O que é o fator de proteção solar?

14 de julho de 2019
Existem diferentes fatores de proteção solar e para evitar queimaduras você deve escolher o indicado para você de acordo com o seu fototipo e aplicá-lo em todas as áreas que serão expostas ao sol.

A pele é constantemente maltratada por ficar exposta ao sol por muito tempo. Por isso, devemos protegê-la com os produtos mais indicados para isso. Assim, um fator de proteção solar diferente deve ser usado em função de cada tipo específico de pele.

Como nossa pele reage ao sol?

Mulher tomando sol sem protetor solar

Quando tomamos sol, nosso corpo reage de formas diferentes. Alguns positivamente e outros negativamente. Como sabemos, o sol é necessário em nossa vida, mas em excesso pode causar muitos danos.

O sol ajuda o corpo a ter consciência do tempo e saber diferenciar entre dia e noite. Além disso, também nos enche de energia, melhora nosso humor, fortalece o sistema imunológico e ajuda a pele a produzir vitamina D, necessária para gozar de uma boa saúde.

As radiações solares que mais afetam nossa pele são a UVA e a UVB. Os raios UVA penetram profundamente a pele. São eles que fazem com que ela pareça bronzeada, porque induzem a produção de melanina. Os UVB são mais curtos e são os que penetram na camada externa da pele. São estes últimos que causam as queimaduras.

Quando nos expomos ao sol, nossa pele reage para se proteger. Ela produz a melanina, que atua como uma barreira natural contra o sol e, no caso de sofrer queimaduras, a pele tem o poder de se regenerar.

Quando a pele se regenera depois de queimada, observamos algo muito comum: a sua camada externa descasca. Nesse processo, as células mortas são eliminadas e a pele se cura. No entanto, isso não significa que os raios solares não a tenham afetado. Especialmente os raios UVA, porque danificam a pele por dentro.

O envelhecimento e a perda de elasticidade da pele a longo prazo correspondem à penetração dos raios UVA na derme. O câncer de pele também é causado por esse tipo de radiação.

Descubra ademais: Remédios caseiros para queimaduras solares

O que é o fator de proteção solar?

O fator de proteção solar é o tempo durante o qual um filtro solar aumenta ou mantém a barreira natural da pele contra o sol. Ou seja, este tipo de produto faz com que a melanina da pele continue a protegê-la por um certo tempo sem sofrer queimaduras.

Este cálculo é relativo, por isso não significa que será suficiente usar o protetor solar uma vez para se manter seguro contra queimaduras solares. Tudo depende das atividades que você faz enquanto se expõe ao sol. Se você faz alguma atividade esportiva ou se toma banho na praia, rio ou piscina, recomenda-se aplicar mais protetor a cada meia hora.

As peles claras são mais sensíveis ao sol do que as peles escuras. Portanto, no primeiro caso é necessário um fator de proteção solar maior que no segundo.

Leia também: 4 efeitos nocivos do sol na pele

Quais são os fatores de proteção solar mais conhecidos?

Mulher tomando sol com protetor solar

Os fatores de proteção solar variam de 8 a 100 e muitos produtos cosméticos costumam tê-los. Os principais são protetores solares, mas alguns cremes e maquiagens hidratantes têm protetor solar com um índice específico.

O fator de proteção de produtos como cremes e maquiagens é sempre menor, portanto, estes não podem ser substitutos do filtro solar. São apenas uma ajuda para a pele, mas o que nunca deve faltar em sua casa e na bolsa é o protetor.

Antes de aplicar qualquer maquiagem, recomenda-se passar uma camada de protetor solar no rosto, pescoço e decote. Naturalmente, se outras partes do corpo ficarem expostas ao sol, também é necessário aplicar o produto.

Os FPS mais comuns são 15, 30 e 50+ e escolher o mais indicado dependerá do seu fototipo. Embora as peles escuras sejam mais resistentes ao sol, não se esqueça de que elas ainda precisam ser protegidas. Cuide da sua pele todos os dias e em todos os momentos, ela vai agradecer!