Manejo das vias aéreas em paciente obeso
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
O manejo das vias aéreas (VA) é um dos elementos fundamentais no atendimento ao paciente. Requer um treinamento contínuo, a realização de manobras e o uso de dispositivos que permitam uma ventilação adequada e segura.
O conhecimento das vias aéreas inclui anatomia, causas de anormalidades estruturais e formas de permeabilizá-la. Atualmente, as dificuldades durante esse procedimento persistem como causas de morbidade e mortalidade associadas à anestesia.
A obesidade e o excesso de peso consistem em um acúmulo excessivo de gordura no organismo que pode ser prejudicial à saúde. São fatores de risco para inúmeras doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
O diagnóstico de vias aéreas difíceis é frequentemente subestimado em pessoas obesas. O estudo das vias aéreas anormais é dividido em dois grupos: congênitas e adquiridas. Nesse último se cita a obesidade mórbida.
O acúmulo de gordura no paciente com obesidade mórbida pode causar dificuldades na laringoscopia e entubação. Por isso, é necessário avaliar o excesso de tecido adiposo, tanto interno (boca, faringe, abdômen) quanto externo (mamas, pescoço, parede torácica e abdômen).
Em seguida, é feita referência a uma série de características presentes em pessoas com obesidade mórbida a serem consideradas no manejo das vias aéreas. O segredo é antecipar a dificuldade e executar um plano de ação.
Anatomia de pacientes obesos
Em um paciente obeso, a distribuição da gordura e o próprio peso influenciam. No caso do manejo das vias aéreas nesses pacientes, a distribuição da gordura é mais importante que o peso do paciente.
Foi demonstrado, por meio de ressonância magnética nuclear, em pacientes obesos mórbidos com e sem Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) , que pacientes com SAOS apresentam maior quantidade de tecido adiposo nas áreas circundantes aos segmentos colapsáveis da faringe.
Assim, graças a esses resultados, foi possível explicar por que o manejo das vias aéreas em alguns pacientes é fácil e em outros não. O arranjo occipital da gordura pode diminuir a extensão do pescoço, dificultando a laringoscopia.
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Fisiologia de pacientes obesos
Diferentes estudos foram realizados que mostram que pacientes obesos aumentam o tônus muscular. Ao diminuir o tônus durante a anestesia, as vias aéreas podem ser obstruídas, dificultando a ventilação com uma máscara facial.
Além disso, as pessoas obesas diminuíram a capacidade de reserva funcional e a capacidade pulmonar total. Como consequência, o consumo de oxigênio aumenta; portanto, eles estão predispostos à dessaturação após a indução da anestesia.
Farmacologia no manejo das vias aéreas
Um dos segredos para a segurança durante o manejo das vias aéreas de pacientes obesos é atingir um nível adequado de profundidade anestésica antes da máscara da ventilação.
Além disso, a tentativa de ventilação de um paciente com anestesia superficial pode levar a diagnósticos falsos de falha na ventilação.
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A maioria dos medicamentos utilizados na indução é solúvel em gordura. Por isso, a distribuição inicial no compartimento de efeito pode ser baixa.
Assim, no caso de pacientes obesos, recomenda-se o uso de doses adaptadas, em vez das estabelecidas para aqueles que têm um peso ideal.
Vias aéreas difíceis ou VAD
Hoje em dia, o percentual de pacientes obesos com VAD (via aérea difícil) é de 15,8%, comparado a 5,8% da população normal.
Um IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 30 e o SAOS são fatores que levam a um manejo difícil das vias aéreas. No entanto, não foi mostrado que dificultam a entubação.
Além disso, existem outros estudos que utilizam marcadores mais específicos, como a Escala de Entubação Difícil. Esses estudos apoiam que pacientes obesos têm mais VAD.
Aspiração e jejum pré-operatório
Por fim, pacientes obesos geralmente têm mais tempo de esvaziamento gástrico. No entanto, não foi observado como tendo uma maior incidência de aspiração ou doença do refluxo.
Portanto, não é recomendável administrar medidas adicionais de jejum nem de profilaxias de broncoaspiração quando forem submetidas a alguma técnica de controle das vias aéreas.
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