Manchas de cera depilatória: como removê-las

30 de janeiro de 2019
Ninguém está isento de sofrer as consequências de um mal movimento ou de uma distração. Se sua roupa sair danificada com manchas de cera depilatória no momento da sua depilação, tente aplicar esses truques para resgatá-la antes de jogá-la fora.

Qualquer um pode ter um descuido e sujar a roupa que usa enquanto se depila. No entanto, existem algumas substâncias que são mais prejudiciais do que outras. Aprenda a eliminar as manchas de cera depilatória para que não perca suas roupas em caso de um imprevisto.

É muito comum que nossas roupas sofram percalços quando comemos ou cozinhamos, pois estamos expostos a muitas substâncias que podem espirrar e manchá-las. Óleo, molho, e gordura são alguns exemplos disso.

No entanto, eventos imprevistos também podem ocorrer em outras circunstâncias. Uma delas é a depilação. Com a maioria das mulheres já aconteceu: a cera depilatória parece ditar o ponto final em nosso relacionamento com um vestido ou blusa.

Mas espere um segundo! Ainda pode haver uma solução para esse problema. Não desista sem primeiro dar uma oportunidade para as seguintes técnicas para remover manchas de cera depilatória da roupa.

Truques para remover manchas de cera depilatória da roupa

Uma dica importante para que você possa eliminar manchas de cera depilatória é não fazer nada no momento em que mancha. Caso contrário você poderia espalhá-lo ainda mais e, assim, complicar a situação, já tão comprometedora, de sua roupa.

Em vez disso, espere secar e tente aplicar as seguintes sugestões:

1. O frio, seu grande aliado

Uma ótima ideia é aplicar frio para congelar a cera e poder removê-la mais facilmente. Tente inseri-la em um saco plástico e leve-o ao freezer por pelo menos duas horas. Claro, tente não colocar a mancha em contato com o resto da roupa.

O próximo passo, com a mancha já endurecida, será removê-la com uma colher, faca, ou espátula. Você também pode usar elementos pontiagudos, como pinças, tomando cuidado para não danificar a roupa.

Você também pode estar interessado em: Aprenda a preparar um creme depilatório natural e evite os pelos encravados

Use azeite de oliva para remover manchas de cera depilatória da roupa

2. Use azeite de oliva

Como são feitas de resina, as ceras depilatórias geralmente não são removidas simplesmente com água. Podemos aplicar óleos para fazer isso, isso também é viável nas roupas.

De que maneira? Simples. Primeiro, coloque um pouco de azeite sobre a mancha. Em seguida mergulhe a roupa em água quente e, depois de deixar de molho um pouco, remova a mancha com cuidado.

Tente saber as precauções que você deve ter com certas roupas; lembre-se de que algumas não aguentam a lavagem com água quente.

3. Aplique álcool

Com um pano ou uma esponja com álcool, também é possível eliminar as manchas de cera. Basta esfregar a mancha com este produto e, se necessário, exercer alguma pressão.

Leia também este artigo: Excesso de pelo facial nas mulheres: causas e formas de evitar seu crescimento

4. Com o ferro

Assim como o frio é eficaz, o calor também pode ajudá-lo em sua tarefa. Como você pode usar o ferro para remover manchas de cera depilatória? Siga estas etapas:

  1. Coloque um papelão macio ou papel pardo na tábua de passar roupa, ou em outra superfície plana e estável.
  2. Coloque a peça de roupa com a cera virada para o papelão e passe o ferro do avesso. Você deve usar uma temperatura média, porque se aplicar muito calor você vai acabar formando uma goma, que só vai piorar as coisas.
  3. Pouco a pouco, mova a cera em direção às áreas limpas do papelão ou papel para que ela vá aderindo a ele.
  4. Este processo pode demorar alguns minutos. Seja paciente e muito cuidadoso para não danificar a roupa.
Água fervente pra remover manchas de cera depilatória da roupa

5. Usando água fervente

Novamente, este pode ser um processo não recomendável para roupas delicadas. No entanto, tem grande eficácia.

Você só tem que colocar algumas gotas de azeite em uma panela de água. Quando ferver, coloque a parte manchada da roupa dentro e, depois de alguns minutos, remova os restos manualmente. O óleo de bebê também pode ser útil nesses casos.

Se você não tiver certeza dos possíveis resultados desses métodos, poderá tirar a dúvida experimentando outras peças mais antigas, ou até mesmo em uma parte menos visível da roupa que deseja restaurar. Em grande parte, sua eficácia estará ligada ao tipo e à qualidade do tecido, bem como à antiguidade da roupa.

No entanto, é encorajador saber que é possível remover manchas de cera depilatória das roupas. Se você não tomou a precaução de usar roupas mais “usadas” ao fazer isso, vale a pena rever as recomendações que comentamos aqui.