3 máscaras com amido de milho para proteger o cabelo do sol

Essas máscaras à base de amido de milho ajudarão você a cuidar e proteger seu cabelo do sol e de outros poluentes. Confira!
3 máscaras com amido de milho para proteger o cabelo do sol
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 05 junho, 2023

Nesta nota vamos compartilhar com vocês algumas máscaras de amido de milho muito úteis para proteger o cabelo do sol. Este produto, também conhecido como maizena, possui propriedades hidratantes e nutritivas. Ao usá-lo, você terá cabelos como se tivesse acabado de sair do cabeleireiro.

Se já conseguimos prender sua atenção e você quer exibir cabelos radiantes, apesar de se expor continuamente ao sol, continue lendo!

Por que você tem que proteger seu cabelo do sol?

A primeira coisa a dizer é que o cabelo é descrito por alguns autores como um órgão do corpo altamente sensível. Porém, entre seus cuidados, a proteção solar costuma ser deixada de lado.

Especialistas explicam que a fotoproteção é muito importante. O sol também afeta a estrutura do cabelo, causando oxidação, descoloração, quebra e fraqueza. Juntas, essas afetações desencadeiam um resultado de cabelo opaco, com pontas duplas e fracos.

Estudos sobre queda de cabelo em mulheres indicam que um dos cuidados gerais que devem ser tomados no tratamento da alopecia é evitar a exposição prolongada ao sol. Até porque quando há queda excessiva de cabelo, a pele da cabeça fica mais exposta. Podem ocorrer queimaduras graves que impedem o crescimento de novos fios.

Propriedades cosméticas do amido de milho

O uso cosmético do amido de milho não é novidade. É considerado um tratamento caseiro muito eficiente para o cabelo e até para a pele, graças às suas propriedades.

É hidratante

Artigos científicos apontam que o milho (de onde vem o amido de milho) possui gramíneas, proteínas com notórias propriedades hidratantes. Além disso, contribuem para dar corpo, volume e proteção aos cabelos.

Essa propriedade hidratante pode ser aprimorada misturando amido de milho com outros compostos com efeito semelhante. Um exemplo é o óleo de amêndoa ou o azeite de oliva extra virgem.

Regula o couro cabeludo oleoso

O amido de milho como xampu seco para cabelos é um truque antigo. Ajuda a remover o excesso de sebo ou gordura. Neste caso, é utilizado sem adição de outros ingredientes; é aplicado apenas polvilhando um pouco.

Além de deixar o cabelo limpo, você terá uma película protetora que vai cuidar de você do sol. Da mesma forma, você obterá cabelos macios, sedosos e sem frizz.

Alisa

Embora não haja evidências científicas para apoiar essa propriedade do amido de milho, esse é um benefício para o cabelo bastante popular. Há quem indique que seu uso prolongado em cabelos crespos, em combinação com outros produtos, como o óleo de coco, ajuda a alisar os cabelos.

As 3 máscaras de amido de milho para proteger o cabelo do sol

Agora que você já conhece os benefícios do uso do amido de milho nos cuidados com os cabelos, vamos falar sobre as três máscaras que você pode usar. Use uma a cada semana ou escolha a que for mais fácil para você preparar.

1. Máscara de amido de milho com óleos naturais

Para proteger o cabelo do sol, não hesite em fazer esta máscara de amido de milho com óleos naturais. Ela vai agir hidratando as fibras capilares, fortalecendo-as e evitando os danos causados pelos raios UV. Anote!

Ingredientes

  • 2 colheres de óleo de coco.
  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas.
  • 1 colher de sopa de amido de milho.

Preparação

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter um creme homogêneo.
  2. Aplique em todo o cabelo e couro cabeludo.
  3. Deixe a máscara agir por 15 minutos.
  4. Enxágue com água morna.

2. Máscara de amido de milho com ovo

Para preparar outras das máscaras para cuidar e proteger o cabelo do sol só vai precisar de misturar a maizena com alguns ingredientes comuns na sua despensa. Esta receita é especialmente recomendada para quem já tem cabelos afetados e tem cabelos secos.

Ingredientes

  • 3 colheres de amido de milho.
  • 1 colher de chá de mel de abelha.
  • 3 claras de ovo.
  • 2 litros de água.

Preparação

  1. Separe as claras das gemas e reserve em um prato.
  2. Misture a água e o amido de milho em uma panela que você deve levar para ferver em fogo médio.
  3. Mexa com frequência até obter uma textura de gel.
  4. Quando fizer isso, desligue o fogo e coloque a mistura onde tinha as claras.
  5. Adicione o mel e misture muito bem.
  6. Aplique em todo o cabelo e deixe agir de 45 a 60 minutos.
  7. Lave com bastante água morna e use seu xampu habitual para neutralizar o cheiro das claras.

3. Máscara de amido de milho seco para proteger os cabelos do sol

Além de ajudar você a cuidar do cabelo dos danos causados pelo sol, a máscara de amido de milho seco que vamos ensinar vai agir hidratando e eliminando o excesso de oleosidade. Também será uma película protetora para o dia a dia.

Ingredientes

  • 10 xícaras de amido de milho.
  • 1/2 xícara de fermento.
  • 1 recipiente para guardar a máscara seca.

Preparação

  1. Use um prato para misturar muito bem os dois ingredientes.
  2. Embale em um recipiente com o qual você pode borrifar o cabelo quando precisar.
  3. Use a máscara seca diariamente. Você não precisa lavá-lo; basta aplicar e pentear para espalhar por todo o cabelo.

Desfrute de um cabelo saudável e protegido do sol!

Use máscaras de amido de milho para proteger o cabelo do sol uma ou duas vezes por semana. Você pode escolher qualquer uma dessas receitas ou inseri-las em sua rotina como quiser.

Lembre-se que o amido de milho contém vitaminas A, grupo B, C e E, que fortalecerão cada fibra capilar desde as profundezas. O resultado são cabelos brilhantes, sedosos e com volume digno de capa de revista.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.