Dicas para melhorar a pele após o verão

O sol é um fator que influencia fortemente a aparência da pele. Juntamente com a água das piscinas, do mar e o vento, pode causar um verdadeiro estrago no verão. Para melhorar a sua pele, basta colocar em prática algumas dicas simples.
Dicas para melhorar a pele após o verão

Última atualização: 05 Junho, 2021

O verão é sinônimo de sol, praia, piscina e muitas outras atividades ao ar livre. Também significa uma maior exposição à radiação solar, ressecamento, cloro, desidratação, espessamento da pele e outros problemas. Portanto, é importante encontrar uma forma de melhorar a pele após o verão.

Tudo depende, é claro, de como foi a sua rotina durante o verão. Quanto mais exposto você esteve a todos os fatores que afetam a sua pele, mais esmero você deve ter para realizar as tarefas necessárias para melhorar a pele. A aparência da sua pele será o melhor indicador para saber se você precisa de um retoque ou de um tratamento intensivo.

A boa notícia é que a maioria dos problemas de pele que surgem no verão podem ser corrigidos com um pouco de persistência e algumas dicas simples. A melhoria da pele depende apenas da aplicação de algumas medidas básicas dentro dos seus hábitos diários. Descubra mais detalhes a seguir.

A pele após o verão

Cuidar da pele no verão

A exposição ao sol, à água e ao vento durante o verão acaba afetando a pele. Os principais problemas que podem surgir são os seguintes:

  • Aparecimento ou aprofundamento de rugas devido à exposição ao sol. Isso é especialmente visível nas chamadas “linhas finas” ou “linhas de expressão“.
  • Desidratação. Pelos efeitos do sol e dos produtos químicos na água das piscinas, a pele se altera e perde a sua umidade natural. Isso faz com que apareçam áreas avermelhadas, repuxadas, descamação e coceira. A pele parece áspera, opaca e sem brilho.
  • Manchas na pele. O sol também ocasiona as tão temidas manchas. Existem diferentes tipos de manchas, e cada uma delas pode exigir um tratamento diferente.
  • Dano solar. Às vezes, o dano que o sol causa à pele é estrutural. Em outras palavras, afeta de forma abrangente a luminosidade, a cor natural, a umidade e muitas outras propriedades da pele. Estes casos requerem um tratamento especializado.

Melhorar a pele após o verão

Em princípio, a chave para melhorar a pele após o verão é realizar uma limpeza profunda, complementada com hidratação adequada. Para fazer isso, você pode recorrer a fórmulas caseiras ou ir a um centro de estética. O ideal é que você faça ambas as coisas.

As etapas que você deve seguir são:

  • Limpeza. Como primeira medida, as máscaras faciais podem ser feitas com ingredientes naturais. Se você acha que o dano foi muito profundo e quer melhorar a pele de uma forma mais visível, é aconselhável fazer um peeling e uma esfoliação, se possível em um centro de estética.
  • Hidratação intensiva. Basicamente, trata-se da aplicação de um hidrante várias vezes ao dia para melhorar a pele. O hidratante regular pode não funcionar normalmente. Portanto, é aconselhável complementar esta medida com uma máscara caseira e beber pelo menos dois litros de água por dia.

Uma máscara de limpeza muito adequada é a mistura entre uma clara de ovo e uma colher de chá de mel. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos, depois enxágue com água morna. Aplique três vezes por semana, depois duas vezes, e finalmente apenas uma vez.

Você também pode fazer uma esfoliação caseira básica. A mais simples é misturar duas colheres de chá de flocos de aveia e uma colher de chá de amêndoas moídas. Misture com água morna até formar uma pasta. Aplique, deixe agir por 15 minutos e retire com uma toalha embebida em água morna.

Dicas adicionais

Passar protetor solar no verão

É possível que você também precise fazer algo para remover as manchas da pele. Existe uma fórmula caseira que pode ajudar. Basta espremer alguns limões e aplicar o suco na pele com um chumaço de algodão. Deixe agir durante a noite e retire de manhã. Nunca se exponha ao sol enquanto estiver fazendo uso desta substância, pois isso acentuará as manchas.

Os dermatologistas também recomendam seguir algumas rotinas de cuidados para melhorar a pele quando o verão acabar. São as seguintes:

  • Aplique protetor solar todos os dias, mesmo se o sol estiver escondido. Não se esqueça de que o mormaço também queima.
  • Faça uma higiene completa da pele pela manhã e à noite, todos os dias.
  • Aplique um hidratante pelo menos duas vezes ao dia.
  • Consulte seu dermatologista para descobrir quais são os melhores cremes para o seu caso específico.
  • Realize uma limpeza profunda da pele todas as semanas, seja com produtos caseiros ou no salão de beleza.

Com essas indicações simples, sua pele vai recuperar a umidade, o frescor e o brilho que tinha antes do verão. Lembre-se de que a chave é a constância. Portanto, não vai adiantar cuidar da pele durante algumas semanas e depois deixar tudo de lado.

Pode interessar a você...
3 tipos de pele que necessitam mais cuidados com o sol
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 tipos de pele que necessitam mais cuidados com o sol

Todos os tipos de pele são suscetível aos raios solares. No entanto, existem algumas dermes mais sensíveis que precisam de mais cuidado.



  • Llamas-Velasco, M., & García-Díez, A. (2010). Cambio climático y piel: retos diagnósticos y terapéuticos. Actas Dermo-Sifiliográficas, 101(5), 401-410.
  • Mukhopadhyay P. Cleansers and their role in various dermatological disorders. Indian J Dermatol. 2011;56(1):2–6. doi:10.4103/0019-5154.77542
  • O’Reilly Beringhs A, Rosa JM, Stulzer HK, Budal RM, Sonaglio D. Green clay and aloe vera peel-off facial masks: response surface methodology applied to the formulation design. AAPS PharmSciTech. 2013;14(1):445–455. doi:10.1208/s12249-013-9930-8