Qual é o melhor horário para tomar medicamentos?

Muitos processos biológicos que ocorrem em nosso organismo, como a secreção de hormônios, a pressão arterial e a produção de colesterol, entre outros, seguem um ritmo circadiano. Devido a isso, adaptar a ingestão de medicamentos a estes ritmos pode torná-los mais eficazes.
Qual é o melhor horário para tomar medicamentos?

Última atualização: 15 Março, 2021

Qual é o melhor horário para tomar medicamentos? Antes ou depois de comer? Pela manhã ou à noite? Quando começa o incômodo ou quando ele já atingiu uma certa intensidade? Estas e outras perguntas são feitas por muitas pessoas quando precisam ingerir algum tipo de medicação.

Embora seja verdade que alguns medicamentos são mais eficazes quando ingeridos em uma determinada hora do dia, ou quando consumidos com ou sem alimentos, outros fármacos estão associados aos horários das refeições. Por tudo isso, o melhor horário para tomar medicamentos vai depender do tipo de medicamento em questão.

Então, na hora de tomar remédios, é preciso levar em conta duas coisas: o aspecto prático e o ritmo circadiano, que faz referência à repetição cíclica de processos no intervalo de um dia ou 24 horas.

Por que o horário em que tomamos os medicamentos é importante?

Muitos processos biológicos que ocorrem no organismo, como a secreção de hormônios, a pressão arterial e a produção de colesterol, entre outros, seguem um ritmo. Devido a isso, se você adaptar o consumo de certos medicamentos a estes ritmos, eles serão mais eficazes.

A seguir, falaremos sobre alguns dos medicamentos que devem ser consumidos em determinados horários.

Diuréticos

Estes medicamentos, como a furosemida, aumentam a quantidade de urina eliminada. Seus efeitos, em geral, aparecem entre 1 e 3 horas após a ingestão.

Por comodidade, você deve tomá-los pela manhã. Assim, irá eliminando os líquidos ao longo do dia sem interromper o sono noturno.

Hormônios da tireoide

Os medicamentos usados no tratamento de doenças da tireoide, como a levotiroxina, têm a sua absorção muito afetada pela presença de alimentos. Além disso, são medicamentos com uma margem terapêutica estreita. Isso quer dizer que pequenas variações nas doses provocam grandes mudanças em seus efeitos.

Por este motivo, recomenda-se tomá-los ao acordar, meia hora antes de tomar café da manhã. Para ingeri-los em outros momentos do dia, é importante fazê-lo depois de um jejum de pelo menos 4 horas.

Bifosfonatos

Os bifosfonatos são medicamentos utilizados para tratar a osteoporose. Entre eles, encontram-se o alendronato e o ibandronato.

A absorção desses fármacos é afetada pela presença de alimentos. Por esta razão, para garantir uma boa absorção, devem ser consumidos meia hora antes do café da manhã.

Cálcio

Saúde dos ossos

O cálcio faz parte dos nossos ossos, e é o hormônio da paratireoide (PTH) que estimula a proliferação dos osteoclastos. Estes são os responsáveis pela reabsorção óssea ou perda de cálcio dos ossos.

É à noite que os níveis de PTH estão mais baixos e, portanto, diminui a degradação do osso, favorecendo a incorporação do cálcio. Assim, o melhor horário para tomar suplementos de cálcio é à noite.

Estatinas

No fígado, a produção de colesterol é maior à noite e menor pela manhã e nas primeiras horas da tarde.

As estatinas são medicamentos utilizados para regular os níveis de colesterol. Elas fazem isso inibindo a enzima HMG CoA-reductasa, que intervém na síntese do colesterol.

Dependendo do tempo ao longo do qual permanecem ativas, ou seja, de terem uma meia-vida curta ou longa, devem ser ingeridas em um horário específico.

As estatinas de meia-vida curta devem ser tomadas à noite. Entre elas, estão incluídas a simvastatina, a lovastatina e a fluvastatina. Por outro lado, as estatinas de meia-vida longa, como a rosuvastatina, a atorvastatina e a pravastatina, podem ser tomadas a qualquer hora do dia.

Insulina

Aplicar insulina

A insulina utilizada para controlar os níveis de glicose tem um efeito menor sobre a queda de açúcar à meia-noite do que se a mesma dose for administrada pela manhã.

Isso se deve ao fato de que, ao meio-dia, nosso tecido adiposo é mais sensível à ação da insulina. Por esse motivo, o horário de administração também afeta a dose.

Medicamentos para tratar a asma

O diâmetro dos nossos brônquios varia ao longo do dia. Em pessoas que sofrem de um grau severo de asma, a entrada de ar nos pulmões pode ser reduzida em até 60% durante a noite.

A asma piora à noite porque a histamina, que é a responsável pelo fechamento das vias aéreas, é produzida em maior quantidade por volta das 4 horas da manhã. Portanto, os medicamentos para tratar a asma devem ser ingeridos à noite.

O melhor horário para tomar medicamentos

Como você pôde ver, quanto mais ajustado à natureza estiver o nosso relógio interno, mais eficaz pode ser um tratamento farmacológico. Por consequência, tomar os medicamentos no horário adequado – de acordo com as indicações médicas – é fundamental para garantir o sucesso do tratamento.

Não hesite em consultar o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas quanto ao consumo. Evite tomar medidas por conta própria, pois isso pode ser contraproducente.

It might interest you...
Validade dos medicamentos: tudo que você precisa saber
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Validade dos medicamentos: tudo que você precisa saber

O significado real do prazo de validade dos medicamentos corresponde ao período durante o qual ele conservará 100% da sua substância ativa.



  • Ritmo circadiano: el reloj maestro. Alteraciones que comprometen el estado de sueño y vigilia en el área de la salud. (2014). Morfolia.

  • Vilaplana, M. (2002). Interacciones alimentos-medicamentos. Consejos desde la farmacia comunitaria. Offarm.

  • Vidal, M. A. (2000). Incumplimiento del tratamiento farmacologico. Informacion de Medicamentos Al Paciente y Mejora En El Cumplimiento Del Tratamiento.