarto dia: as quinze palavras acima, mais cinco palavras de outra categoria.
- Quinto dia: as vinte palavras já vistas mais cinco palavras de outra categoria.
A semana do método Doman é de 5 dias. Depois de completar a primeira semana, nas próximas semanas, você remove uma categoria e insere uma nova. A ideia é que a criança não fique entediada. Não devem ser mostrados mais de 25 cartões por dia, mas nunca os mostre juntos, mostre de cinco em cinco, por categoria.
As sessões duram entre 15 e 30 minutos e dedica-se um segundo por cartão, ou seja, são mostrados rapidamente à criança. A criança não precisa repetir a pronúncia da palavra. O entusiasmo e motivação que é impresso no processo é fundamental.
Tem que ser um jogo divertido, que cria expectativa. Olhe para o seu filho enquanto você diz a palavra em voz alta e clara. Toda vez que você mudar de categoria, tente embaralhar as cartas. Também não deve haver duas palavras sucessivas que comecem com a mesma letra.
Segunda fase: pares de palavras
A segunda fase começa depois que a criança já passou de 150 palavras isoladas. Nesta fase você usa pares de palavras, que você cria com substantivos e adjetivos. Você também muda os cartões coloridos. Os nomes das cores não devem mais ser escritos em cartões brancos, mas na mesma cor que os nomes das palavras.
Cada semana você mostra dois conjuntos de palavras pares (cinco pares cada), com os jogos de palavras individuais da primeira fase. Dessa forma, você mostra dois conjuntos de pares de palavras juntos com as categorias de palavras únicas.
Terceira fase: frases curtas
Nesta fase você faz folhas com letras de 5 centímetros de altura. Insere frases de 3 palavras com um substantivo e um verbo conjugado. Por exemplo: a mãe está andando ou o vovô está comendo.
Com as frases você pode fazer um livro, cerca de dez páginas e ilustrações, com um tamanho de 45 centímetros de altura por 20 centímetros de largura. Leia este livro para a criança duas ou três vezes por dia.
Quarta fase: frases
Nesta fase, você criará frases com letras de 2,5 centímetros e escritas em tinta preta. É hora de incluir os artigos. Por exemplo: meu pai está comendo arroz. Nesta fase, crie também um livro, como na fase anterior com as frases criadas com características semelhantes às da etapa anterior.
Quinta fase do método: histórias
Chegou a hora de desfrutar da leitura de livros, embora esse seja um prazer que você iniciar muito antes. Nesta fase do método, leia histórias que tenham entre 50 e 100 palavras. Leia histórias duas ou três vezes por dia, com velocidade e entonação normais.
De preferência, livros que tenham apenas uma frase por página, com não menos que 2 centímetros, com o texto separado das ilustrações. As histórias devem estar próximas dos interesses do seu filho, além de dar a você a oportunidade de introduzir um novo vocabulário.
No método Dolman para o ensino da leitura precoce
Ao final de cada sessão de trabalho, abrace e parabenize a criança. Para Doman, o reforço positivo é essencial para garantir o sucesso no processo de ensinar leitura em idade precoce.
Segundo Doman, um bebê de um ano de idade pode reconhecer palavras. Em dois anos, frases. Para alcançar os três anos, lendo e aproveitando o processo.
Mais adiante, será o momento de seu filho descobrir as regras que governam a linguagem escrita e oral. Depois de aprender a ler, você pode ensinar o alfabeto, mas isso acontece durante o processo. Por fim, você se anima a ensinar seu filho a ler desde cedo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Díaz, G. V., Galán, M. M., Amuedo, M. M. S., & de Vargas, C. E. R. (2011). Eficacia del método de los institutos para el Logro del Potencial Humano (Doman-Delacato) en pacientes con parálisis cerebral infantil. Rehabilitación, 45(3), 256-260. https://docplayer.es/49010681-Eficacia-del-metodo-de-los-institutos-para-el-logro-del-potencial-humano-doman-delacato-en-pacientes-con-paralisis-cerebral-infantil.html
- L’Ecuyer, C. (2015). La estimulación temprana fundamentada en el método Doman en la educación infantil en España: bases teórica, legado y futuro [The Doman method applied to early learning in Spain: theoretical bases, legacy and future]. ENSAYOS. Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 30(2), 137-153. https://ocnos.revista.uclm.es/index.php/ensayos/article/view/890/780
- Andreu-Peñarrocha, I. (2013). Método Doman: propuesta de iniciación a la lectura en Educación Infantil (Bachelor’s thesis). https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/1876/2013_06_28_TFM_ESTUDIO_DEL_TRABAJO.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.