Como escolher o melhor filtro solar para a sua pele

26 de julho de 2019
Além de levar em consideração nosso tipo de pele ao escolher protetor solar, é essencial que o apliquemos com relativa frequência para evitar queimaduras.

Com a chegada do verão, as férias e os passeios ao ar livre, surge uma pergunta: qual filtro solar devemos usar? Neste artigo conversaremos sobre como escolher o melhor filtro solar para a sua pele.

A princípio, é importante lembrar que a proteção da pele não é exclusiva para a temporada de verão. Em todos os momentos devemos nos cuidar quanto à exposição ao sol. No entanto, no verão, a exposição aumenta e, com isso, pode surgir insolação, queimaduras e desconforto.

Nesta época do ano também encontramos muitas lojas cheias de produtos que prometem garantir a proteção do sol. No entanto, nem todos desempenham essa função como gostaríamos. Muitas vezes, suas falhas se devem ao fato de não termos escolhido o melhor para a nossa situação em particular.

Pode parecer uma decisão inconsequente, mas não é. Cuidar de forma inadequada de nossa pele quando exposta ao sol pode causar envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e câncer.

Como o filtro solar nos ajuda?

Mulher passando protetor solar no corpo

O sonho de muitos no verão é ganhar um bronzeado bonito sem passar pelos desconfortos da insolação, especialmente porque tem sérias consequências para o corpo. Podemos sofrer de febre, dor e, a longo prazo, corremos até o risco de desenvolver câncer.

Diariamente, faça calor ou frio e ainda que esteja nublado, estamos expostos aos raios solares. Portanto, o ideal ao escolher o melhor filtro solar para a pele seria comprar um que funcione o ano todo.

Muitas pessoas não sabem interpretar o que está escrito nos rótulos dos filtros solares que usam. Isto é afirmado por um estudo da Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade do Noroeste (Illinois, Estados Unidos).

Por isso, as pessoas geralmente escolhem os filtros com o maior número no índice de proteção solar. No entanto, os especialistas dizem que este não é o único indicador no qual devemos prestar atenção.

Os raios do sol ou raios ultravioletas são divididos em dois tipos: UVA e UVB. Os primeiros são aqueles que nos bronzeiam por um curto período de tempo e são perigosos porque atingem profundamente a pele. Os segundos são mais fracos, mas, quando somos expostos a eles, podem queimar nossos tecidos.

O fator de proteção solar (FPS) ou SFP, por sua sigla em inglês, nos protege dos raios UVB e, portanto, das queimaduras graves. No entanto, ele não protege contra os raios UVA e, portanto, não nos ajuda a prevenir completamente doenças de pele e câncer.

Descubra ademais: As melhores dicas para obter um bronzeado perfeito

Como escolher o melhor filtro solar para mim?

Especialistas sugerem a escolha de um filtro solar que, além de ter um bom índice de proteção solar, seja de amplo espectro. Desta forma, você pode se certificar de que ele protege tanto dos raios UVA quanto dos UVB.

O índice de proteção solar ideal para usar protetor solar durante todo o ano é de 30 FPS. Além disso, o rótulo deve especificar que o filtro solar é resistente à água e ao suor. Dessa forma, garantirá uma proteção por um período mais longo.

Recomendações para o verão

Mulher aplicando protetor no verão

Além de escolher o melhor filtro solar para usar nesta época, existem outras recomendações que você pode seguir para manter sua pele saudável e protegida em todos os momentos:

  • Aplique o protetor solar em todo o corpo pelo menos 30 minutos antes de sair. Assim, sua pele o absorverá melhor e você terá mais proteção.
  • Tente se expor ao sol por menos tempo possível. Use um chapéu e camisas frescas para cobrir os braços e, se possível, fique na sombra.
  • Evite sair ao meio-dia, porque é o momento mais quente e em que os raios do sol atingem diretamente a pele. Idealmente, mantenha-se na sombra, pelo menos até as 4 horas da tarde.
  • Se você for à praia ou à piscina, aplique o protetor solar novamente após cada banho ou a cada hora.

Leia também: Como proteger as crianças do sol no verão?

Por fim, com estas recomendações e uso adequado do seu protetor solar, além de óculos de sol, você pode aproveitar as atividades de verão e ao ar livre sem remorso. Também tenha em mente que o cuidado da pele não é exclusivo para a estação quente. Incluir o protetor solar em sua vida diária é ideal para se manter saudável.